1.7 Formação de Opinião e Relatório do Auditor Flashcards
Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto à Formação de Opinião e Relatório do Auditor,
Relacione os cinco tipos adiante de Relatório de Auditoria com suas respectivas definições / situações: (1) Sem Ressalvas, (2) Com Ressalvas, (3) Adverso, (4) Abstenção de Opinião e (5) Com Parágrafo de Ênfase
( ) não obteve comprovação suficiente para fundamentar sua opinião; ou entende que as distorções não detectadas possam ser relevantes e generalizadas
( ) demonstrações estão adequadas e foram elaboradas e divulgadas em conformidade
( ) há distorções relevantes e de efeito generalizado
( ) não corresponde a uma distorção ou ressalva, mas busca chamar a atenção a algo suficientemente importante com o fim único de divulgá-lo
( ) há distorções relevantes mas não de efeito generalizado; ou não obteve evidência suficiente de que as distorções, se houverem, não são generalizadas
(4) não obteve comprovação suficiente para fundamentar sua opinião
(1) demonstrações estão adequadas e foram elaboradas e divulgadas em conformidade
(3) há distorções relevantes e de efeito generalizado
(5) não corresponde a uma distorção ou ressalva, mas busca chamar a atenção a algo suficientemente importante com o fim único de divulgá-lo
(2) há disorções relevantes mas não de efeito generalizado
Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto à Formação de Opinião e Relatório do Auditor,
O parágrafo de ênfase ____ (serve / não serve) para quando o relatório contém opinião modificada (adversa ou abstenção de opinião)
Não serve
O parágrafo de ênfase é para DAR ÊNFASE em alguma coisa que ESTÁ ESPECIFICADA no relatório de auditoria e que o auditor quer trazer mais importância.
Pode ser aplicado, inclusive, para opinião SEM RESSALVA. Não tem nada a ver com opinião modificada ou não, mas simplesmente a algo que está no relatório e que o auditor quer aumentar a visibilidade aos usuários.
Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto à Formação de Opinião e Relatório do Auditor,
A única demonstração contábil que deve vir tratada no parágrafo de “Outros Assuntos” é a ____
DVA
Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto à Formação de Opinião e Relatório do Auditor,
O processo de decisão do auditor para determinar os principais assuntos de auditoria visa selecionar um número ____ (menor / maior) de assuntos entre aqueles comunicados aos responsáveis pela governança e tem por base o julgamento sobre quais assuntos foram os de ____ (menor / maior) importância na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente.
A determinação dos principais assuntos de auditoria ____ (se limita / não se limita) aos assuntos de maior importância na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente, mesmo quando são apresentadas demonstrações contábeis comparativas.
No processo, ____ (pode ser / não é) importante avaliar se um assunto principal de auditoria na auditoria das demonstrações contábeis do período anterior, continua sendo na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente
Menor - maior
Se limita
Pode ser
Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto à Formação de Opinião e Relatório do Auditor,
Relacione as seções do relatório de auditoria com o que deve estar contida em cada seção: (1) Opinião; (2) Base para a Opinião; (3) Responsabilidades da Administração; (4) Responsabilidades do Auditor e (5) Outros Assuntos
( ) O auditor deve declarar que a auditoria foi conduzida de acordo com as normas de auditoria aplicáveis (como as normas brasileiras ou internacionais). Deve também afirmar que o auditor é independente em relação à entidade e que cumpriu com todas as exigências éticas. Caso haja ênfases ou modificações, elas devem ser justificadas aqui. Além disso, auditor acredita que a evidência de auditoria obtida por ele é suficiente e apropriada para fundamentar sua opinião.
( ) O auditor deve explicar que seu objetivo é obter uma segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes, sejam por fraude ou erro, e que ele emite um parecer baseado nas evidências obtidas.
( ) Contém a identificação da entidade cujas demonstrações contábeis foram auditadas; afirmar que as demonstrações contábeis foram auditadas; identifica o título de cada demonstração que compõe as demonstrações contábeis; faz referência às notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis; e especifica a data ou o período de cada demonstração que compõe as demonstrações contábeis.
( ) Parágrafo de Ênfase ou Parágrafo de Outros Assuntos podem ser incluídos, dependendo da necessidade de destacar algo relevante ou de chamar a atenção para um fato importante sobre as demonstrações contábeis, como eventos subsequentes ou incertezas significativas.
( ) A administração se responsabiliza pela preparação das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura contábil aplicável, assim como a manutenção de controles internos necessários para evitar distorções relevantes.
(2) O auditor deve declarar que a auditoria foi conduzida de acordo com as normas de auditoria aplicáveis (como as normas brasileiras ou internacionais). Deve também afirmar que o auditor é independente em relação à entidade e que cumpriu com todas as exigências éticas. Caso haja ênfases ou modificações, elas devem ser justificadas aqui.
(4) O auditor deve explicar que seu objetivo é obter uma segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes, sejam por fraude ou erro, e que ele emite um parecer baseado nas evidências obtidas.
(1) Contém a opinião modificada ou não modificada, e fala sobre as demonstrações contábeis, indicando se as demonstrações fornecem uma visão verdadeira e justa (ou equivalente) conforme a estrutura de relatório financeiro aplicável. Se for aplicável, deve especificar que as demonstrações foram preparadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
(5) Parágrafo de Ênfase ou Parágrafo de Outros Assuntos podem ser incluídos, dependendo da necessidade de destacar algo relevante ou de chamar a atenção para um fato importante sobre as demonstrações contábeis, como eventos subsequentes ou incertezas significativas.
(3) A administração se responsabiliza pela preparação das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura contábil aplicável, assim como a manutenção de controles internos necessários para evitar distorções relevantes.
Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto à Formação de Opinião e Relatório do Auditor,
O parecer do auditor é também conhecido como forma ____ (curta / longa)
E o relatório do auditor é também conhecido como forma ____ (curta / longa)
Parecer = Curta
Relatório = Longa
Em Matéria de Auditoria Tributária, quanto à Formação de Opinião e Relatório do Auditor,
Os auditores independentes ____ (podem / não podem) emitir relatórios informais, que geralmente não consubstanciam a forma escrita, com apenas informações verbais que são transmitidas aos administradores da entidade auditada ou a seus subordinados, acerca de assuntos não relevantes e que podem ser corrigidos sem que precisem constar de relatórios formais
Podem