1 Teoria das Relações Internacionais Flashcards
C ou E?
Na Síntese Neo-Neo, os Realistas enxergam os Estados como uma bola de bilhar [política interna não interfere na política externa], enquanto que os liberais acreditam que Estados mais democráticos tendem a ter uma maior preocupação com a preservação da paz.
Item certo! ✅
C ou E?
Na Síntese Neo-Neo, tanto os neorralistas quanto os neoliberais, apesar de terem uma apresentação diferente, acreditam que o Estado possui maior capacidade de regular os conflitos internamente do que externamente, justamente pela esfera internacional possuir uma essência anárquica.
✅
Explique a diferença de pensamento entre os realistas e os liberais no que concerne o Dilema de Segurança.
Os realistas acreditam que a paz duradoura é improvável, pois os Estados desconfiam um dos outros o tempo todo. E por essa desconfiança, eles estão sempre se armando e se preparando para uma guerra. Quanto mais eles se armam em busca de uma segurança, mais inseguros eles ficam, por isso o “dilema”.
Os liberais, por sua vez, acreditam que a paz é possível por meio de uma construção de confiança duradoura entre os Estados. Acreditam no “shadow of the future” e no “tit for tat”, ou seja, dando uma demonstração de confiança, o outro Estado dará outra e assim a confiança mútua vai sendo construída.
Podemos dizer que o relacionamento entre Brasil 🇧🇷 e Argentina 🇦🇷 na questão nuclear embasa o pensamento liberal. Os países passaram por um grande período de desconfiança até que resolveram criar uma confiança mútua e fizeram o tratado de não proliferação de armas nucleares e deu certo 🙏🏻
C ou E?
A proposta de criação de uma Liga das Nações é marcante, por representar a tentativa inédita de construção de uma organização internacional para garantia de paz e segurança, contrastando com o sistema de concertação do século anterior.
Folha 19 do curso de aprof.
✅
Eu ia marcar errado porque pensei no Concerto Europeu; mas o Concerto não tinha a lógica de uma organização internacional criada para garantir a paz e a segurança. Ele era baseado no equilíbrio de poder, ou seja, se uma potência começasse a querer se expandir, as outras se juntariam para bater nela.
C ou E?
A ONU, criada em 1945, difere de arranjos anteriores por ser uma organização de cunho puramente liberal, pelo respeito à soberania, igualdade soberana e pluralidade de temas, como direitos humanos e refugiados.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
A ONU é uma organização muito importante, mas ela não tem um cunho puramente liberal, visto que existe o Conselho de Segurança das Nações Unidas 🇺🇳 onde um pequeno grupo de cinco países determina o que os outros podem ou não fazer. Ela é criada sob uma forte influência liberal mas não puramente liberal.
C ou E?
O neoliberalismo discorda do neorrealismo ao considerar que a conflitividade do sistema internacional poderia ser contornada, uma vez que as organizações internacionais são capazes de eliminar os efeitos da anarquia.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
Erro: Dizer que as organizações internacionais são capazes de eliminar os efeitos da anarquia. Segundo os neoliberais, dá para mitigar, mas acabar, não.
C ou E?
O debate entre neorrealistas e neoliberais tem como um dos focos a diferença entre os ganhos buscados pelos Estados. Enquanto os neorrealistas defendem que os Estados buscam ganhos absolutos, os neoliberais afirmam que os Estados preferem os ganhos relativos.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
É justamente o contrário:
• os neorrealistas defendem que os estados buscam ganhos relativos
• os neoliberais afirmam que os estados preferem os ganhos absolutos
mnemônica:
neorrealistas — R — ganhos relativos
• ganhos relativos = eu, Estado, preciso ganhar mais do que o outro Estado
• ganhos absolutos = se eu, Estado, estiver ganhando, já está bom, não importa se o outro Estado está ganhando mais do que eu.
C ou E?
Apesar de os processos de mudança serem difíceis no sistema internacional, por dependerem de alterações na dinâmica de relações entre os agentes e a estrutura, o construtivismo tende a considerá-lo viável, apesar de demorado e não controlável por parte de atores específicos.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item certo! ✅
Quem fala sobre isso é o Wendt.
*Wendt é o principal nome do Construtivismo e prof. Tanguy acha que ele basta para a prova.
Quem é o principal nome do Construtivismo?
Wendt é o principal nome do Construtivismo.
C ou E?
Alexander Wendt considera que o realismo é uma escola ultrapassada, por defender os Estados como atores mais importantes. Na visão dele, os Estados como agentes centrais encontram-se em decadência diante de novos atores e movimentos políticos e culturais.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
Wendt concorda que os Estados são atores importantes.
Tomando por base as ideias defendidas por autores construtivistas:
A anarquia internacional não é necessariamente conflitiva e nem uniforme, já que pode assumir simultaneamente uma série de formas nas relações entre diferentes grupos de atores.
folha 19 do curso de aprof.
Item certo! ✅
Wendt → “A anarquia é o que os Estados fazem dela” = título de um dos principais artigos dele.
A Escola de Copenhague sofreu influência de qual corrente?
Do Construtivismo
Sobre a Escola de Copenhague e a segurança internacional:
A Escola de Copenhague considera que não há termos rígidos para a definição do que é um tema de segurança internacional, visto que a percepção coletiva pode modificar o juízo feito pela sociedade acerca dos temas que a concerne.
folha 19 do curso de aprof.
Item certo! ✅
De acordo com a teoria desenvolvida por Barry Buzan, Ole Waever e Jaap De Wilde.
Sobre a Escola de Copenhague e a segurança internacional:
A Escola de Copenhague utiliza parâmetros presentes no construtivismo para estabelecer critérios capazes de explicar fenômenos da segurança internacional.
Item certo! ✅
A Escola de Copenhague sofreu influência do construtivismo.
Política Internacional
Principais pensadores da Escola de Copenhague: [3]
Barry Buzan, Ole Waever e Jaap De Wilde
Sobre a Escola de Copenhague e a segurança internacional:
É considerado um tema de segurança qualquer um cuja audiência considere válido que o estado viole suas próprias regras, seja este tema doméstico ou internacional.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item certo! ✅
Sobre a Escola de Copenhague e a segurança internacional:
O estado é capaz de ditar temas que são considerados de segurança, de forma autônoma.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
As securitização ocorre de forma coletiva (sociedade + Estado)
Sobre a Escola de Copenhague e a segurança internacional:
Securitização e politização podem ser considerados sinônimos.
folha 19 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
Não são sinônimos!
→ politização = tema que sai da esfera privada e vai para pública/política.
→ securitização = tema que vai para a esfera da segurança. Ex.: espirrar nunca foi um problema, mas durante a pandemia, tornou-se uma questão de segurança.
Explique a politização, a despolitização, a securitização e a dessecuritização segundo a perspectiva da Escola de Copenhague.
De acordo com a Escola de Copenhague, os assuntos possuem 3 esferas: privada, pública/política e a da segurança.
📍Politização = quando um assunto sai da esfera privada e vai para a pública/política.
📍Despolitização = movimento contrário. Quando um assunto sai da esfera pública/política e vai para a privada.
Exemplo: a orientação sexual de cada um é um assunto que pertence a esfera privada. Mas pode acontecer de em algum país esse assunto sair da esfera privada e ir para esfera pública, visto que o Estado pode passar a proibir o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.
📍 Securitização = quando um assunto sai da esfera pública/política e vai para a esfera da segurança.
📍 Dessecuritização = movimento contrário. Sai da esfera da segurança e volta para a esfera pública/política.
É possível que um assunto saia da esfera privada diretamente para esfera da segurança, mas não é algo comum. Ex.: Espirrar era um assunto da esfera privada, mas durante a pandemia da COVID-19 tornou-se uma questão de segurança.
Na esfera da segurança, a sociedade permite que o Estado ultrapasse os próprios limites. Ex.: Homicídio é algo totalmente repreendido na sociedade, mas se tiver um homem bomba ameaçando matar todo mundo, a sociedade permitirá (e desejará!) que o Estado elimine a ameaça nesse caso.
C ou E?
Embora o Realismo e o Liberalismo partilhem uma convergência ontológica a respeito da abordagem racionalista do Estado, o pensamento realista percebe o comportamento estatal egoísta como ação racional na busca de ganhos relativos de poder e segurança para sobreviver, ao passo que o pensamento liberal identifica a cooperação como produto de um comportamento racional para a obtenção de ganhos absolutos pelos Estados.
convergência ontológica = convergência filosófica ou fundamental; natureza fundamental, essência do pensamento dessas duas correntes políticas
Telegram Bruno.
Item certo! ✅
O Realismo e o Liberalismo defendem a racionalidade do Estado. Os realistas, na promoção do autointeresse para a sobrevivência; os liberais, na obtenção de ganhos absolutos, inclusive pela cooperação.
Sobre teoria das Relações Internacionais, julgue (C ou E) o item a seguir:
O pensamento liberal institucionalista de Robert Keohane rejeita o racionalismo e postula que os Estados se comportam de maneira altruísta, visando à obtenção de ganhos absolutos para a comunidade internacional.
Telegram prof. Bruno
Item errado! ❌
Robert Keohane não rejeita o racionalismo. Pelo contrário, ele parte do pressuposto de que os Estados são atores racionais que buscam maximizar seus próprios interesses (o que inclui a sobrevivência), mas reconhecem que em certas situações podem cooperar visando a obtenção de ganhos mútuos, mesmo que não necessariamente altruístas, através de instituições internacionais.
Para Keohane, os Estados comportam-se de maneira racional e perseguem seus interesses com vistas à obtenção de ganhos absolutos.
O estudo das relações internacionais passa a ser visto como um campo independente de estudos e teorização a partir da Primeira Guerra Mundial, baseado na percepção de que é necessária a compreensão do fenômeno da guerra e da atuação dos estados. Sobre este campo de estudo, julgue os itens a seguir como C ou E:
O idealismo, como corrente teórica das Relações Internacionais, reflete o momento de adesão das elites ao liberalismo econômico e às instituições internacionais, como forma de evitar a eclosão de novas guerras de grandes proporções, como a Grande Guerra (1914-18).
folha 3 do curso de aprofundamento
Item certo! ✅
O estudo das relações internacionais passa a ser visto como um campo independente de estudos e teorização a partir da Primeira Guerra Mundial, baseado na percepção de que é necessária a compreensão do fenômeno da guerra e da atuação dos estados. Sobre este campo de estudo, julgue os itens a seguir como C ou E:
A obra “A Grande Ilusão”, de Norman Angell, oferece uma abordagem crítica ao idealismo dominante nos anos do pós-Guerra Fria, ao argumentar que os círculos intelectuais se iludem diante do argumento de que instituições internacionais seriam capazes de deter os impulsos bélicos dos estados.
folha 3 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
Esse livro é de 1909, portanto, anterior à 1ª GM. A “grande ilusão” abordada no livro é justamente o contrário. Ele diz que a grande ilusão é a classe dominante política achar que a guerra é positiva, achar que tem que fazer guerra. Angell afirma que a guerra não traz benefícios.
Política Internacional
O estudo das relações internacionais passa a ser visto como um campo independente de estudos e teorização a partir da Primeira Guerra Mundial, baseado na percepção de que é necessária a compreensão do fenômeno da guerra e da atuação dos estados. Sobre este campo de estudo, julgue os itens a seguir como C ou E:
Lênin, com sua visão internacionalista do mundo, reforça o idealismo, por crer que a cooperação entre os Estados é capaz de gerar maior igualdade entre as classes sociais.
folha 3 do curso de aprofundamento
Item errado! ❌
Coitado de Lênin, nesse momento ele está se revirando no túmulo 🤯 É justamente o contrário.
A guerra é imposta pela classe dominante, burguesia, contra o proletariado. E qual a solução proposta por Lênin? A Revolução. Inclusive, pós-revolução, seria imposto o Estado socialista/comunista, que quando chegasse ao seu auge, deixaria de existir, pois o Estado nada mais é do que uma estrutura dominante. Isso é a base do pensamento Marxista.