2010 Flashcards
A dissecção da artéria carótida, frequentemente relacionada ao trauma muitas vezes irrelevantes - inclui-se entre as causas de ataque isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral em jovens, podendo complicar-se com a formação de pseudoaneurisma, com compreensão de nervos cranianos. A figura acima retrata (VER IMAGEM), em caso de dissecção da artéria carótida, paralisia, por compressão do:
A ) Nervo hipoglosso esquerdo
B ) Nervo glossofaríngeo direito
C ) Nervo hipoglosso direito
D ) Nervo glossofaríngeo esquerdo
Mulher de 71 anos procurou auxilio médico com queixa de fraqueza e coloração amarelada da esclera e urina escura. Negou uso de álcool, medicamentos e drogas ilícitas. Ao exame observou-se icterícia. O baço e o fígado não eram palpáveis. Os exames complementares evidenciaram: anemia normocitica e normocrônica com hemoglobina =10,1g%, bilirrubina sérica total <8,9g/dL, fosfatase alcalina = 3 vezes o limite superior de referência (LSR), gama- glutamiltransferase = 4 vezes o LSR, e presença de bilirrubina na urina ao exame pela fita reagente. Os demais aspectos do exame de urina não evidenciavam alterações e as aminotransferases estavam dentro dos valores de referência. Considerando-se os dados clínicos e as alterações laboratoriais observadas, qual seria o próximo passo na abordagem diagnóstica deste caso ?
A ) Sorologia para hepatites virais
B ) Ultrassonografia abdominal
C ) Contagem de reticulócitos
D ) Pesquisa de anticorpos anti-mitocôndria
Em relação ao tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde do Brasil para vírus da influenza sazonal e pandêmico (H1N1), todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
A ) A amantadina não é recomendada no tratamento do influenza pandêmico
B ) A duração do tratamento da cepa pandêmica deve ser maior do que o tratamento da cepa sazonal
C ) A profilaxia com oseltamivir só deve ser realizada em caso de expopsição ocupacional de profissionais de saúde
D ) Oseltamivir só deve ser prescrito, a princípio, apenas para pacientes com situações de risco para doença grave, como gestação, doença respiratória crônica, obesidade e diabetes mellitus, entre outras
Mãe fez pré-natal completo e exames sem alterações, apresenta bolsa rota há 25h e líquido amniótico claro. Recém-nascido de 38 semanas, peso ao nascimento 3.550 g. Apgar 7 no 1º minuto e 9 no 5º minuto, após receber oxigênio inalatório. Exames na urgência evidenciaram leucócitos globais 23.600/mm3, Bastonetes 6%, Segmentados 47%, Eosinófilo 2%, Monócito 2%, Linfócito 43%, plaquetas 260.000/mm3, I/T 0, 113, proteína C-reativo negativo. Ficou no Hood durante 40 minutos. Escolha a opção com a conduta adequada para este caso:
A ) Existe presença de fator de risco materno e exame laboratorial está alterado: recomenda-se coleta de hemocultura e cultura de liquor antes de iniciar antibióticos.
B ) Existe presença de fator de risco materno e necessidade de oxigênio: recomenda-se iniciar antibióticos imediatamente, independentemente dos resultados de exames.
C ) Os exames laboratoriais estão normais e o desconforto respiratório transitório sugere adaptação à vista extrauterina: recomenda-se encaminhar recém-nascido com a mãe para alojamento conjunto sem iniciar antibiótico.
D ) Somente a presença do fator de risco materno já justifica a investigação completa para sepse precoce e início imediato de antibióticos.
As crianças com quadro de paralisia cerebral apresentam, com frequência, constipação intestinal. Sendo formalmente contra-indicado o tratamento com :
A ) Hidróxido de alumínio
B ) Lactulose
C ) Óleo mineral
D ) Propiletilenoglicol
Escolar, de 8 anos de idade, previamente saudável, apresenta febre (38,8ºC), não acompanhada de tosse. O estudo radiológico do tórax mostra condensação na base do pulmão direito. O tratamento antimicrobiano de primeira escolha para este caso é:
A ) Celtriaxona
B ) Eritromicina
C ) Oxacilina
D ) Penicilina
Adolescente, 11 anos de idade, apresenta contato prolongado com adulto bacilífero para tuberculose. Está assintomático e o estudo radiológico do tórax é normal. Seu PPD é de 12 mm e recebeu 2 doses BCG intradérmica, sendo a primeira no 1°mês de vida e a 2ª aos 10 anos de idade. A conduta indicada é:
A ) manter em observação clínica
B ) quimioprofilaxia
C ) revacinação
D ) tratamento específico durante 6 meses
São sinais clínicos de meningite bacteriana no período neonatal, EXCETO:
A ) Abaulamento de fontanela
B ) Febre ou hipotermia
C ) Rigidez de nuca
D ) Sucção débil e irritabilidade
Adolescente de 12 anos de idade está em tratamento de leucemia linfoblástica aguda. Os pais disseram aos médicos que o adolescente não deveria receber transfusão sanguínea, por motivos religiosos. O paciente encontra-se grave, com insuficiência cardíaca congestiva e hemoglobina de 5,5g/dl. A equipe médica diz aos pais que se o paciente não for transfundido poderá ir a óbito. Mesmo assim, os pais recusam-se a autorizar a transfusão. A conduta neste caso é:
A ) Realizar transfusão e depois comunicar o fato ao juiz
B ) Respeitar a vontade dos pais e não transfundir
C ) Solicitar autorização ao juiz da vara da Infância e da Juventude para transfusão
D ) Solicitar respaldo de mais 2 profissionais antes de realizar a transfusão
Paciente do sexo feminino, 68 anos, apresenta hipertensão arterial sistêmica de 160 X 110mmHg, diabetes mellitus tipo 1 e angina estável. Indicado tratamento cirúrgico para colecistolitíase sintomática não-complicada. Em relação ao pré-operatório dessa paciente podemos afirmar, EXCETO:
A ) Ela é mais bem categorizada como ASA 2
B ) Radiografia do tórax, hemograma e provas de função renal são exames que devem ser solicitados
C ) Para definição de seu risco cardíaco deveriam ser solicitadas, dentre outros: eletrocardiograma e gasometria arterial
D ) A presença de angina instável ou de infarto do miocárdio recente (ocorrido nos últimos três meses antes da avaliação) deveria contra-indicar ou adiar o procedime
Paciente do sexo feminino, 68 anos, apresenta hipertensão arterial sistêmica de 160 X 110mmHg, diabetes mellitus tipo 1 e angina estável. Indicado tratamento cirúrgico para colecistolitíase sintomática não-complicada. Em relação ao pré-operatório dessa paciente podemos afirmar, EXCETO:
A ) Ela é mais bem categorizada como ASA 2
B ) Radiografia do tórax, hemograma e provas de função renal são exames que devem ser solicitados
C ) Para definição de seu risco cardíaco deveriam ser solicitadas, dentre outros: eletrocardiograma e gasometria arterial
D ) A presença de angina instável ou de infarto do miocárdio recente (ocorrido nos últimos três meses antes da avaliação) deveria contra-indicar ou adiar o procedimento
Paciente do sexo masculino, 55 anos, sem fatores de risco adicional para complicações tromboembólicas, deverá ser submetido à gastrectomia subtotal no tratamento de carcinoma gástrico distal. Em relação à indicação de tromboprofilaxia podemos afirmar, EXCETO:
A ) A relação custo-benefício da tromboprofilaxia, em casos como esse, já foi repetidamente demonstrada
B ) Trata-se de um paciente de risco moderado de apresentar tromboembolismo venoso
C ) A tromboprofilaxia tem como objetivo, nesse paciente, a prevenção de trombose venosa profunda, mas também de tromboembolismo pulmonar
D ) A melhor estratégia para a tromboprofilaxia, nesse caso, seria o emprego de heparina não fracionada 5.000 UI SC de 8 em 8 horas
Paciente do sexo feminino, 35 anos, 56 kg, dá entrada em um pronto atendimento com queixa de dor abdominal inicialmente epigástrica e que se localizou, algumas horas depois, na fossa ilíaca direita. Queixa anorexia, náuseas e teve um episódio de febre (37,8°C). Relata que está grávida, encontrando-se na 17ª semana de gestação. Ao exame físico, observa-se dor intensa à palpação superficial do ponto de McBurney. Hemograma demonstra anemia discreta e leucocitose de 14.000 mm³ sem desvio para a esquerda. Exame de urina evidencia a presença de 8 piócitos por campo, flora moderada, sem outras alterações. Em relação a esse caso clínico é CORRETO afirmar:
A ) A paciente deve ser internada e ter sua infecção do trato urinário tratada com antimicrobiano endovenoso, em decorrência do grande risco de sepse materna e abortamento nesses casos .
B ) Os aminoglicosídeos não deveriam ser empregados por seu potencial ototóxico e nefrotóxico, embora esses efeitos colaterais não sejam assim tão frequentes.
C ) Nessa fase de gestação, as alterações hematológicas citadas não deveriam ser mais consideradas fisiológicas, como ocorre no primeiro trimestre de gestação.
D ) A profilaxia de trombose venosa profunda com heparina subcutânea representaria um risco desnecessário para a saúde fetal.
Paciente do sexo masculino, 76 anos, hipertenso e cardiopata, é submetido à nefrectomia direita no tratamento de carcinoma renal. Evolui no pós-operatório mediato com febre persistente e de origem indeterminada. Nega tosse, dispneia e sintomas urinários. Ausência, ao exame físico, de sinais de trombose venosa profunda. Hemograma, exame de urina e radiografia de tórax normais. No 7º dia pós-operatório, paciente mostra-se afebril, mas desenvolve quadro de taquipneia, cianose e apresenta episódio de hemoptise. À ausculta respiratória, observa-se atrito pleural. Dentre as complicações pós-operatórias abaixo relacionadas, assinale a que corresponde a MAIS PROVÁVEL:
A ) Atelectasia seguida de pneumonia
B ) Embolia pulmonar
C ) Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto
D ) Insuficiência cardíaca congestiva
Paciente do sexo feminino, 75 anos, foi submetida a anastomose biliodigestiva no tratamento de carcinoma irressecável e metastático da cabeça do pâncreas. No pós-operatório cursou com febre, anorexia e astenia. No oitavo dia apresentou quadro súbito de dispnéia e hipotensão, sendo acionado o médico de plantão. Após avaliação clínico-radiológica, o mesmo concluiu que a paciente apresentava pneumonia, hipoxemia grave e choque misto. Dentre as opções terapêuticas abaixo citadas, assinale aquela(s) que não deveria(m) ser realizada(s) nessa paciente:
A ) Antibioticoterapia
B ) Entubação orotraqueal e ventilação assistida
C ) Oxigenioterapia
D ) Reposição volêmica e correção de eventuais distúrbios hidro-eletrolíticos e ácidos-básicos
Paciente do sexo masculino, 28 anos, deu entrada no pronto-socorro com história de ingestão de soda cáustica. Após o exame clínico, dentre as opções abaixo, a conduta inicial MAIS ADEQUADA deve ser:
A ) Cateterismo nasogástrico e lavagem gástrica
B ) Endoscopia digestiva alta
C ) Jejunostomia para alimentação precoce
D ) Uso de drogas eméticas
Adolescente de 16 anos, virgem com amenorreia primária e dor no baixo ventre em cólica, intensa, com periodicidade mensal. Mamas no estágio 5 e pêlos pubianos no estágio 4 de Tanner. Qual das hipóteses diagnósticas abaixo NÃO se justifica pelos dados clínicos informados:
A ) Agenesia ovariana
B ) Anomalia mulleriana
C ) Endometriose
D ) Hematométrio
A causa mais freqüente de infertilidade feminina é:
A ) Miomatose
B ) Endocrinopatias
C ) Infertilidade inexplicada
D ) Patologia tubária/peritoneal
Com relação à Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT, podemos afirmar:
A ) Sua emissão constitui obrigação do empregador
B ) Apenas o médico do trabalho pode preencher os dados médicos da CAT
C ) Sua emissão garante acesso às ações de saúde destinadas aos trabalhadores no Sistema Único de Saúde
D ) Sua emissão garante estabilidade no emprego por 24 meses
Com o objetivo de avaliar a acuidade da mamografia e da ultrassonografia no diagnóstico de lesões mamárias palpáveis, suspeitas de malignidade, foram avaliadas 119 pacientes, atendidas em Serviço de Referência de Mastologia. A mamografia mostrou sensibilidade de 96,6% e especificidade de 44,4% e a ultrassonografia, respectivamente, 94,8% e 34,8%. Em relação à análise dos exames é INCORRETO afirmar que a:
A ) Acurácia é a capacidade de se obter o resultado de um teste próximo ao valor verdadeiro
B ) Alta especificidade de um exame aumenta a probabilidade de o resultado positivo confirmar a doença de interesse
C ) Probabilidade de detectar pessoas com a doença de interesse é maior quando se utiliza o exame de mamografia
D ) Realização simultânea dos dois exames torna a estratégia diagnóstica menos sensível, enquanto aumenta a especificidade global