Ação popular Flashcards
Segundo a Constituição Federal, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo a quê? (4)
- ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe;
- à moralidade administrativa;
- ao meio ambiente; e
- ao patrimônio histórico e cultural.
inc. LXXIII do art. 5º da CF.
Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular, ficando o autor isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, salvo em que situação?
Salvo comprovada má-fé
inc. LXXIII do art. 5º da CF.
Quem é parte legítima para pleitear anulação ou declaração de nulidade de atos lesivos a patrimônio da União e demais entidades estabelecidas na LF 4.717/65?
Qualquer cidadão
art. 1º da LF 4.717/65
Súmula n. 365 do STF: Pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular.
Em regra extrangeiro não tem legitimidade ativa para ajuizar ação popular, com qual exceção? (2)
- portugueses com residência permanente no País;
- se houver reciprocidade em favor de brasileiros,
art. 12 da CF.
O MP não pode propor ação popular. Todavia, no caso desistência por parte do autor, o que o MP pode fazer?
o MP pode prosseguir no feito
Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio de quem? (8)
- da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios,
- de entidades autárquicas,
- de sociedades de economia mista
- de sociedades mútuas de seguro nas quais a União represente os segurados ausentes,
- de empresas públicas, de serviços sociais autônomos,
- de instituições ou fundações para cuja criação ou custeio o tesouro público haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita ânua,
- de empresas incorporadas ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, e
- de quaisquer pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas pelos cofres públicos.
art. 1º da LF 4.717/65
Para fins da lei da ação popular, é considerado patrimônio público os bens e direitos com qual valor? (5)
- de valor econômico;
- de valor artístico;
- de valor estético;
- de valor histórico;
- de valor turístico.
art. 1º da LF 4.717/65
Em se tratando de instituições ou fundações, para cuja criação ou custeio o tesouro público concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita ânua, bem como de pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas, as conseqüências patrimoniais da invalidez dos atos lesivos terão por limite o quê?
a repercussão deles sobre a contribuição dos cofres públicos.
art. 1º da LF 4.717/65
Para o cabimento da ação popular, é exigível a demonstração do prejuízo material aos cofres públicos?
Não.
Ação Popular que visa ao ressarcimento do Erário exige comprovação de quê?
de prejuízo material aos cofres públicos
REsp 1447237.
Trata-se do binômio ilegalidade-lesividade. O prejuízo ao erário não pode ser presumido
A prova da cidadania, para ingresso em juízo em ação popular, é feita como?
com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.
art. 1º da LF 4.717/65
O domicílio eleitoral limita a legitimidade ativa à circunscrição?
Não
REsp 1.242.800
Em outras palavras, o cidadão que vota no Ceará pode ajuizar ação popular em todo o país e não somente no Ceará.
Para a CESPE, O menor cidadão de 16 anos precisa de assistência para ajuizar ação popular?
não
O tema é divergente na doutrina. Em todo caso, será necessário advogado.
Para instruir a inicial, o cidadão poderá requerer às entidades que podem ter os atos atacados por ação popular, o quê?
as certidões e informações que julgar necessárias
art. 1º da LF 4.717/65
bastando para isso indicar a finalidade das mesmas
As certidões e informações requeridas para instruir inicial de ação popular, deverão ser fornecidas dentro de qual prazo?
15 dias da entrega
art. 1º da LF 4.717/65
As certidões e informações requeridas para instruir inicial de ação popular só poderão ser utilizadas para quê?
para a instrução de ação popular.
art. 1º da LF 4.717/65
As certidões e informações requeridas para instruir inicial de ação popular só poderão ser negadas em que casos
Nos casos em que o interesse público, devidamente justificado, impuser sigilo
art. 1º da LF 4.717/65
Nos casos em que o interesse público, devidamente justificado, impuser sigilo às certidões e informações requeridas para instruir inicial de ação popular, a ação poderá ser proposta desacompanhada das certidões ou informações negadas, cabendo ao juiz, após apreciar os motivos do indeferimento, e salvo em se tratando de razão de segurança nacional, requisitar umas e outras; feita a requisição, o processo correrá em segredo de justiça, que cessará quando?
com o trânsito em julgado de sentença condenatória.
art. 1º da LF 4.717/65
O rol da lei de hipóteses para propositura de Ação Popular é taxativo ou exemplificativo?
Taxativo.
REsp nº 818.725/SP
São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades que podem ter os atos atacados por ação popular, em quais casos?
- incompetência;
- vício de forma;
- ilegalidade do objeto;
- inexistência dos motivos;
- desvio de finalidade.
art. 2º da LF 4.717/65
Quando a incompetência fica caracterizada?
quando o ato não se incluir nas atribuições legais do agente que o praticou
art. 2º da LF 4.717/65
o vício de forma consiste em (…) de formalidades indispensáveis à existência ou seriedade do ato? (3)
- na omissão
- na observância incompleta
- na observância irregular
art. 2º da LF 4.717/65
a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violação que ê?
De lei, regulamento ou outro ato normativo;
art. 2º da LF 4.717/65
a inexistência dos motivos se verifica quando a matéria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, é? (2)
- é materialmente inexistente
- juridicamente inadequada ao resultado obtido;
art. 2º da LF 4.717/65