2019 Flashcards

1
Q

Um homem de 72 anos, sabidamente portador de estenose aórtica grave, procura o seu médico com a queixa de palpitação. O ECG encontra-se a seguir. Em relação ao exame clínico desse paciente, assinale a alternativa INCORRETA: (ECG:FA +BRE )

A ) A segunda bulha deve ser hipofonética ou inaudível.

B ) A segunda bulha pode ser única ou apresentar desdobramento paradoxal.

C ) Pode haver um sopro mesossistólico, áspero, mais intenso na área paraesternal superior direita irradiando para ambas as carótidas com igual intensidade.

D ) Pode haver uma quarta bulha por causa da redução da complacência ventricular.

A

B3 e B4

  • B3 e B4 vão aprecer na diástole
  • B3->sobrecarga de volume, início da diástole
  • B4-> sobrecarga de pressão, final da diástole e depende da contração atrial, assim, quem tem FA não tem B4.

Desdobramento de 2 bulha:

  • FISIOLÓGICO: Inspiração–>aumenta retorno venoso –> atrasa a pulmonar –> desdobramento FISIOLÓGICO.
  • DESDOBRAMENTO PARADOXAL: paciente respirando normal apresenta desdobramento ( não esperado e indicandoa valva aórica fechando atrasada) e quando faz uma inspiração atras também a pulmonar, fechando igualmente, sumindo o desdobramento. BRE e ESTENOSE AÓRICA.
  • DESDOBRAMENTO FIXO: paciente tem o tempo todo desdobrado ( como acontece no caso acima), porém ao inspirar ACENTUA o desdobramento, mostrando que ja tinha uma valva pulmonar atrasada e que atrasou ainda mais. No caso acima o desdobramento SOME neste INTENSIFICA. BRD e CIA.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

VALSALVA-> aumenta a pressão intratorácica, diminuindo o retorno venoso. Diminui todos os sopros, com exceção: cardiomiopatia hipertrófica e prolapso de mitral que diminuem.

AGACHAMENTO->o sangue volta mais facilidade, pois diminui a distância do coração ao resto do corpo. Aumenta todos os sopros, com exceção: cardiomiopatia hipertrófica e prolapso de mitral que aumentam.(contrário do de cima).

A

HANDGRIP-> aumenta a resistência sistêmica fazendo o sangue voltar para o coração pela aorta, se for estenose o contra-refluxo faz diminuir pois impede a força do sange ao sair do VE se for insuficiência ajuda a voltar. Diminui o sopro da estenose e aumenta o da insuficiência.

VASODILATADOR: fará o contrário de HANDGRIP, facilita ( aumenta) o sopro da estenose e atrapalha (diminui) o da insuficiência.

RIVERO-CARVALHO: Aumenta o retorno venoso, aumentando os sopros do lado direito do coração. AUMENTA o sopro tricúspede e pulmonar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Um homem de 42 anos comparece ao pronto-socorro queixando-se de dor intensa no joelho esquerdo e febre há 12 horas. Ele é portador de doença renal crônica (clearance de creatinina de 17ml/kg/1,73m²) e diabetes melito mal controlado. Ao exame clínico, está alerta, orientado, corado e hidratado. PA 130/70mmHg, FR 17ipm, FC 106bpm, SpO2 98%, Tax 38,2°C. Há dor e limitação da amplitude do movimento do joelho esquerdo, além de derrame articular, calor e vermelhidão. Exames laboratoriais: hemoglobina 13,5g/dL, leucócitos 15.100/mm³, neutrófilos 11.600/mm³, proteína C-reativa 140mg/L; análise do líquido sinovial: leucócitos 13.400/mm³, neutrófilos 95%, presença de cristais de monourato de sódio, ausência de bactérias coráveis ao Gram e cultura para bactérias negativa. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse caso.

A ) A colchicina pode ser utilizada no tratamento da dor e dos sinais flogísticos.

B ) A prescrição inicial deve incluir antiinflamatório não esteroidal e alopurinol como agente redutor de ácido úrico.

C ) O paciente apresenta artrite séptica e deve ser iniciado o tratamento com ceftriaxona intravenosa.

D ) O principal agente etiológico é a Neisseria gonorrhoeae.

A

Adulto de 76 anos, sexo masculino, 63 kg, com doença cardíaca e renal foi submetido à colecistectomia laparoscópica, procedimento de duas horas de duração, sem complicações anestésico-cirúrgicas. Considerando as necessidades diárias de água, de calorias e de eletrólitos desse paciente, assinale a alternativa CORRETA em relação aos itens da hidratação venosa a ser administrada no pós-operatório imediato.

A ) 2.500mL de água.

B ) 300g de glicose.

C ) 63mEq de sódio.

D ) 63mEq de potássio.

Sódio Diário: 80-100mEq/dia

Potássio diário: 60-80mEq

Ingesta Hidrica:2000-2500ml /dia

glicose: 100g

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Mulher de 47 anos, costureira, refere dor abdominal em região subcostal direita de início há 48 horas, acompanhada de febre e vômitos (dois episódios). Piora rápida nas últimas 20 horas. Paciente não apresenta comorbidades. Ao exame, apresenta sobrepeso (IMC=27Kg/m²), corada, hidratada, febril, anictérica, taquicárdica. Abdome doloroso à palpação em rebordo costal direito com vesícula palpável, dolorosa, com defesa peritoneal localizada. A ultrassonografia mostra colecistolitíase e parede da vesícula com espessura no limite da normalidade. Ausência de líquido livre na região. Foi solicitada cintilografia. Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA:

A ) A infecção da bile é o fator primário determinante da evolução para colecistite aguda.

B ) O preenchimento da vesícula durante a cintilografia afasta o diagnóstico de colecistite aguda.

C ) O primeiro exame que deveria ter sido solicitado é a tomografia computadorizada mais sensível que a ultrassonografia para o diagnóstico.

D ) O sinal de Murphy não se presta ao diagnóstico diferencial de colecistite aguda com cólica biliar.

A

Em relação aos anestésicos locais, assinale a alternativa CORRETA:

A ) A associação da adrenalina aos anestésicos locais geralmente aumenta sua toxicidade sistêmica.

B ) A bupivacaína é contraindicada para anestesia peridural em decorrência de seu efeito vasoconstritor.

C ) A bupivacaína, quando aplicada em baixas doses, proporciona principalmente bloqueio motor.

D ) Apesar de terem afinidades proteicas semelhantes, a ropivacaína apresenta maior duração de ação que a bupivacaína.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Questão 39

Paciente de 28 anos, sexo masculino, mecânico, queixa-se de dor e abaulamento intermitentes em região inguinal direita com início súbito há dois meses, quando fazia serviço pesado, e que o acompanham desde então. Em relação ao diagnóstico de hérnia, assinale a alternativa CORRETA:

A ) A palpação de um ânulo inguinal externo permeável confirma o diagnóstico de hérnia direta.

B ) É importante a verificação se houve migração para a bolsa escrotal, o que confirmaria hérnia do tipo indireta.

C ) Não há necessidade absoluta de diferenciação entre hérnia direta ou indireta, já que o risco de encarceramento/estrangulamento é o mesmo.

D ) Não há necessidade absoluta de diferenciação pré-operatória entre hérnias direta e indireta, já que o reforço da parede é praticamento o mesmo.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Paciente de 23 anos, hígida, G2P1A0, idade gestacional de 33 semanas de gestação é admitida em um trabalho de parto prematuro em uma maternidade. Relata pré-natal irregular, tendo realizados apenas os exames de primeiro trimestre de gravidez. Ao exame obstétrico, observa-se: presença de três contrações com duração de 30 segundos em 10 minutos; batimentos cardíacos fetais de 140bpm e dilatação cervical de 3cm, com apagamento de 80%, bolsa integra e polo cefálico no plano -1 de De Lee. Exame físico da gestante sem outras alterações. Para reduzir o impacto de prematuridade nesse caso, deve-se prescrever:

A ) Atosibano para tocólise, sulfato de magnésio para neuroproteção fetal e penicilina G cristalina para a profilaxia da sepse neonatal precoce.

B ) Nifedipina para tocólise, betametasona para induzir a maturação pulmonar do feto e penicilina G cristalina para profilaxia da sepse neonatal precoce.

C ) Nifedipina para tocólise, sulfato de magnésio para neuroproteção fetal e betametrasona para induzir a maturação pulmonar do feto.

D ) Sulfato de magnésio para tocólise, betametasona para induzir a maturação pulmonar do feto e penicilina G cristalina para profilaxia da sepse neonatal precoce.

A

Paciente de 22 anos de idade chega à consulta na Unidade Básica de Saúde com queixa de atraso menstrual de cinco semanas. Informa que no último ano, sua menstruação estava irregular e cada vez “demorando mais tempo para chegar”. Utiliza como método contraceptivo o dispositivo intrauterino de cobre há dois anos e cóndom masculino. Hoje realizou teste rapido para gravidez com resultado negativo, Ao exame: IMC de 28Kg/m² e sem nenhuma outra alteração. Assinale a MELHOR conduta propedêutica inicial.

A ) Dosagem sérica de ACTH e ultrassonografia transvaginal

B ) Dosagem sérica de de estradiol, prolactina e FSH

C ) Dosagem sérica de LH, FSH e TSH

D ) Dosagem sérica de progesterona, prolactina e TSH

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Paciente de 34 anos comparece à Unidade Básica de Saúde com relato de dor pélvica crônica há 11 meses, com piora do período menstrual, atrapalhando suas atividades diárias. Relata duas gestações prévias (dois partos normais), vida sexual ativa e que seu marido fez vasectomia há três anos. Ultrassonografia transvaginal recente evidenciou um cisto de conteúdo homogêneo em ovário direito, com aspecto de ¨vidro moído¨ e volume estimado de 10 cm³, sem outras alterações no útero ou no anexo esquerdo. Assinale a MELHOR conduta para o caso apresentado.

A ) A ooforectomia unilateral deve ser considerada para resolução do quadro.

B ) A paciente pode se beneficiar do uso de contraceptivos orais combinados ou de progesterona isolada para alívio dos sintomas.

C ) A solicitação de marcadores tumorais, tais como o CA-125, determina se o tratamento deve ser clínico ou cirúrgico.

D ) A suspeição de malignidade é alta considerando-se as características da imagem anexial e a idade da paciente.

A

Gestante de 38 anos, G1P0A0, sem comorbidades, com pré-natal sem intecorrências e com 37 semanas e seis dias de gravidez. Ultrassonografia realizada hoje revela peso fetal estimado e cincunferência abdominal fetal no percentil 3. Perfil biofísico fetal 6/8 (perdeu em movimento respiratório). Exame clínico e obstétrico sem alterações. Toque vaginal com colo uterino apagado 50%, centralizado e com 2cm de dilatação. Polo cefálico no plano - 2 de De Lee. Bolsa formada. Cardiotocografia fetal realizada no momento do atendimento com padrão tranquilizador. Diante desse quadro, assinale a MELHOR conduta.

A ) Internar a paciente para administração de corticoterapia.

B ) Internar a paciente para cesariana eletiva.

C ) Internar a paciente para indução do parto.

D ) Internar a paciente para repetir ultrassonografia com Doppler fetal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Lactente, sexo masculino, 20 meses de idade apresenta-se com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor secundário à infecção congênita por Zika vírus. É trazido pela mãe com relato de crise convulsiva caracterizada por movimentos incoordenados de membro superior direito com duração de 20 minutos, sem perda de consciência. Informa que a criança apresenta febre baixa há cerca de três dias, com coriza e tosse. Ao exame físico, evidencia-se criança acordada, atenta ao meio, temperatura axilar 38°C, eupneica, com hiperemia de orofaringe, sem sinais menígeos, sem outras alterações significativas. Assinale a alternativa que contém dados que indicam RISCO AUMENTADO de epilepsia nesse caso:

A ) Característica focal da crise, duração igual a 20 minutos e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

B ) Crise desencadeada por febre baixa, crise após 24 horas do início da febre e ausência de perda de consciência.

C ) Duração da crise igual a 20 minutos, ausência de perda de consciência e ausência de sinais meníngeos.

D ) Idade, crise desencadeada por febre baixa e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

A

Pré-escolar de quatro anos, há um ano com relato de episódios recorrentes de tosse, dispneia e sibilância desencadeados por resfriados, mudança climática e contato com poeira doméstica. Nos últimos três meses, os pais notaram que ele interrompe as atividades físicas e tem acordado à noite devido a tosse e cansaço. No último mês, foi levado ao pronto-atendimento devido a duas “crises de chieira”, quando usou oxigenioterapia, salbutamol e prednisona, com melhora do quadro. Após a alta do pronto-atendimento, qual teria sido a MELHOR conduta terapêutica nesse caso?

A ) Iniciar o uso de Salbutamol associado a Brometo de Ipratropium por via inalatória, uma hora antes das atividades físicas.

B ) Iniciar terapia de manutenção com antileucotrieno por via oral e agonista beta-2 adrenérgico de longa ação por via inalatória.

C ) Iniciar terapia de manutenção com associação de corticoide com agonista beta-2 adrenérgico de longa ação por via inalatória.

D ) Iniciar terapia de manutenção com corticoide por via inalatória e usar agonista beta-2 adrenérgico de curta ação quando necessário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Asma: 80% alérgica com presença de eosinófilos com aumento de IgA sérico e Eosinofilia;

Pode ser desencadeada por AAS

VEF1/CVF <0,7

FEF 25-75%–> primeiro parâmetro espirométrico a se alterar na asma

Aumento do VEF1 em pelo menos 200ml e 12% de seu valor pré-broncodilatador e 7% do previsto

Teste provocativo com metacolina–> queda >20%

A

ASMA leve a moderada:

  • Fala frases completas
  • PFE>50%
  • Paciente bem

ASMA grave:

  • Fala frases incompletas
  • PFE 30-50%
  • FC>110

ASMA muito grave

  • Fala palavras ou não fala
  • PEF<30%
  • Toráx silente
  • Pulso paradoxal
  • Alteração da consciência
  • Acidose respiratória
  • IOT e indicar CTI
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

PASSO 1

  • medidas ambientais
  • beta2 agonista de curta duração
  • vacina para pneumococo e influenza

PASSO 2

  • corticoide inalatório
  • doses de acordo com passo
    • baixa:2-3
    • média ou alta:4-5

PASSO 3

  • Beta 2 agosnista de longa

PASSO 4

  • aumento do corticóide inalatório

OBS: pula o PASSO 3 nas crianças <12 anos–>aumenta a dose do corticoide inalatório, não coloca o B2 agonista de longa pois leva sintomas de déficit de atenção.

PASSO 5

  • Dose alta de corticóide inalatório VO + encaminha para o Pneumo + OMOLIZIMABE (anti-IgE) ou Tiotrópio ( Anticolinérgico de Longa) ou corticoide Vo.
A

Pré-escolar, quatro anos, sexo masculino, é trazido à Unidade Básica de Saúde com história de edema no corpo, predominantemente matinal, que vem acontecendo há uma semana. Há duas semanas, a criança apresentou tosse seca, coriza abundante e febre baixa por cinco dias. Fez uso de paracetamol. Depois que melhorou do quadro respiratório, apareceu o edema. Ao exame físico obeserva-se estado geral preservado, edema bipalpebral (2+/4+), edema depressível de membros inferiores (3+/4+), presença de ascite e edema escrotal. Pressão arterial normal. Sem outras anormalidades. Em relação ao quadro de edema desse pré-escolar, assinale a conduta MAIS ADEQUADA nesse momento:

A ) Informar aos responsáveis que o edema é de natureza alérgica secundária ao processo viral anterior.

B ) Internar a criança para monitorização e uso de diurético endovenoso.

C ) Recomendar repouso no leito e dieta com restrição hídrica até a resolução do edema.

D ) Solicitar exame de urina rotina para pesquisa de proteinúria, hematúria e lipidúria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Analise as seguintes afirmativas concernentes à história das políticas de saúde no Brasil e assinale a alternativa INCORRETA:

A ) A criação das primeiras instituições de controle sanitário no Brasil foi direcionada ao controle de doenças pestilencias e da vigilância sanitária de portos.

B ) As políticas de saúde, antes da criação do SUS, eram marcadas pela integração entre ações da previdência social e as ações de saúde pública.

C ) Durante a ditatura militar, a disponilização de serviços privados de saúde foi ampliada.

D ) O direito á saúde, antes da criação dos SUS, era vinculado á inserção do indivíduo no mercado formal de trabalho.

A

Sobre a construção da Regionalização e de Redes de Atenção à Saúde no SUS, assinale a afirmativa INCORRETA:

A ) A construção de várias redes temáticas articuladas em linhas de cuidado é priorizada em detrimento da constituição de uma única rede de atenção à saúde.

B ) A regionalização é instrumento de integração dos fluxos assistenciais e se desenvolveu concomitantemente com a descentralização no processo de implementação do SUS.

C ) As características demográficas, econômicas, políticas e sociais devem ser consideradas na construção de políticas de regionalização e de constituição de redes de atenção à saúde.

D ) As redes de atenção à saúde são organizações de conjuntos de serviços de saúde que se colocam no mesmo nível e são coordenadas pela atenção primária à saúde

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A efetividade da Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido mensurada por internações. Assinale, entre as abaixo, as que NÃO constituem condições sensíveis à APS:

A ) Causas externas.

B ) Deficiências nutricionais.

C ) Doenças cardiovasculares.

D ) Doenças pulmonares.

A

Compete ao Ministério da Sáude definir e regulamentar a lista de doenças, agravos e eventos de saúde pública passíveis de notificação compulsória dos seriviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional e a lista das doenças, agravos e procedimentos a serem monitorados por meio da vigilância em unidades sentinelas. Quanto a esse tema, assinale a afirmativa INCORRETA:

A ) A notificação compulsória deve ser realizada pelos profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde públicos ou privados.

B ) A vigilância sentinela é realizada a partir de estabelecimento de saúde estratégico para monitoração de agravos ou agentes etiológicos de interesse da saúde pública.

C ) As doenças, agravos e eventos relacionados com o trabalho de notificação compulsória devem ser registrados no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS).

D ) Os acidentes de trabalho com exposição a material biológico, assim como os acidentes graves, fatais e com crianças e adolescentes são de notificação compulsória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Com relação aos mecanismos utilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para reconhecer e registrar doenças relacionadas ao trabalho, assinale a afirmativa CORRETA:

A ) O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário está fundamentado na identificação da significância estatística da associação entre o código da CID 10 e o da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

B ) O Nexo Técnico Individual é considerado pelo médico perito por meio da verificação da Comunicação de Acidente do Trabalho.

C ) O Nexo Técnico Profissional está fundamentado nas associações entre patologias e a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE).

D ) O Nexo Técnico Regressivo fundamenta-se nas médias históricas de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho registrados pela empresa.

A

Nexos Técnicos Previdenciários

I – nexo técnico profissional ou do trabalho – fundamentado nas associações entre doenças e exposições constantes das listas A e B do anexo II do Decreto nº 3.048/99;

II – nexo técnico por doença equiparada a acidente de trabalho ou nexo técnico individual – decorrente de acidentes de trabalho típicos ou de trajeto, bem como de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele relacionado diretamente, nos termos do § 2º do art. 20 da Lei nº 8.213/91;

III – nexo técnico epidemiológico previdenciário – aplicável quando houver significância estatística da associação entre o código da Classificação Internacional de Doenças – CID e o da Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE, fundamentado na lista C do Anexo II do Decreto nº 3.048/1999.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O serviço de Medicina do Trabalho de uma montadora de veículos realiza a avaliação de todos os funcionários ao completarem 50 anos de idade. Em 10 anos, o Programa identificou 50 alterações eletrocardiográficas sugestivas de infarto do miocárdio em 500 empregados examinados. A medida relatada refere-se ao indicador de:

A ) Densidade de incidência.

B ) Incidência acumulada.

C ) Prevalência de período.

D ) Prevalência de ponto.

OBS: Prevalência no ponto - é o número total de indivíduos na população com a doença

A

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a última fase na evolução de uma epidemia.

A ) Egressão

B ) Estabilização

C ) Progressão

D ) Regressão

SEQUÊNCIA –> egressão–>progressão (primeira fase)–> regressão ( 2 fase )

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Sobre a realização de pareamento para a seleção de amostra em estudo epidemiológicos, assinale a afirmativa CORRETA:

A ) As variáveis de pareamento devem ter características ligadas à exposição sob investigação.

B ) É impossível investigar a associação da variável utilizada no pareamento com a doença estudada.

C ) O pareamento em geral não é utilizado para controle dos fatores de confusão.

D ) Pode-se parear por qualquer variável que sabidamente não influencia a ocorrência do desfecho.

A