2012 Flashcards
Durante a gestação, uma série de adaptações fisiológicas ocorre no organismo materno. Assinale a alternativa ERRADA em relação a essas modificações:
A ) A anemia fisiológica da gravidez é secundária à maior expansão plasmática comparada ao aumento da produção eritrocitária.
B ) Diversas adaptações fisiológicas favorecem a excreção do sódio, mas estrogênios, ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona e as altas concentrações de desoxicorticosterona atuam na retenção do sódio, garantindo, assim, a expansão do volume na gravidez.
C ) O aumento do débito cardíaco é uma das principais modificações do sistema cardiovascular e o início dessa elevação ocorre precocemente na gestação.
D ) O refluxo gastroesofagiano é secundário à compressão do estômago pelo útero gravídico e à ação miorrelaxante do estrogênio.
Você está de plantão na maternidade e recebe uma gestante de 23 anos, primigesta, com 33 semanas de amenorreia, sem cartão de pré-natal, com queixa de cefaleia, visão borrada e oligúria. A Pressão Arterial (PA) é 160 x 100 mmHg, medida da altura uterina: 28 cm, batimentos cardíacos fetais: 140 bpm. Ao toque vaginal, o colo uterino está entreaberto, centralizado, 50% apagado. Diante do quadro descrito, assinale a alternativa que corresponde à conduta inicial CORRETA para o caso:
A ) Internação hospitalar, prescrição de hidralazina e interrupção da gestação.
B ) Internação hospitalar, propedêutica laboratorial para Síndrome HELLP, avaliação da vitalidade fetal e sulfato de magnésio.
C ) Interrupção da gestação.
D ) Prescrição de nifedipina ou metildopa e reavaliação da PA após um dia.
Sobre a prevenção da isoimunização pelo fator Rh é CORRETO afirmar:
A ) A administração da imunoglobulina anti-Rh com 28 semanas para gestantes Rh negativo não sensibilizadas não reduz o risco de isoimunização.
B ) A dose de 300 mcg de imunoglobulina previne a isoimunização independentemente do volume da hemorragia feto-materna.
C ) Em gestantes Rh negativo não sensibilizadas submetidas a procedimentos invasivos pré-natais nos quais não exista a perfuração da placenta, não é necessário administrar a imunoglobulina anti-Rh.
D ) Em gestantes Rh (Du) negativo não sensibilizadas, após abortamentos precoces (menores que 10 semanas), aplicação de imunoglobulina anti-Rh é mandatória.
Paciente de 60 anos de idade, G1P1A0, com relato de “perda de urina” e algumas vezes sentir “muita vontade de urinar e ao chegar ao banheiro, urina pouco”. Sem alterações ao exame clínico ginecológico. Exame de urina normal. Estudo urodinâmico evidenciou fase de enchimento normal com perda, fase de esvaziamento normal e ausência de contrações não inibidas. Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável é de:
A ) Bexiga hiperativa.
B ) Bexiga neurogênica hipotônica.
C ) Incontinência urinária de esforço.
D ) Incontinência urinária mista.
Você está de plantão no Pronto Atendimento e atende uma mulher de 22 anos, solteira, com queixa de dor pélvica intensa. Ao exame: Tax: 38.6°C; P = FC = 110 bpm; PA = 130 x 80 mmHg: dor à palpação superficial e profunda do abdome e à descompressão em ambas as fossas ilíacas. Ao exame especular identifica-se secreção puruolenta drenando pelo orifício externo do colo uterino. Ao toque vaginal, paciente refere dor à mobilização do colo uterino e à palpação de fossas ilíacas, sem massas palpáveis. Assinale a alternativa com o diagnóstico clínico e a conduta mais adequados ao caso.
A ) Doença inflamatória pélvica – Estadio I. Conduta: administrar 250 mg de Celftriaxone e prescrever doxiciclina 100 mg, via oral, por 14 dias + acompanhamento ambulatorial.
B ) Doença inflamatória pélvica – Estadio II. Conduta: administrar 250 mg de Celftriaxone e prescrever doxiciclina 100 mg, via oral, por 14 dias + acompanhamento ambulatorial.
C ) Doença inflamatória pélvica – Estadio II. Conduta: internação hospitalar + antibioterapia combinada por via endovenosa (cefoxitina + doxiciclina).
D ) Não é possível firmar um diagnóstico clínico. Conduta: solicitar videoendoscopia ginecológica.
Durante uma epidemia de dengue, a medida de maior relevância mais importante a ser adotada pelo sistema de saúde é:
A ) Analisar, semanalmente, os dados de notificação, acompanhando a tendência dos casos por meio de gráfico de linha (curva endêmica) ou diagrama de controle.
B ) Facilitar o acesso da população com suspeita de dengue à assistência médica e qualificar os profissionais de saúde, em todos os níveis, para fins de redução da taxa de letalidade da doença.
C ) Orientar a população sobre a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, evitando o acúmulo de água em pneus, garrafas plásticas, vasos de plantas e manter caixas de água tampadas.
D ) Realizar a rotina de monitoramento viral estabelecida pela vigilância epidemiológica, aumentando o número de amostras coletadas durante a epidemia.
A silicose é uma doença relacionada ao trabalho, sendo frequente no estado de Minas Gerais em função da vocação regional para a atividade de extração e beneficiamento de bens minerais. Com relação a esta doença é CORRETO afirmar:
A ) A espirometria é importante na avaliação da capacidade para o trabalho dos pacientes com essa doença.
B ) Em ambientes com grande quantidade da poeira de sílica, a varrição é o meio mais indicado para limpeza.
C ) O risco dessa doença está associado à concentração elevada de partículas de sílica com diâmetro superior a 10µ em suspensão no ambiente de trabalho.
D ) Trata-se de uma fibrose intersticial pulmonar cujas manifestações radiológicas são precoces, surgindo, de uma forma geral, 12 meses após o início da exposição à sílica livre.
As intoxicações por agrotóxicos constituem importante agravo entre trabalhadores rurais. Com relação a estes quadros, é CORRETO afirmar:
A ) A absorção cutânea dos agrotóxicos organofosforados utilizados em pulverização de lavouras não tem importância toxicológica, pois ocorre em quantidades mínimas.
B ) Os agrotóxicos carbamatos reduzem a atividade da enzima acetilcolinesterase.
C ) Os agrotóxicos organoclorados são os principais responsáveis pelas intoxicações agudas no nosso meio.
D ) Os agrotóxicos organofosforados atuam aumentando a atividade da enzima acetilcolinesterase.
OPIOIDE–> depressão respiratória + miose + constipação + retenção urinária + náuseas/vômitos + prurido
- Antídoto: NALOXONE
TRICÍCLICO–> age bloueando receptores muscarínicos (síndrome anticolinérgica). Taquicardia + tremores + midríase +boca seca + retenção urinária
- Antídoto: BICARBONATO
ORGANOFOSFORADOS (inibição reversível) E CARBAMATOS (inibição irreversível) –> inibem a acetilcolinesterase –> SINDROME COLINÉRGICA –> sialorreia + miose + lacrimejamento + miofasciculações + incontinência urinária + boncoespasmo + bradicardia
- Antídoto: ATROPINA
Sobre a Atenção Básica em Saúde está ERRADO afirmar:
A ) Considera o Programa de Agentes Comunitários de Saúde como estratégia prioritária para sua organização.
B ) É desenvolvida sob a forma de trabalho em equipe, sendo dirigida às populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária.
C ) Orienta-se pelos princípios da Universalidade, da Acessibilidade e da Coordenação do cuidado, do Vínculo e Continuidade, da Integralidade, da Responsabilização, da Humanização, da Equidade e da Participação social.
D ) Todos os Municípios brasileiros devem ofertar à sua população, ações e serviços de atenção básica em saúde.
Homem de 19 anos foi trazido ao pronto socorro (PS) com história de provável picada de cobra há 2h e 30min. Ao exame estava consciente, orientado, queixando náuseas e dor no calcanhar direito, que estava edemaciado, com lesões bolhosas e equimoses. Estava com pressão arterial: 120 x 90 mmHg, frequência cardíaca: (102 bpm). O hemograma mostrava 10.500 Ieucócitos/mm3, com 7% de bastonetes, plaquetas: 180.000/mm3. O TPPa (tempo de tromboplastina parcialmente ativada) era de 60 segundos. Assinale a MELHOR conduta para este caso:
A ) Uso de soro antiofídico (genérico).
B ) Uso de 10 ampolas IV de soro anticrotálico.
C ) Uso de 5 ampolas IV de soro antilaquético.
D ) Uso de 4-8 ampolas IV de soro antibotrópico.
Em relação à analgesia pós-operatória podemos afirmar, EXCETO:
A ) A retenção urinária constitui a complicação mais comum da infusão epidural contínua de morfina.
B ) Os efeitos colaterais mais frequentes com o uso parenteral de narcóticos são sonolência, vômitos, constipação e depressão respiratória.
C ) Os narcóticos são os medicamentos mais empregados no controle da dor pós-operatória.
D ) O uso concomitante de anti-inflamatórios não esteroides pode neutralizar o efeito dos opioides, devendo por isso ser evitado.
Em relação aos casos especiais de apendicite aguda assinale se as seguintes afirmativas são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F): · ( V ) Até os 2 anos de idade é pouco frequente devido ao amplo lúmen apendicular. · ( F ) A elevação do apêndice ao final da gravidez facilita o bloqueio do mesmo, pelo omento maior. · ( F ) A contagem de leucócitos tem pouco valor na gravidez já que um aumento com desvio para a esquerda faz parte do quadro gestacional. · ( V ) No idoso, a taxa de perfuração é maior.
A ) (V); (F); (F); (V)
B ) (V); (V); (F); (F)
C ) (F); (V); (V); (F)
D ) (F); (F); (V); (V)
Um jovem com o diagnóstico de anemia supostamente ferropriva não obteve resposta após o uso, por tempo prolongado, de sulfato ferroso. Com base nessa informação e na morfologia das hemácias (VER IMAGEM), dentre as opções abaixo, o diagnóstico provável é:
A ) Anemia hemolítica microangiopática.
B ) Deficiência de ácido fólico.
C ) Drepanocitose.
D ) Talassemia (“anemia do Mediterrâneo”).
Você é chamado (a) na urgência para o atendimento de um senhor de 85 anos, admitido com quadro de confusão mental de dois dias de evolução: agitado, desatento e alucinando. Este quadro constitui o ‘‘delirium‘‘, que se caracteriza por:
A ) Constância dos sintomas confusionais ao longo de vários dias ou semanas, com predomínio de delírios congruentes com humor.
B ) Comprometimento psicomotor hiperativo, sendo a apatia relacionada à presença de depressão simultânea.
C ) Distúrbio da cognição, atenção, consciência, ciclo sono-vigília e comportamento, constituindo-se uma emergência médica.
D ) Ter início insidioso, presença de alucinações visuais, auditivas e ideias delirantes paranoides persecutórias.
Em relação às leis de proteção à nutriz, as mães precisam estar cientes de seus direitos e muitas vezes o pediatra é quem as orienta. Nesse sentido, qual afirmação é considerada ERRADA em relação à legislação brasileira?
A ) A gestante tem garantida de emprego, desde a confirmação de gravidez até o 5º mês após o parto, incluindo aviso prévio.
B ) A mãe tem direito à licença obrigatória de 180 dias após o parto.
C ) A nutriz de direito a trabalhar uma hora a menos numa jornada de 8 horas de trabalho para amamentação, até a criança completar 6 meses.
D ) O pai tem o direito à licença paternidade de 5 dias a partir do nascimento do filho.
Em relação aos problemas comuns do recém-nascido é ERRADO afirmar:
A ) Céfalo-hematoma é fator agravo para icterícia .
B ) Hematoma do estemocleidomastoideo apresenta boa resposta à drenagem cirúrgica.
C ) Hérnia inguinal é indicação de reparação cirúrgica em todos os casos .
D ) Icterícia fisiológica inicia-se no 2ª dia com pico no 3º e 4º dia no recém-nascido a termo.
Recém-nascido coabitante de caso-índice bacilífero de tuberculose pulmonar recebe quimioprofilaxia primária. Três meses após, mantém-se assintomático e apresenta teste tuberculínico de 7 mm. Segundo as normas do Ministério da Saúde revistas em 2010, está indicado:
A ) Manter quimioprofilaxia por mais 3 meses e não vacinar com BCG.
B ) Manter quimioprofilaxia por mais 6 meses e vacinar com BCG.
C ) Suspender quimioprofilaxia.
D ) Suspender quimioprofilaxia e vacinar com BCG.
Lactente de 5 meses, admitido no serviço de urgência com febre há 10 dias, dificuldade para amamentar, peso estacionário e distensão abdominal. Ao exame físico, se observa: palidez cutâneo-mucosa, hepatoesplenomegalia, poliadenopatia generalizada e edema de membros inferiores. História pregressa sem anormalidade, mãe nega internação prévia, vacinação está em dia, em aleitamento materno exclusivo e teste do pezinho normal. Parto a termo, hospitalar, AIG, alta junto com a mãe. Mãe com 7 consultas de pré-natal, sorologias na gravidez e no parto negativas para HIV, sífilis e hepatite. Criança é natural e residente em Belo Horizonte. Na hipótese de uma doença infecciosa, a opção diagnóstica MENOS provável é:
A ) Dengue.
B ) Leishmaniose visceral.
C ) Sépsis.
D ) Síndrome da mononucleose-like.
Adolescente de 15 anos de idade, previamente hígido, subitamente perde a consciência enquanto corria em partida de futebol. Você corre para ajudar na assistência, realizando a conduda prioritária que é:
A ) Ajudar a controlar a multidão e solicitar que chamem o Serviço de Assistência Médica de Urgência/SAMU.
B ) Fazer ressuscitação boca a boca otimizando o padrão ventilatório.
C ) Ligar e operar um desfibrilador externo automático o mais rápido possível.
D ) Procurar um cobertor para manter o paciente aquecido.
L.V.U., sexo feminino, 44 anos, arquiteta, diabética, apresenta epigastralgia em cólica há alguns meses. Há 24 horas, apresentou intensificação da dor, acompanhada de náusea e vômitos e elevação de temperatura axilar para 37,5°C. Ao exame, apresenta dor à palpação em hipocôndrio direto, subcostal, com interrupção do movimento de inspiração devido à dor, sem massas palpáveis. Ultrassom abdominal mostrou espessamento da vesícula biliar e imagens ecogênicas em seu interior, que determinam a formação de sombra acústica posterior. Exames complementares mostraram exame sumário de urina e radiografias de tórax e abdome sem alterações significativas. Hemograma com leucocitose de 12.500/mm³, neutrofilia e 8% de bastonetes. Dosagem de bilirrubinas totais, transaminases, gamaglutamiltransferase e fosfatase alcalina não apresentam elevação. Considerando-se o diagnóstico mais provável, é CORRETO afirmar que:
A ) O tratamento deve ser cirúrgico, com ressecção da vesícula biliar e realizado em caráter de urgência.
B ) O tratamento deve ser cirúrgico, por drenagem externa, guiada por ultrassom.
C ) O tratamento deve ser com antibioticoterapia, sem cirurgia, já que somente um pequeno percentual de pacientes com casos assemelhados se beneficia do tratamento cirúrgico.
D ) O tratamento inicial deve ser com antibioticoterapia e a cirurgia, se necessária, deve ser postergada por 6 a 10 semanas.
ZAL, 32 anos, sexo feminino, lavadeira, procurou o ambulatório com inflamação no dedo médio da mão direita. O exame mostrou sinais flogísticos clássicos, confirmando o diagnóstico de panariço. Foi indicada drenagem cirúgica sob anestesia local com bupivacaína sem vasoconstritor, por bloqueio do dedo em sua base. De acordo com este caso e com seus conhecimentos sobre anestésicos, assinale a afirmativa CORRETA:
A ) A solubilidade lipídica é um importante fator determinante primário da potência anestésica intrínseca.
B ) O uso da bupivacaína em baixas doses tem a desvantagem de interferir significativamente no bloqueio motor.
C ) O uso de anestésico associado a agente vasoconstritor estaria formalmente contraindicado devido à presença de infecção.
D ) Optou-se pelo uso de bupivacaína devido à sua baixa afinidade proteica, o que prolonga sua duração.
Paciente apresentando, há 36 horas, vômitos incoercíveis decorrente de estenose pilórica. Em relação ao equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico deste paciente, é de se esperar que possam ocorrer as seguintes alterações, EXCETO:
A ) Acidose metabólica.
B ) Acidúria.
C ) Hipocloremia.
D ) Hiponatremia.
KFG, 37 anos, sexo feminino, professora, apresenta quadro de hipertireodismo com exoftalmia. Está em uso de metimazol e propranolol com controle precário. Foi indicado tratamento cirúrgico, pois a paciente manifestou desejo de engravidar. Sobre este caso assinale a afirmativa CORRETA:
A ) A operação deve ser tireoidectomia total, para que ocorra também regressão da exoftalmia.
B ) Caso se optasse pelo tratamento com lodo 131, haveria necessidade do uso de métodos contraceptivos por, pelo menos, um ano.
C ) Deve-se administrar Lugol (solução de iodo inorgânico a 2%) no período pré operatório para evitar crise tireotóxica.
D ) O propranolol deve ser suspenso pelo menos três dias antes do ato cirúrgico.