2019 AL Flashcards

1
Q

FSP, sexo masculino, 47 anos, casado, eletricista, queixa-se de cefaleia, sudorese e palpitações que surgiram há cerca de 6 meses e que vêm se tornando mais intensas. Informa hipertensão arterial de difícil controle com administração de losartana e amlodipina. Ao exame, apresentava PA de 160 x 100mmHg e pulso de 96ppm. Exames laboratoriais de rotina estavam normais. Foi solicitada a dosagem plasmática de metanefrinas livres, que se mostrava elevada. Prosseguindo na propedêutica foi realizada a dosagem do nível sérico de catecolaminas e deus metabólitos na urina de 24 horas, ambas elevadas. Exames de imagem revelaram nódulo solitário em suprarrenal direita (figura abiaxo), sendo indicado tratamento cirúrgico. Sobre o perioperatório em pacientes nesta situação, assinale alternativa INCORRETA:

A ) Deve ser realizada biopsia de congelação no per-operatório, pois o critério de malignidade é essencialmente histopatológico

B ) Deve-se administrar bloqueador alfa-adrenérgico logo após estabelecido o diagnóstico

C ) Na presença de taquicardia persistente pode-se administrar betabloqueadores após bloqueio alfa-adrenérgico adequado

D ) Pode ocorrer hipotensão grave no período pós-operatório devido à vasodilatação arteriolar periférica e aumento da capacitância venosa, após a remoção do tumor

A

FDR, 61 anos, sexo feminino, secretária aposentada, relata fraqueza muscular, fadiga, depressão, nauseas e poliúria. O exame físico detectou linfonodos aumentados nas cadeias cervicais à esquerda. A dosagem de PTHi foi bem elevada, assim como a de cálcio (15mg/dL). Ocorreu captação significativa à cintilografia com sestamibi na região cervical anterior esquerda. A ultrassonografia mostrou perda de planos de clivagem entre as paratireoides e a glândula tireoide, que estava normal. Em relação à doença desta paciente e seu tratamento cirúrgico, assinale alternativa INCORRETA:

A ) A abordagem cirúrgica deve envolver o tumor em bloco associado a lobectomia da tireoide ipsilateral e tecidos moles adjacentes com suspeita de invasão

B ) A biopsia de congelação para confirmação de malignidade não deve ser realizada antes da ressecção em bloco

C ) A grande maioria se deve à malignização de um adenoma

D ) Esta paciente tem maior risco de desenvolver doença óssea ou renal associada do que os portadores de adenomas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

TDP, 27 anos, sexo masculino, pintor, refere dor em fossa ilíaca direita com vários dias de evolução, que não melhora com a administração de analgésicos comuns. Nega febre. Apresenta náuseas sem vômitos. Exames laboratoriais sem alterações. Realizou Tomogragia Computadorizada que mostrou alteração no apêndice, que pode ser vista abaixo. Em relação a este caso, a MELHOR CONDUTA entre as abaixo deve ser:

A ) Apendicectomia aberta com retirada em monobloco do mesoapêndice

B ) Contuta espectante com exames de imagem seriados

C ) Punção guiada por ultrassonografia para estudo histopatológico

D ) Realizar ileocolectomia direita

A

DDK, 32 anos, sexo feminino, decoradora, realizou uma série de exames pois tem intenção de interromper o uso de anticoncepcional para engravidar. Os exames laboratoriais foram normais, porém a ultrassonografia mostrou nódulo de 20 mm no segmento IV do fígado. Foi solicitada tomografia, que evidenciou massa heterogênea bem delimitada com realce precoce na fase arterial. Em relação a esta situação, assinale a alternativa CORRETA:

A ) A paciente tem risco de ruptura espontânea do nódulo caso se confirme uma gravidez

B ) Depois de instalada, a lesão não regride mesmo após a suspensão do anovulatório

C ) Estas lesões são benignas, geralmente reproduzindo a arquitetura hepática em nódulos isolados autônomos

D ) Não há necessidade de ressecção do nódulo, pois não há risco de degeneração maligna

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em relação à Colangite, assinale a alternativa CORRETA:

A ) A dor é geralmente intensa e se associa com reação peritoneal (defesa abdominal localizada)

B ) Deve-se evitar a manipulação (instrumentação) das vias biliares na fase aguda devido ao risco de septicemia

C ) É essencial a presença de algum grau de obstrução da via biliar principal para instalação do quadro

D ) Febre, icterícia e choque compõem a tríade de Charcot

A

Em relação aos grandes queimados, assinale a alternativa CORRETA:

A ) As alterações imunológicas são responsáveis pela diminuição da sobrevivência dos homo e xenoenxertos

B ) Níveis circulantes aumentados de catecolaminas estimulam a gliconeogênese e a perda proteica

C ) O paciente deve ser colocado em ambiente com temperaturas mais baixas para diminuir a razão metabólica

D ) Ocorre aumento da atividade quimiotáxica dos pomorfonucleares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em relação aos distúrbios ácido-básicos assinale a alternativa INCORRETA:

A ) A tentativa de compensação respiratória aos distúrbios metabólicos é quase instantânea

B ) Depleção de volume e hipercalemia favorecem uma maior reabsorção de bicarbonato

C ) Distúrbios metabólicos afetam primariamente a concentração plasmática de bicarbonato

D ) Nos distúrbios respiratórios crônicos o pH sanguineo pode permanecer praticamente normal apesar de grandes variações da pCO2

A

Com relação à mamografia para rastreamento do câncer de mama na mulher, assinale a alternativa INCORRETA:

A ) A sensibilidade desse exame varia de acordo com o tamanho da lesão e da densidade das mamas

B ) Diante do laudo de “achado suspeito” classificar a mamografia como categoria 5 e encaminhar para mastologista

C ) Diante do laudo de mamografia categoria 3 é recomendado o controle radiológico por 3 anos

D ) Não indicar mamografia na ausência de sintomas ou suspeita clínica em pacientes com menos de 49 anos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O acompanhamento pré-natal de qualidade é essencial para a saúde materno e fetal. Entre os objetivos dessa assistência está diagnosticar ou confirmar doenças maternas pré-existentes. O exame clínico completo é imprescindível na primeira consulta pré-natal para a garantia desse objetivo. Você está atendendo uma gestante de 32 anos, G3P2, dois partos vaginais prévios. História de elevação de níveis pressóricos na última gestação há 2 anos, com uso de hipotensor até a data do parto. Hoje está com 6 semanas de amenorreia e teste rápido de gravidez positivo. Nega doenças prévias e uso atual de medicamentos. Tabagista - 3 a 5 cigarros por dia.Ao exame clínico identifica-se: IMC 30 Kg/m²; frequência cardíaca de 80bpm; frequência respiratória 20irpm; PA (sentada) 140x90mmHg; mucosas coradas e hidratadas; sem edemas; ausculta cardíaca e respiratória sem alterações; abdome normotenso sem visceromegalias; exame ginecológico com resíduo vaginal fisiológico, colo uterino epitelizado, útero pouco aumentado de tamanho, consistência gravídica. Diante desse caso assinale a MELHOR CONDUTA a ser adotada:

A ) Iniciar metildopa 250mg, via oral de 12/12 horas e reavaliar em uma semana e orientar para interromper tabagismo.

B ) Iniciar nifedipina de liberação prolongada 20mg, via oral, uma vez ao dia e reavaliar em uma semana e orientar

C ) Orientar para interromper tabagismo e reavaliar em um segundo momento os níveis pressóricos para definição de diagnóstico.

D ) Solicitar proteinúria de 24 horas, clearance de creatinina, dosagem sérica de ureia, creatinina e ácido úrico, eletrocardiograma e fundoscopia e reavaliar após os resultados dos exames.

A

A análise e classificação dos óbitos maternos representam importantes indicadores epidemiológicos para avaliação da qualidade dos cuidados prestados na saúde da mulher. Você está trabalhando em uma equipe de saúde da família e participando de uma discussão de um caso de um óbito de uma gestante de sua área de abrangência. Consta que a mulher tinha 26 anos, estava na terceira gravidez e tinha dois filhos nascidos de parto cesariana, sendo o último parto há 3 anos. Durante o pré-natal a gestante foi classificada como de baixo risco. Com 39 semanas foi encaminhada para cesariana iterativa e durante a cirurgia evoluiu com choque hipovolêmico irreversível devido a placenta anterior atingindo a serosa uterina no local da histerotomia. Assinale a alternativa CORRETA para a causa básica da morte materna e a classificação do óbito materno.

A ) Placenta increta; óbito materno direto

B ) Placenta increta; óbito materno indireto

C ) Placenta percreta; óbito materno direto

D ) Placenta percreta; óbito materno indireto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Gestante de 32 anos, G2P1A0, procura o pronto atendimento da maternidade com história de há duas semana apresentar urgência miccional, disúria, dor suprapúbica e urina com odor desagradável. Apresenta prescrição da Unidade Básica de Saúde de nitrofurantoína 100mg, de 6/6 horas por 7 dias quando do início dos sintomas. Refere ter feito uso regular da medicação prescrita sem alívio dos sintomas. Sem dados relevantes ao exame clínico. Realizou exame de urina rotina e urocultura há 2 dias com os seguintes achados: - Sedimento urinário com 15 leucócitos por campo, raras células epiteliais e 6 hemácias por campo, nitrito e proteínas negativos; - Urocultura: ausência de crescimento bacteriano. Diante do quadro clínico apresentado assinale a alternativa com o diagnóstico MAIS PROVÁVEL:

A ) Cistite aguda

B ) Nefrolitíase

C ) Pielonefrite

D ) Uretrite por gonococo ou clamídia

A

Lactente de 6 meses, em consulta da puericultura, apresenta vacinação atualizada, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, mas a mãe relata que criança não apresenta cicatriz da vacina BCG. Ao exame físcio, lactente sem a marca da BCG. A MELHOR CONDUTA em relação a vacina de BCG neste caso será:

A ) Fazer teste anti-HIV para excluir imunodepressão e, se negativo, revacinar

B ) Não revacinar, acompanhar a evolução até os dozes meses

C ) Revacinar aos dozes meses de vida, se assintomática

D ) Revacinar sem qualquer exame laboratorial prévio, se assintomática

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

1000 médicos realizaram uma prova nacional para obtensão de título em uma especialidade médica. Um candidato foi informado que seu desempenho 68 (de 100 pontos) correspondeu ao percentil 75. Isto significa que:

A ) 25% dos estudantes tiraram 75 ou menos

B ) 250 canditados tiraram 75 ou mais

C ) 250 estudantes tiraram 68 ou mais

D ) 75% dos candidatos tiraram 68 ou mais

A

MJS 45 anos professora de história do ensino médio há 20 anos, trabalha com carteira assinada em uma instituição de ensino privada onde tem jornada semanal varável de 40 a 48 horas. Há 12 meses vem evoluindo com perda súbita da voz durante as aulas, perda de volume da voz, tosse seca e rouquidão. Procurou médico otorrinolaringologista que diagnosticou calo de pregas vocais relacionado ao trabalho e prescreveu repouso vocal por 30 dias com afastamento do trabalho e reabilitação com fonoaudiólogo. O médico assistente orientou ainda MJS a procurar o médico do trabalho da instituição contratante, o qual CORRETAMENTE, adotou as seguintes condutas:

A ) Emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), solicitação de investigação do ambiente de trabalho pelo Ministério do trabalho e solicitação à direção da escola de pagamento de adicional de insalubridade

B ) Emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), relatório de encaminhamento da docente à perícia do INSS, solcitação à direção da escola de sala com menor ruído de fundo, menor número de alunos e aparelho de amplificação de som para a docente quando retorno ao trabalho

C ) Encaminhamento da docente para a Unidade Básica de Saúde para emissão da notificação ao SINAN e do laudo de insalubridade, encaminhamento ao INSS com solicitação de pecúlio de acidente de trabalho e afastamento definitivo da atividade docente

D ) Emissão da notificação ao SINAN, encaminhamento à perícia de acidente de trabalho do INSS com solicitação de pagamento de adicional de insalubridade á docente, envio de relatório com situação detalhada da docente à direção da escola

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Diante de um paciente com sintomas resultantes do acometimento de vias aéreas altas e baixas, sem melhora após uso de antimicrobianos, associados a glomerulonefrite e anticorpo anticitoplasma de leucócito (ANCA) positivo, está INCORRETO afirmar:

A ) A maioria dos pacientes apresenta anemia discreta, leucocitose leve e elevação de proteínas de fase aguda

B ) Assim como infiltrados, nódulos, massas e cavitações pulmonares, derrame pleural e adenopatia hilar são achados radiográficos comuns

C ) Granulomas são raramente observados em biópsia renais, mas são mais comumente evidenciados em biópsia pulmonares

D ) Vários subtipos de ANCA são reconhecidos, mas os dois mais relevantes para vasculite sistêmica reagem contra proteinase-3 (PR3) e mieloperoxidase (MPO)

A

Qual dos achados abaixo NÃO se espera encontrar na radiografia de tórax de paciente com tuberculose primária?

A ) Adenopatia hilar

B ) Derrame pleural

C ) Infiltrado pulmonar

D ) Lesão cavitária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual das seguintes condições é causa MAIS PROVÁVEL de hematúria?

A ) Acidose tubular renal

B ) Crioglobulinemia mista

C ) Estenose de artéria renal bilateral

D ) Síndrome nefrótica por lesões mínimas

A

Com relação à febre reumática aguda é CORRETO afirmar:

A ) As manifestações maiores da febre reumática aguda compreendem artralgia, cardite, coréia de Sydenham, nódulos subcutâneos e eritema nodoso

B ) Embora as sequelas sejam observadas classicamente a nível do endocárdio, miocardite e pericardite são mais intensas do que a endocardite

C ) A evolução das manifestações articulares não é modificada pelo uso de anti-inflamatório não-esteróide ou corticosteroide

D ) Os joelhos, tornozelos, punhos e cotovelos são as articulações mais frequentemente acometidas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly