2 A política externa brasileira Flashcards
C ou E?
O Brasil iniciou em 2022 o seu 9º mandato como membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para o biênio 2022-2023, tendo como uma das prioridades o respeito aos direitos humanos e a maior participação das mulheres nas ações de promoção da paz e da segurança internacionais.
Errado ❌
➜ O único erro do item é dizer que o Brasil iniciou seu 9º mandato. Na verdade, é o 11º mandato do Brasil como membro não permanente no CSNU.
Segundo o Itamaraty, “o Brasil terá como prioridades a prevenção e a solução pacífica de conflitos, a eficiência das missões de paz e das respostas humanitárias às crises internacionais, a consolidação da paz mediante ações voltadas para o desenvolvimento, o respeito aos direitos humanos e a maior participação das mulheres nas ações de promoção da paz e da segurança internacionais.” O Ministério das Relações Exteriores destacou que o país também tem o objetivo de “aprimorar a articulação do Conselho com outros órgãos da ONU e com organismos regionais envolvidos na resolução de conflitos.”
Ao longo do governo de Jair Bolsonaro, o Brasil não participou de nenhuma reunião do G7.
✅
voltou a participar com o Lula, em 2023.
C ou E?
O Brasil votou a favor da resolução do Conselho de Segurança da ONU que condenou a anexação de territórios ucranianos pela Rússia em 2022.
❌
O Brasil se absteve na votação da resolução do Conselho de Segurança da ONU que condenou a anexação de territórios ucranianos pela Rússia. O país avaliou que o texto não favorecia as negociações de paz no conflito.
A resolução foi apresentada pelos EUA e Albânia e rejeitava os referendos feitos pela Rússia na região (em 2022) e afirmava que as anexações violavam a Carta da ONU e o direito internacional. Em que pese ter sido aprovada por 10 membros, foi vetada pela Rússia.
C ou E?
Em novembro de 2022, o Brasil se absteve na votação da resolução da Assembleia Geral da ONU sobre o fim dos embargos econômicos dos Estados Unidos impostos contra Cuba, repetindo a votação do ano passado e contrariando a posição brasileira entre 1992 e 2018.
Item certo! ✅
Entre 1992 e 2018, o Brasil sempre votou a favor da resolução.
Em 2019, com o Itamaraty sob o comando de Ernesto Araújo, o Brasil se juntou a Israel e aos EUA e, pela primeira vez em 27 anos, votou contra o pedido de suspensão do embargo. A medida fazia parte de uma política de alinhamento a Washington, quando Donald Trump ainda era o presidente.
Em 2021, no entanto, já sob a gestão do chanceler Carlos França e sem Trump na Presidência, o Brasil optou pela abstenção.
Em 2022, o Brasil repetiu a votação do ano passado (2021), abstendo-se.
Imposto em 1962 em plena Guerra Fria, pelo então presidente americano John F. Kennedy, o embargo, que foi progressivamente aumentando para sufocar o regime socialista, “tem o efeito de uma pandemia permanente, um furacão constante”, disse o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, na tribuna da ONU.
C ou E?
Sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil voltou a integrar a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
✅
C ou E?
Em discurso perante a Assembleia Geral da ONU, em 1961, o chanceler Afonso Arinos de Melo Franco reconheceu a filosofia política democrática do Brasil e rejeitou a caracterização da política externa brasileira como neutralista, dado que o país não pertencia a uma terceira posição, embora o Brasil muitas vezes estivesse de acordo com posições defendidas pelos países não alinhados.
Telegram prof. Bruno.
Item certo! ✅
Adaptado do texto original do discurso, que consta no livro “O Brasil nas Nações Unidas (1946-2006)”, publicado pela FUNAG (p. 155).
Sobre o governo de Getúlio Vargas (1951-54), julgue (C ou E) os itens abaixo:
O retorno de Vargas ao poder foi marcado por abrupto distanciamento dos Estados Unidos — em contraste com o governo de seu antecessor — de modo que não foram celebrados acordos estratégicos entre os dois países.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
Teve acordos estratégicos; não dá para dizer que foi um distanciamento abrupto, apesar de ter havido um distanciamento. Mas o distanciamento não era algo que Vargas queria. Ele tentou construir barganhas, pontes, diálogos, mas não teve retorno!
🗯️ Lembrando que o antecessor de Vargas (2) foi Dutra.
Sobre o governo de Getúlio Vargas (1951-54), julgue (C ou E) os itens abaixo:
O governo de Getúlio Vargas deu prosseguimento ao relacionamento com a República da China, com a abertura de embaixada em Taipé.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item certo! ✅
A Embaixada foi aberta em Taipé (capital da República da China) em 1952. É mais um aceno do Vargas aos EUA.
República da China = Taiwan 🇹🇼
🗯️ Lembrando que desde 1949, há “2 Chinas”: a República Popular da China 🇨🇳 — a China Continental — com capital em Pequim e a República da China — a ilha — com capital em Taipé.
Sobre o governo de Getúlio Vargas (1951-54), julgue (C ou E) os itens abaixo:
O Brasil aceitou enviar um pequeno contingente militar para a Guerra da Coreia, vista como uma oportunidade para consolidar a participação brasileira em um tema central para a segurança internacional do período.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
Os EUA pedem, mas Vargas diz que o 🇧🇷 não tem condições de enviar tropas, alegando que a prioridade brasileira nesse momento era o desenvolvimento nacional.
Sobre o governo de Getúlio Vargas (1951-54), julgue (C ou E) os itens abaixo:
A relação de proximidade entre Getúlio Vargas e Domingo Perón resultou na reedição do Pacto ABC — proposto originalmente pelo Barão do Rio Branco — em um acordo tido como necessário para reduzir a vulnerabilidade dos dois países diante dos Estados Unidos.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
O Pacto ABC proposto pelo então presidente argentino foi diferente do original proposto pelo Barão do Rio Branco em 1908. A reedição do pacto não obteve sucesso. Não chegou a ser assinado.
A proposta original do Barão era gerar uma interligação entre Argentina 🇦🇷 - Brasil 🇧🇷 - Chile 🇨🇱 (por isso pacto ABC) e não tinha portanto, qualquer caráter anti-americano, diferentemente da proposta do Perón. Inclusive, o pacto ABC proposto pelo Perón não incluía o Chile 🇨🇱. O Chile 🇨🇱 era aliado dos EUA 🇺🇸 nessa época. Perón usa o mesmo nome para tentar tocar o 🇧🇷: “vocês não vão assinar o pacto que foi proposto pelo patrono da diplomacia brasileira?”
Vargas percebe que assinar um pacto com Péron teria um alto custo político visto que ele era detestado pela elite política brasileira.
Julgue (C ou E) os itens abaixo, levando em consideração a Política Externa Independente (1961-64):
Ao longo do período da Política Externa Independente, o Brasil estabeleceu relações diplomáticas com países socialistas, incluindo a União Soviética, com a qual não havia contatos oficiais desde 1947.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item certo! ✅
🗯️ Lembrando que Dutra rompe as relações com a URSS em 47.
Eu havia marcado errado nessa questão porque houve o restabelecimento das relações comerciais entre Brasil e a URSS em 1958 pelo JK. Fiquei na dúvida se a banca consideraria isso como um “contato oficial”. Prof. falou que não. Ele disse que um recurso poderia ser feito, mas que ele seria indeferido 😅.
Julgue (C ou E) os itens abaixo, levando em consideração a Política Externa Independente (1961- 64):
O Brasil assumiu posição destacada na Conferência de Belgrado, que criou o Movimento dos Não-Alinhados, o que significou uma ruptura com o bloco ocidental ao qual se vinculou desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
O Brasil 🇧🇷 não assumiu uma posição de destaque.
Brasil 🇧🇷 foi apenas membro observador na Conferência de Bandung (1955) que criou as bases para o Movimento dos Não-Alinhados; o Movimento foi criado de fato na Conferência de Belgrado, na Iugoslávia, em 1961 (= governo João Goulart aqui no 🇧🇷).
O Brasil foi tão não alinhado nessa época que nem com o movimento dos não alinhados ele se alinhou 😅
Julgue (C ou E) os itens abaixo, levando em consideração a Política Externa Independente (1961-64):
A África ganhou espaço renovado na política externa deste período, com a declaração de apoio à descolonização africana — ainda que, na ONU, o Brasil ainda não tenha assumido posturas críticas ao colonialismo português.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item certo! ✅
O Brasil se abstém na votação.
A PEI é considerada um pouco ambígua, pois ao mesmo tempo que defende a descolonização africana, ela não rompe por completo com Portugal 🇵🇹. Inclusive, os países africanos criticam essa postura silenciosa do Brasil. 🗯️ Lembrando que foi no governo de Jânio Quadros (1961) que teve a primeira visita de um chanceler ao continente africano falando sobre descolonização. Chanceler Afonso Arinos.
A crítica ao colonialismo português só vem em 1974, no governo Geisel. Antes disso, o 🇧🇷 fica calado, não opina.
Julgue (C ou E) os itens abaixo, levando em consideração a Política Externa Independente (1961-64):
No tocante à questão cubana, o Brasil se manifestou contrariamente à tentativa de invasão à Baía dos Porcos, se envolveu na tentativa de solucionar a Crise dos Mísseis (1962) diplomaticamente e foi favorável ao bloqueio naval à ilha, aprovado no âmbito da OEA.
folha 1 do curso de aprofundamento
Item certo! ✅
🔵 se manifestou contrariamente à tentativa de invasão à Baía dos Porcos = sim, no gov. de Jânio Quadros em 61.
🔵 tentou solucionar a Crise dos Mísseis (1962) diplomaticamente = João Goulart foi à Washington para ajudar a mediar a crise (durante a crise)
🔵 foi favorável ao bloqueio naval à ilha = aprovado por unanimidade em 62
Prof. disse que aqui é quase um resumo da questão cubana.
Sobre os governos de Castelo Branco e Costa e Silva, julgue (C ou E) os itens abaixo:
Humberto Castelo Branco promoveu política externa pautada na retomada do alinhamento aos EUA, o que teve como um de seus principais símbolos a participação brasileira em operação de paz na República Dominicana — considerada ilegal, por não ter tido autorização do Conselho de Segurança da ONU.
folha 1 do curso de aprofundamento
⚫️ Governo Castelo Branco = 1964 a 1967
⚫️ Governo Costa e Silva = 1967 a 1969
Item errado! ❌
A operação na República Dominicana 🇩🇴 não foi considerada ilegal porque o próprio governo Dominicano pediu a ajuda portanto, não houve violação de soberania. Seria ilegal se o governo Dominicano fosse contra e mesmo assim tivesse havido a invasão.
Sobre os governos de Castelo Branco e Costa e Silva, julgue (C ou E) os itens abaixo:
O isolamento de Cuba era uma premissa da política externa dos EUA à época do governo de Castelo Branco, o que se refletiu na decisão do governo brasileiro de romper relações diplomáticas com a ilha — relações que se mantiveram desfeitas por mais de 20 anos.
folha 1 do curso de aprofundamento
⚫️ Governo Castelo Branco = 1964 a 1967
⚫️ Governo Costa e Silva = 1967 a 1969
Item certo! ✅
As relações diplomáticas com Cuba 🇨🇺 foram rompidas em 13 de maio de 1964 e só foram retomadas em 1986 no governo Sarney.
Sobre os governos de Castelo Branco e Costa e Silva, julgue (C ou E) os itens abaixo:
Costa e Silva teve governo marcado pela manutenção do alinhamento aos Estados Unidos, com intensa cooperação técnica, econômica e militar, além de proximidade ideológica.
folha 1 do curso de aprofundamento
⚫️ Governo Castelo Branco = 1964 a 1967
⚫️ Governo Costa e Silva = 1967 a 1969
Item errado! ❌
Não houve alinhamento; não houve proximidade ideológica. Foi um governo cheio de atritos com os EUA 🇺🇸.
🔴 Atenção! Dos 5 governos militares, o único que teve um alinhamento com os EUA 🇺🇸 foi o governo de Castelo Branco = cumplicidade real com os States. Os demais tiveram uma relação conflituosa com os 🇺🇸.
Sobre os governos de Castelo Branco e Costa e Silva, julgue (C ou E) os itens abaixo:
A parceria com a Índia foi uma das marcas do governo de Costa e Silva, o que resultou na participação brasileira na 2ª UNCTAD — realizada em Nova Délhi — e no início do diálogo em torno de um acordo de cooperação nuclear.
folha 1 do curso de aprofundamento
⚫️ Governo Castelo Branco = 1964 a 1967
⚫️ Governo Costa e Silva = 1967 a 1969
Item certo! ✅
Brasil olha para a Índia 🇮🇳 nesse momento e percebe que têm pautas em comum:
* não assinam o TNP
* vontade de desenvolver um programa nuclear ☢️
* questionamento a ordem vigente (= liberal)
Livro do Ricupero fala sobre isso.
A ascensão de Jânio Quadros ao poder levou ao estabelecimento da Política Externa Independente, que se manteria até o fim do governo de João Goulart. Acerca das características da PEI, julgue C ou E nas afirmativas abaixo:
Durante este período, os EUA perdem importância de forma abrupta entre os focos da política externa brasileira, já que o foco passa a ser as relações com África e Ásia. Prova maior deste distanciamento político e ideológico é a condecoração de ícones do socialismo, como Ernesto “Che” Guevara.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
🔵 Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item errado! ❌
Perde importância relativa estaria certo. O ‘abrupta’ deixou o item errado 😡
Lembrando que a PEI, acima de tudo, era uma política conciliadora. Brasil não queria fazer inimigos, pelo contrário, queria ser amigo de todos porque assim conseguiria atrair mais investimentos.
condecoração de ícones do socialismo, como Ernesto “Che” Guevara = essa parte está correta ✅
A ascensão de Jânio Quadros ao poder levou ao estabelecimento da Política Externa Independente, que se manteria até o fim do governo de João Goulart. Acerca das características da PEI, julgue C ou E nas afirmativas abaixo:
A América Latina se firma como uma das prioridades da política externa brasileira, como mostram as relações com a Argentina e com Cuba, a exemplo do governo de JK. Entretanto, temos como diferença da PEI frente a este governo a busca por uma visão mais abrangente, com diversificação de parcerias.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
🔵 Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item certo! ✅
JK manteve relações com Cuba 🇨🇺 sim e, segundo o prof. a política externa de JK não foi tão abrangente assim, o que torna o item certo.
A ascensão de Jânio Quadros ao poder levou ao estabelecimento da Política Externa Independente, que se manteria até o fim do governo de João Goulart. Acerca das características da PEI, julgue C ou E nas afirmativas abaixo:
A ampliação dos contatos com países socialistas, o apoio decidido ao anticolonialismo e a relação de sincera colaboração com os EUA estão entre as diretrizes da PEI, sintetizadas pelo chanceler Afonso Arinos de Melo Franco.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
🔵 Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item certo! ✅
⚠️ Cuidado! A afirmativa está falando sobre as diretrizes da PEI e foi isso mesmo! As ações concretas com relação à descolonização, porém, só a partir de 70.
A ascensão de Jânio Quadros ao poder levou ao estabelecimento da Política Externa Independente, que se manteria até o fim do governo de João Goulart. Acerca das características da PEI, julgue C ou E nas afirmativas abaixo:
A ativa participação do Brasil em meio ao Movimento dos Não-Alinhados deu o tom da política externa brasileira frente aos países periféricos. O Brasil consolidava ali postura protagônica, que viria a se aprofundar ao longo dos anos 1960 e 1970.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
🔵 Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item errado! ❌
O 🇧🇷 foi apenas observador do MNA. Não houve ativa participação tampouco postura protagônica.
Julgue as afirmativas (C ou E), levando em consideração a postura dos governos da PEI frente a suas parcerias:
Nos episódios da tentativa de invasão à Baía dos Porcos, da proposta norte-americana de suspensão de Cuba na OEA e do estabelecimento de bloqueio naval à ilha, o Brasil sempre se colocou do lado de Havana.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 PEI:
- Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
- Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item errado! ❌
‘Sempre’ é demais, né? 😅
⚫️ invasão à Baía dos Porcos = Brasil 🇧🇷 é contra a invasão, ficando ao lado da proposta mais próxima a Cuba 🇨🇺
⚫️ proposta norte-americana de suspensão de Cuba na OEA = Brasil 🇧🇷 critica a proposta americana
⚫️ estabelecimento de bloqueio naval à ilha = Brasil 🇧🇷 é favorável ao bloqueio portanto, fica contra Cuba 🇨🇺
Julgue as afirmativas (C ou E), levando em consideração a postura dos governos da PEI frente a suas parcerias:
A mudança brasileira frente ao colonialismo na África fica evidente com as críticas da chancelaria brasileira a Portugal, mudando até mesmo o posicionamento oficial do Brasil na Assembleia Geral da ONU.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 PEI:
- Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
- Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item errado! ❌
O Brasil 🇧🇷 muda sutilmente porque ao invés de votar contra, ele passa a abster-se. É uma mudança! Mas não passa a criticar Portugal 🇵🇹 e também não mudou sua postura oficialmente 🫠
Prof. Tanguy disse que, ao mesmo tempo, o 🇧🇷 começava a defender o “lusotropicalismo” nessa época.
Brasil só vai mudar mesmo o posicionamento oficial na AGU no governo de Ernesto Geisel (1974 a 1979).
Política Internacional
Julgue as afirmativas (C ou E), levando em consideração a postura dos governos da PEI frente a suas parcerias:
A visita de João Goulart à República Popular da China e o estabelecimento, naquela ocasião, de relações diplomáticas com este país, podem ser considerados a base para o crescimento desta que é uma das mais importantes relações bilaterais nos dias de hoje.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 PEI:
- Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
- Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item errado! ❌
Não houve estabelecimento de relações diplomáticas com a RPC. Entre 1942 e 1974, a relação do Brasil era com a República da China, que se tornou Taiwan em 1949.
visita de João Goulart à Repíblica Popular da China = ele foi, mas como vice em 61.
Julgue as afirmativas (C ou E), levando em consideração a postura dos governos da PEI frente a suas parcerias:
Se, entre 1958 e 1962, as relações bilaterais com a Argentina podem ser consideradas cordiais e cooperativas, esta condição não se mantém durante grande parte do governo de João Goulart.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 PEI:
- Governo Jânio Quadros = jan/1961 a ago/1961
- Governo João Goulart = 1961 a 1964
Item certo! ✅
João Goulart assume em 1961. Em 1962 (+/- 6 meses depois) há uma troca de governo na Argentina (acho que sai Frondizi e entra José María Guido) e esse governo argentino afasta-se do Brasil por questões ideológicas.
Política Internacional
Julgue os itens abaixo (C ou E), tomando por base o governo de Castelo Branco:
Como símbolo do desmantelamento da PEI, o governo do General Castelo Branco rompe com Cuba, de modo a isolar a ilha no contexto hemisfério, além de apoiar o estabelecimento de sanções econômicas, com base no TIAR.
folha 9 do curso de aprofundamento
🔵 Governo Castelo Branco = 1964 a 1967
Item certo! ✅
Os outros governos militares retomam em certa medida a PEI, por isso o governo do Castelo Branco é considerado um ‘passo fora da cadência’ (com relação às Américas) = existe um alinhamento muito forte aos Estados Unidos 🇺🇸 que não ocorreu nem na PEI nem nos outros governos militares. É O DIFERENTÃO!