2013 Flashcards
G.V.S., afro-americano, recém-nascido de sete dias de vida, peso de nascimento de 3150 gramas, comparece à consulta de controle na Unidade Básica de Saúde conforme foi orientado pela equipe de Maternidade. Maria, sua mãe, está preocupada porque acha que o filho está com pequenos pontos amarelados nas narinas e fronte, máculas avermelhadas no tronco e lesões arroxeadas no dorso. Para o caso descrito, as seguintes hipóteses diagnósticas podem ser consideradas, EXCETO:
A ) Mancha mongólica.
B ) Hiperplasia sebácea.
C ) Eritema tóxico.
D ) Adiponecrose subcutânea.
Em relação às doenças hepáticas crônicas da criança e do adolescente, assinale a afirmativa FALSA:
A ) A fibrose hepática congênita se distingue da cirrose hepática pela inexistência de disfunção hepática na primeira.
B ) O paciente cirrótico que tem como complicação peritonite bacteriana espontânea tem indicação de transplante hepático.
C ) A cefotaxima é a droga de primeira escolha para o tratamento da peritonite bacteriana espontânea e da colangite pós-operatória.
D ) A doença de Wilson, uma das causas metabólicas da cirrose hepática, tem prognóstico reservado em razão do tratamento específico pouco eficaz.
Paciente, 63 anos, G4P3A1 (3 partos vaginais), assintomática, procura ginecologista para consulta de rotina. Exame clínico sem alterações significativas. Os exames abaixo constituem métodos de rastreamento eficazes para neoplasias, EXCETO:
A ) Pesquisa de sangue oculto nas fezes
B ) Ultrassonografia transvaginal
C ) Mamografia
D ) Citologia oncótica
Paciente, 34 anos, nuligesta, casada, com sangramento uterino aumentado há 1 ano e anemia (hemoglobina: 10,8 mg/dl). Tentativa de gravidez há 2 anos sem sucesso. Toque bimanual mostrou útero muito aumentado de volume. Ultrassonografia transvaginal evidenciou mioma intramural com 12 cm de diâmetro. Qual a melhor conduta?
A ) Expectante.
B ) Anticoncepcional oral contínuo.
C ) Miomectomia.
D ) Histerectomia subtotal.
Paciente de 38 anos, G2P2A0 (2 cesarianas), previamente hígida com relato de sangramento vaginal após as relações sexuais. Ao exame ginecológico evidenciada lesão vegetante no colo uterino com 3 cm de diâmetro. O toque bimanual não mostrou acometimento da vagina, paramétrios, bexiga ou reto. A biópsia da lesão confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma invasor de colo uterino. O estadiamento clínico foi IB1 (FIGO). Qual a melhor conduta?
A ) Conização
B ) Histerectomia extrafascial
C ) Histerectomia radical com linfadenectomia pélvica
D ) Quimioterapia
Gestante Grupo sanguíneo O, fator Rh (Du) negativo, G2P1, parceiro único. O filho anterior nascido há dois anos, sem nenhuma intercorrência, tem sangue Rh positivo. Refere uso de imunoglobulina anti-D no pós parto. Na atual gestação apresentou Teste de Coombs indireto 1:16. Qual a conduta MAIS ADEQUADA?
A ) Continuar acompanhando a titulação do Coombs indireto, pois o uso da imunoglobulina no pós-parto anterior garante ausência de riscos na gestação atual.
B ) Solicitar painel de hemácias e encaminhar para centro terciário com diagnóstico de isoimunização materno-fetal.
C ) Solicitar Coombs direto no sangue materno, pois, provavelmente, essa titulação se refere ao uso prévio da imunoglobulina anti-D.
D ) Solicitar ultrassom obstétrico e na ausência de ascite fetal, acompanhar mensalmente com ultrassom e titulação do Coombs indireto.
Para se medir o potencial e o alcance da Coordenação do cuidado em Atenção Primária, são necessários os seguintes elementos:
A ) População eletiva e reconhecimento do problema
B ) População eletiva e utilização
C ) Acessibilidade e utilização
D ) Continuidade e reconhecimento do problema
Considerando as diretrizes que norteiam o SUS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa FALSA:
A ) A universalidade é a garantia de que todos os cidadãos devem ter acesso aos serviços de saúde, independentemente se públicos ou privados.
B ) O acesso de toda a população ao sistema de saúde em condições de igualdade, porém com critérios de prioridade para casos especiais, para quem tem mais necessidade.
C ) A existencia de fluxos de referência e contrarreferência organizados permite o acesso de todas as pessoas aos diversos níveis de atenção à saúde, de acordo com a complexidade apresentada, garantindo maior resolutividade do sistema de saúde.
D ) A municipalização permite que o poder de decisão seja assumido por esferas mais próximas da população, possibilitando um planejamento de acordo com os diagnósticos locais, entretanto, os municípios podem optar pela não adesão desta diretriz.
A estrutura da pirâmide etária no Brasil evidencia o envelhecimento populacional. O processo de transição demográfica é atribuído à redução da:
A ) Taxa de mortalidade geral e da taxa de fecundidade.
B ) Taxa de mortalidade infantil e da taxa de fecundidade.
C ) Taxa de mortalidade por causas crônicas e da taxa de natalidade.
D ) Taxa de prevalência de doenças transmissíveis e elevação da taxa de prevalência de doenças crônico-degenerativas.
Analise as afirmativas sobre as atribuições do SUS que foram regulamentadas pela Lei Organica da Saúde e assinale a alternativa FALSA:
A ) Participação na formação da política e na execução de ações de saneamento básico.
B ) Ordenação na formação de recursos humanos na área de saude.
C ) Coloboração na proteção do meio ambiente.
D ) Assistência terapêutica integral e igualitária para todos, inclusive farmacêutica.
São atribuições dos municípios, no ambito da gestão da Estratégia de Saúde da Família. Exceto:
A ) Garantir a educação permanente para os profissionais envolvidos.
B ) Manter o custeio da unidade de saúde.
C ) Contribuir para a organização da comunidade para efetivo exercício da participação e do controle social.
D ) Valorização à família e seu espaço social como núcleo privilegiado das ações do serviço de saúde.
O processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família tem as seguintes caracteristicas, EXCETO:
A ) Desenvolver ações de educação em saúde que sejam capazes de interfirir no prcesso saúde-doença da população
B ) Prestar assistência básica integral e contínua, organizada à população adscrita, com garantia de acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial
C ) Implementar as diretrizes da Política Nacional de Humanização, o que inclui o atendimento da demanda espontânea através do acolhimento
D ) Realizar o primeiro atendimento tanto às urgências médicas como às odontológicas.
Homem de 27 anos comparece à consulta para avaliação de dor lombar persistente associada à rigidez, que surgiram insidiosamente há três anos. Os sintomas pioram com repouso prolongado. Tem história de episódio de inflamação aguda no olho esquerdo, que foi tratada por oftalmologista. Ao exame, trata-se de homem negro com hipersensibilidade à palpação das articulações sacroilíacas e teste de Schober normal. Qual dos seguintes procedimentos poderia confirmar o diagnóstico?
A ) Dosagem sérica do fator reumatoide.
B ) Pesquisa de HLA-B27.
C ) Radiografia das articulações sacroilíacas.
D ) Dosagem sérica do ácido úrico.
Paciente de 52 anos chegou ao pronto atendimento com sinais e sintomas de uremia. Sua creatinina é de 8,2 mg/dl, ureia de 201 mg/dl e cálcio de 13,5 mg/dl. Seu hemograma mostra hemoglobina de 8,5 g/dl, Leucócitos de 6.500/microL (com diferencial normal) e contagem de plaquetas de 140.000/microL. Existe observação no hemograma descrevendo presença de rouleaux. Qual é o diagnóstico hematológico MAIS PROVÁVEL?
A ) Mieloma múltiplo —-> presença de rouleaux.
B ) Leucemia promielocítica aguda
C ) Síndrome mielodisplásica
D ) Linfoma de Hodgkin
UDH, 54 anos, sexo masculino, informa aparecimento de rubor na face, pescoço e parte superior do tórax, intermitentes, com duração variável. É acompanhado de taquicardia, hipotensão arterial e broncoespasmos. Ocasionalmente apresenta diarreia. O médico suspeitou de síndrome carcinoide. Em relação a esta síndrome, assinale a afirmativa CORRETA:
A ) A localização mais provável da lesão primária deve ser no reto ou cólon, onde a produção de serotonia é mais elevada
B ) A ocorrência de metástases geralmente está relacionada com o tamanho do tumor primário
C ) O médico deve solicitar a dosagem sérica do Ácido 5-Hidroxi-Indol-Acético (5-HIAA)
D ) Tem que existir metástase hepática para que ocorra síndrome carcinoide
Paciente masculino, com 44 anos, vai ser operado para tratamento de hérnia inguinal à direita. É diabético em uso de insulina NPH, 40 unidades/dia. Em relação ao uso de antibiótico profilático neste paciente, assinale a afirmativa CORRETA:
A ) Deve ser usado por mais tempo pelo fato do paciente ser diabético
B ) Não há necessidade, já que a operação é classificada como cirurgia limpa
C ) Se tiver indicação, sua administração deve ser momentos antes da indução anestésica
D ) Só deve receber antibiótico profilático se for usada prótese (tela) para correção da hérnia
Paciente de 66 anos, masculino, obeso, portador de DPOC, foi submetido à operação para tratamento de neoplasia de reto médio. Em relação aos cuidados com este doente, assinale a afirmativa CORRETA:
A ) A dose recomendada de heparina para prevenção de tromboembolismo é de 5.000 unidades a cada 24 horas.
B ) Devido ao risco elevado de infecção urinária pelo uso de sondagem vesical ele deve receber nitrofurantoina enquanto estiver sondado.
C ) É necessária hidratação adequada e mobilização precoce para diminuir eficazmente a incidência de atelectasia pulmonar.
D ) Por ser uma operação potencialmente contaminada, ele deve receber antibiótico profilático por cinco dias.
Em relação aos exames laboratoriais básicos em pacientes com hemorragia digestiva, assinale a afirmativa FALSA:
A ) A hemorragia grave é acompanhada de leucopenia
B ) Após quadro de hemorragia, em poucas horas ocorre elevação importante dos níveis de plaquetas
C ) É comum o surgimento de reticulocitose após 12 horas do início do episódio
D ) Nas hemorragias graves costuma ocorrer aparecimento de células jovens (eritoblastos e metamielócitos) no sangue periférico
Adolescente 13 anos, sexo feminino, chega acompanhada da mãe. Mãe informa sarcasticamente: ‘‘essa menina parece burra porque sempre toma bomba na escola, não fala nada e é brigona. Tá emagrecendo, mas não falta comida lá em casa! Agora apareceu com isso aí na cabeça e tá até com mau cheiro‘‘. Adolescente sentada ao lado da mãe, calada, encolhida, olhando pra baixo. Só fala quando interrogada, respondendo em voz muito baixa, com frases curtas. Somente com esses dados poderíamos pensar em:
A ) Tratar-se de adolescente apresentando sintomas típicos de bulimia.
B ) Tratar-se de adolescente apresentando sinais e sintomas sugestivos de depressão e de bulimia.
C ) Tratar-se de adolescente apresentando sinais e sintomas sugestivos de depressão e de violência doméstica.
D ) As hipóteses B e C estão corretas.
No dia 25 de agosto de 2012 DLG, na época com 13 meses, compareceu em um posto na campanha de vacinação. Você observa que ele recebeu as vacinas BCG, Hepatite B, Tríplice bacteriana, SABIN, Rotavírus, Febre amarela e Tríplice viral corretamente, seguindo todas as datas recomendadas no calendário básico do estado de Minas Gerais. Qual a conduta CORRETA?
A ) Apenas a Sabin da campanha
B ) DTP + Sabin
C ) DTP + Sabin + 3 doses HIB (primeira no mesmo dia e mais duas com intervalo de 60 dias entre elas)
D ) DTP + Sabin + HIB (dose única no mesmo dia)
Mulher de 67 anos de idade queixa-se de dor esternal, sensação de aumento do volume abdominal e astenia. Já foi hospitalizada uma vez para colecistectomia. Iniciou há 30 dias uso de captopril para hipertensão arterial. Ao exame físico nota-se aumento do baço (cerca de 12 cm abaixo do rebordo costal esquerdo), sem hepatomegalia. Não se palpam linfonodos. Não são vistas petéquias ou hematomas. O hemograma demonstra contagem de leucócitos de 95.000/microL, com 15% de neutrófilos bastonados, 28% de neutrófilos segmentados, 10% de metamielócitos, 5% de mielócitos, 4% de blastos, 4% de eosinófilos e 8% de basófilos. A hemoglobina é de 15 g/dl e a contagem de plaquetas, de 750.000/microL. Qual é o diagnóstico MAIS PROVÁVEL?
A ) Leucemia mieloide aguda.
B ) Leucemia mieloide crônica.
C ) Leucemia linfoide crônica.
D ) Reação leucemoide ao captopril.
Em relação ao carcinoma de pulmão, excetuando-se o de pequenas células, é CORRETO afimar:
A ) O carcinoma espinocelular raramente sofre processo de cavitação.
B ) Os adenocarcinomas são tumores predominantemente centrais.
C ) O carcinoma bronquíolo-alveolar tem tendência à multicentricidade e é uma variedade de carcinoma de células escamosas.
D ) Todos os tipos histológicos apresentam relação etiopatogênica com o tabagismo.
Em relação ao Gram de gota de urina não centrifugada, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A ) Presença de mais de um tipo morfológico de bactéria sugere contaminação durante a colheita da amostra
B ) Presença de um ou mais bastonetes Gram-negativos por campo correlaciona-se com resultado de urocultura quantitativa maior ou igual a 100.000 UFC/ml
C ) Ausência de leucócitos e presença de menos que um bastonete Gram-positivo/campo sugere contaminação durante a colheita da amostra
D ) Presença de numerosas células epiteliais pavimentosas sugere infecção urinária alta
Dentre as doenças relacionadas abaixo, qual é a que NÃO causa baqueteamento digital?
A ) Câncer de pulmão.
B ) Doença pulmonar obstrutiva crônica.
C ) Asbestose.
D ) Fibrose pulmonar idiopática.
Em relação às bulhas cardíacas, é correto afirmar, EXCETO:
A ) Calcificação extensa das valvas mitral e aórtica causa, respectivamente, hiperfonese de B1 e A2, em decorrência da redução da mobilidade valvar.
B ) Hiperfonese de B1 pode ser observada nos estados hipercinéticos (por exemplo, exercício físico e anemia), ritmos com PR curto e estenose mitral.
C ) A intensidade de B1 é variável no bloqueio cardíaco completo e na fibrilação atrial.
D ) O desdobramento de B2, quando auscultado no ápice, indica hiperfonese de P2.
Um parturiente apresentou no período explusivo um quadro de distócia caracterizado pela parada de progressão. Na ausculta da frequência cardíaca fetal percebeu-se bradicardia e desacelerações tardias acompanhando as contrações uterinas. Qual alternativa abaixo está CORRETA para resolução do caso:
A ) Caso não tenha ocorrido rotação interna se aplica o fórcipe de alívio e completa expulsão fetal
B ) Caso pólo cefálico esteja no estreito médio pode ser necessária a aplicação de fórcipe de rotação
C ) A manobra de expressão do fundo uterino será utilizado para promover o encaixamento do pólo fetal e posterior aplicação do fórcipe de alivio
D ) Deve ser realizada a cesariana para retirar o feto em sofrimento agudo e ultimar o parto mais rápido
Paciente secundípara, apresenta na primeira hora pós-parto normal, sangramento genital intenso. Está hipocorada, com frequência cardíaca de 104 bpm, pressão arterial de 90 x 50 mmHg; o útero está normocontraído e palpável ao nível da cicatriz umbilical. Esses achados sugerem:
A ) Hipotonia uterina
B ) Laceração de colo uterino ou paredes vaginais
C ) Restos placentários
D ) HELLP síndrome
Em relação a vulvovaginite por fungos é VERDADEIRO:
A ) 50% das mulheres apresentam Cândida sp como flora normal
B ) Dose única de fluconazol (150 mg) não deve ser usada nas pacientes com candidíase vulvo vaginal recorrente
C ) Leucorreia amarela é o achado clínico mais frequente
D ) Clindamicina creme é a opção de tratamento para pacientes grávidas
Recém-nascido a termo, com quadro de síndrome de aspiração de mecônio, em ventilação mecânica, apresenta pH 7,25, paO2 de 40mmHg, paCO2 de 55mmHg, BE -4, com FiO2 de 100%. A ecocardiografia afastou a presença de hipertensão pulmonar. Baseado nesses dados, A MELHOR conduta terapêutica é:
A ) Administrar óxido nítrico inalatório
B ) Administrar surfactante exógeno
C ) Iniciar alcalinização com infusão contínua de bicarbonato
D ) Iniciar ventilação de alta freqüência
Recém-nascido a termo (38 semanas de idade gestacional), pesando 2.800 gramas, evolui com dificuldade respiratória progressiva e cianose, sendo transferido para a Unidade Neonatal. À admissão, apresenta irritabilidade, taquipneia (90 irpm), saturação de oxigênio pré-ductal de 91% e pós-ductal de 81%, frequência cardíaca de 170 bpm e pressão arterial média de 40mmHg. A mãe da criança (21 anos), secundigesta (com óbito neonatal precoce do primeiro filho), fez 5 consultas de pré-natal em que foram solicitados: grupo sanguíneo e Rh (“A” positivo), glicemia (96 mg%) e VDRL (não reator no primeiro trimestre) e foi admitida em trabalho de parto, com bolsa rota há 30 horas, em período expulsivo. O recém-nascido nasceu bem, com APGAR de 9, no primeiro e quinto minuto de vida. A hipótese diagnóstica MAIS PROVÁVEL é:
A ) Cardiopatia congênita
B ) Choque séptico
C ) Hipertensão pulmonar persistente
D ) Síndrome hipóxico-isquêmica