5.Capacidade eleitoral Flashcards
O inelegível está quite com a justiça eleitoral?
Sim (Resolução 23659) Art. 21. As ocorrências de fatos e decisões que, nos termos da legislação eleitoral, constituam, em tese, hipótese de incidência de inelegibilidade a ser examinada em registro de candidatura serão registradas no Cadastro Eleitoral pelo juízo da zona eleitoral à qual pertencer a inscrição do eleitor ou da eleitora. § 1º O registro de que trata o caput deste artigo será feito por comando próprio que não ensejará óbice à expedição de certidão de quitação ou relativa a regularidade das obrigações eleitorais. § 2º A mera inclusão da informação no Cadastro Eleitoral não equivale à declaração de inelegibilidade. § 3º A inativação do registro será feita automaticamente no prazo definido na legislação, salvo se houver anterior determinação judicial ou comunicação, pelo órgão competente, que declare a modificação ou extinção do fato que ensejou a anotação.
Quem adquire outra nacionalidade voluntariamente, perde seus direitos políticos?
via de regra, quem se naturaliza perde a nacionalidade originária.
Condenação penal transitada em julgado, como hipótese de suspensão de direitos políticos depende de prisão? E para reaver os direitos políticos depende de reparar os danos?
Súmula TSE nº 9: A suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.
Pessoa com deficiência possui voto facultativo?
Pessoa com deficiência: o alistamento e voto é obrigatório. A forma em que poderá ser dispensado seu voto é quando for onerosamente excessivo o exercício do direito
Qual a idade máxima para se alistar? E no caso de alistamento tardio?
Alistamento tardio: é o alistamento da pessoa que perdeu o prazo, sendo que esse prazo varia entre o brasileiro naturalizado e o brasileiro nato. A tempestividade destes ocorre entre os 18 e 19 anos, sem ser considerado tardio. Porém, caso não esteja dentro desse interstício de tempo, já é considerado como alistamento tardio (No ano eleitoral, mesmo com 19 anos e alguns meses, se for requerido em até 151 dias antes do pleito, não paga a multa por alistamento Tardio). O caso do brasileiro naturalizado funciona a partir do momento que ele se naturalizar, a partir desse momento é contado o prazo de 01 ano para se alistar. Passado esse período, é considerado alistamento tardio (Se for ano eleitoral, mesmo com 01 ano e alguns meses, se for requerido em até 151 dias antes do pleito, não paga a multa por alistamento tardio)
Indígena é obrigado a falar português para se alistar?
Não. Não se exigirá a fluência na língua portuguesa para fins de alistamento, assegurando-se a cidadãos e cidadãs indígenas, o uso de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Quantos dígito tem o número de eleitor?
doze dígitos
O transgênero é obrigado a apresentar certificado de quitação militar?
Art. 35. A apresentação de certificado de quitação militar somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos. § 6º Não se exigirá certificado de quitação militar da mulher transgênera ainda que, até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos, seu registro civil indique o gênero masculino. § 7º Será exigido o certificado de quitação militar do homem transgênero que tenha retificado o gênero em seu registro civil até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos.
Alistamento no exterior tem prazo limite? Pode votar em todos os cargos?
Até 150 dias antes do pleito, poderá votar nas eleições para presidente e vice-presidente da República.
Diferença entre revisão e transferência?
A revisão está relacionada à alteração do local de votação dentro da mesma cidade. Podem ser solicitadas, por exemplo, por conveniência pessoal, para escolher um local de votação mais próximo de sua residência ou trabalho. A transferência refere-se à mudança do domicílio eleitoral, ou seja, a cidade em que o eleitor está registrado . É necessário solicitar a transferência quando se muda de cidade de forma permanente, a fim de garantir que o eleitor possa exercer seu direito de voto no local onde reside atualmente.
Quais as condições para transferência?
I - apresentação do requerimento perante a unidade de atendimento da Justiça Eleitoral do novo domicílio no prazo estabelecido pela legislação vigente;
II - transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da última transferência;
III - tempo mínimo de três meses de vínculo com o município, dentre aqueles aptos a configurar o domicílio eleitoral, nos termos do art. 23 desta Resolução, pelo tempo mínimo de três meses, declarado, sob as penas da lei, pela própria pessoa (Lei nº 6.996/1982, art. 8º );
IV - regular cumprimento das obrigações de comparecimento às urnas e de atendimento a convocações para auxiliar nos trabalhos eleitorais.
Quais as __,__,__,__,__ causas de cancelamento da inscrição eleitoral?
I - a infração dos artigos. 5º e 42;
II - a suspensão ou perda dos direitos políticos;
III - a pluralidade de inscrição;
IV - o falecimento do eleitor;
V - deixar de votar em 3 (três) eleições consecutivas.
Quem tem legitimidade para iniciar a correição de ofício e provocada? Hipóteses?
De ofício: Corregedoria Geral Eleitoral (Quando houver um percentual de 10% de transferência em comparação ano anterior, quando o eleitorado está superior a duas vezes a população ou quando o eleitorado for superior a mais de 65% e menos de 80% da população projetada pelo IBGE.)
Provocada: Corregedoria Regional Eleitoral (Denúncia de fraude ou indícios consistentes de fraude. Se a análise feita pelo correição apresentar problema de fraude, o TRE deverá comunicar o TSE.)
Qual a diferença entre correição e revisão do eleitorado?
Correição é um procedimento administrativo para verificar a situação do cadastro eleitoral. Revisão é procedimento administrativo, a fim de verificar o vínculo do eleitor com o Município.
Quem tem legitimidade para iniciar a revisão de ofício e provocada? Hipóteses
De ofício: TSE (Quando houver um percentual de 10% de transferência em comparação ao ano anterior, quando o eleitorado for superior ao dobro da população e quando o eleitorado for superior a mais de 80% da população.)
Provocada: TRE