2012 Flashcards
No que concerne às funções cerebelares, são válidas as seguintes afirmativas, EXCETO:
A ) As lesões do vermis cerebelar (parte mediana, inter-hemisférica, do cerebelo) provocam disbasia e ataxia da fala (fala escandida).
B ) O acometimento dos hemisférios cerebelares provoca dismetria e tremor intencional.
C ) Os sinais clínicos de lesão cerebelar manifestam-se ipsilateralmente à lesão.
D ) Um dos testes mais adequados para a avaliação da função cerebelar é o teste de Romberg, de fácil execução
Paciente de 32 anos, solteira, professora, vem à consulta com queixa de perda de 3 kg no último mês, apesar de alimentar-se bem. Na última semana, teve episódios de palpitações taquicárdicas em repouso, o que a preocupou muito. É fumante desde os 12 anos de idade (3 maços/dia) e não faz uso de bebida alcoólica. É nulípara e usa etinilestradiol + norgestrel como contraceptivo oral. Os familiares (pais e dois irmãos) são saudáveis. Ao exame: P = 55 kg; E = 1,69 m; PA = 145/76 mmHg; FC = 96 bpm. Corada, sem edemas, tireoide com aumento leve e difuso, indolor e sem frêmitos. Tremor fino das extremidades. Pele macia e quente. Exoftalmia bilateral moderada, hiperemia conjuntival e piscar frequente. Com relação ao caso acima é correto afirmar, EXCETO:
A ) A utilização de contraceptivos orais pode determinar redução dos níveis do T4 total.
B ) O diagnóstico mais provável é de tireotoxicose secundária ao hipertireoidismo.
C ) O tabaco contribuiu para a piora do prognóstico da oftalmopatia.
D ) Se a paciente vier a utilizar-se do propiltiouracil e tiver leucopenia grave, metimazol não constitui opção terapêutica.
A paralisia completa do III par craniano (nervo oculomotor) caracteriza-se pela tríade:
A ) Ptose, midríase, inferolateroversão do olho;
B ) Ptose, miose, inferolateroversão do olho;
C ) Retração da pálpebra superior, midríase, superolateroversão do olho;
D ) Retração da pálpebra superior, miose, superolateroversão do olho.
Considerando-se a suspeita de embolia pulmonar, em qual das situações abaixo a angiotomografia de pulmão é mais necessária para o esclarecimento do diagnóstico?
A ) Paciente com baixa probabilidade clínica de embolia pulmonar e radiografia de tórax normal
B ) Paciente com moderada probabilidade clínica de embolia pulmonar e radiografia de tórax normal
C ) Paciente com elevada probabilidade clínica de embolia pulmonar e duplex-scan venoso confirmando o diagnóstico de trombose venosa profunda
D ) Paciente com doença cardiopulmonar
Adolescente de 11 anos veio ao consultório com crises de dispneia em intervalos mensais, às vezes a cada 15 dias, necessitando do uso de corticoides na maioria das crises. Procurou várias vezes os serviços de emergência, inclusive com internamentos. Queixa-se de tosse e dispneia após andar pequenas distâncias e fazer atividades como subir escadas. Não consegue correr. Apresenta tosse diária persistente. Necessita de broncodilatadores inalatórios duas a três vezes ao dia para alívio dos sintomas. A espirometria evidenciou um valor do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) de 58% do valor previsto. Como você classificaria, CORRETAMENTE, esse paciente de acordo com a classificação da gravidade da asma (fora da crise)?
A ) Asma intermitente ou episódica.
B ) Asma persistente grave.
C ) Asma persistente leve.
D ) Asma persistente moderada.
Gestante de 25 anos, secundigesta, com oito consultas de pré-natal sem intercorrências ou uso de medicações, evoluiu para parto vaginal na 39ª semana de gestação. Nasceu uma criança do sexo masculino, em boas condições, com APGAR de 9, no primeiro e quinto minuto de vida. A amamentação foi iniciada na sala de parto, e, mãe e recém-nascido foram encaminhados ao alojamento conjunto. Com 28 horas de vida, o recém-nascido de peso de nascimento de 3.550 g apresentava boa sucção ao seio e icterícia em zona II (até abdome), sem hepatoesplenomegalia. Os exames realizados no pré-natal mostram: tipagem sanguínea “O” Rh positivo, imunidade à toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e sorologias para sífilis, hepatite e AIDS negativas. De acordo com sua principal hipótese diagnóstica para a icterícia é INCORRETO afirmar que:
A ) A destruição da hemácia é mediada por IgG
B ) A precocidade da icterícia se associa com uma maior gravidade do quadro
C ) Anemia tardia, nas primeiras semanas de vida, pode ocorrer
D ) O hemograma pode demonstrar a presença de esferócitos
Menino de quatro anos de idade, pesando 13.500 g (percentil 5) e medindo 99 cm (percentil 25). Assinale a alternativa INCORRETA:
A ) Ele é, aproximadamente, maior que 25% das crianças do mesmo sexo e idade da população-referência
B ) Considerando que o percentil 50 de peso para meninos nesta faixa etária é 16 kg, este menino seria considerado desnutrido de 2º grau pela classificação de Gómez
C ) O acompanhamento longitudinal é fundamental para a construção de uma curva de crescimento e adequada interpretação
D ) A inclinação da curva de crescimento representa o conceito de velocidade de crescimento, que é variável de acordo com a faixa etária
Paciente de 70 anos, diabético tipo 2, ex-tabagista, foi submetido à pancreatectomia corpo-caudal e esplenectomia para tratamento de neoplasia localizada no corpo do pâncreas. No pós-operatório, a gasometria arterial revelou: pH = 7,37; pO2 = 90 mmHg; pCO2 = 50 mmHg; HCO3 = 30 mEq/L; EB = + 5,0. Qual o distúrbio acidobásico mais provável?
A ) Alcalose metabólica totalmente compensada.
B ) Acidose respiratória crônica totalmente compensada.
C ) Acidose respiratória parcialmente compensada.
D ) Acidose respiratória aguda totalmente compensada.
Paciente cirrótico, diabético, foi submetido à esofagectomia e à gastrectomia parcial com anastomose esofagogástrica na região cervical, para tratamento de neoplasia no terço médio do esôfago. No pós-operatório, evoluiu com hiponatremia. Este distúrbio pode ser explicado pelas opções abaixo, EXCETO:
A ) Sangramento excessivo no transoperatório.
B ) Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético.
C ) Sindrome hiperglicêmica hiperosmolar do diabético.
D ) Comprometimento da excreção renal de água livre decorrente de doença subjacente.
Em relação à antibioticoprofilaxia em cirurgia, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A ) Seu uso está indicado nas situações de risco aumentado para o desenvolvimento de infecção do sítio cirúrgico, como nas cirurgias limpa-contaminadas e contaminadas.
B ) Seu uso está indicado nas situações em que, apesar do risco de desenvolvimento de infecção do sítio cirúrgico ser baixo, as consequências são graves, como nas cirurgias limpas com implante de próteses.
C ) Os antimicrobianos de escolha para a maioria dos procedimentos são as cefalosporinas de 2ª geração devido ao seu largo espectro de ação.
D ) A cefoxitina pode ser utilizada na profilaxia de cirurgias sobre o trato digestivo baixo, porém apresenta como inconveniente o fato de ser indutora de betalactamase.
Paciente de 25 anos estava fazendo compras em supermercado quando iniciou com dor torácica súbita e dispneia. A radiografia de tórax evidenciou pneumotórax. Podemos afirmar, EXCETO:
A ) É mais comum em indivíduos do sexo masculino e no hemitórax direito.
B ) Pode estar associado à presença de Síndrome de Marfan.
C ) O ECG pode evidenciar desvio do eixo, alteração inespecífica do segmento ST e inversão da onda T.
D ) Após um único episódio, o risco de recorrência é de 50% a 75%.
Paciente do sexo masculino, 62 anos, iniciou com dor em cólica no hipocôndrio direito, há três dias, acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Trata-se de paciente com hipertensão arterial controlada, sem outras comorbidades. Ao exame físico, mostrava-se febril (38,2ºC) e a pesquisa do sinal de Murphy foi positiva. Ultrassonografia revelou a presença de vesícula biliar distendida com paredes espessadas, com inúmeras imagens hiperecogênicas em seu interior com sombra acústica posterior e coleção líquida perivesicular. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA:
A ) o sinal de Murphy positivo consiste na presença de dor à palpação do hipocôndrio direito e está relacionado com a presença de colecistite aguda supurativa
B ) o tratamento cirúrgico oferece menor risco de complicações graves se realizado após 7 a 10 dias
C ) nesse caso, o tratamento cirúrgico preferível é a colecistostomia por oferecer menor morbimortalidade
D ) recomenda-se a realização de colangiografia peroperatória, pelo alto risco de coledocolitíase e por facilitar o diagnóstico peroperatório de eventual lesão inadvertida da via biliar
Paciente do sexo masculino, 28 anos, deu entrada no pronto-socorro com história de ingestão de soda cáustica. Após o exame clínico, dentre as opções abaixo, a conduta inicial MAIS ADEQUADA deve ser:
A ) Cateterismo nasogástrico e lavagem gástrica
B ) Endoscopia digestiva alta
C ) Jejunostomia para alimentação precoce
D ) Uso de drogas eméticas