ZOO1 Flashcards
O agente etiológico da febre amarela é transmitido por artrópodes (vetores), da família
Culicidae, habitualmente conhecidos como mosquitos e pernilongos.
Foco do complexo teníase-cisticercose pode ser definido como sendo a unidade habitacional com pelo menos
indivíduos com sorologia positiva para cisticercose;
um indivíduo com teníase;
um indivíduo eliminando proglótides;
um indivíduo com sintomas neurológicos suspeitos de cisticercose;
animais com cisticercose (suína/bovina).
L. monocytogenes tem predileção pela placenta, onde frequentemente não é alcançada pelo sistema imunológico. Os sinais de infecção intrauterina são diarreia, náusea, dor nas costas, dor abdominal e sangramento vaginal. A única prova diagnóstica costuma ser o
hemocultivo positivo.
O isolamento quantitativo de C. perfringens é realizado em ágar Sulfito-Polymixina-Sulfadiazina (SPS), nos quais as colônias apresentam-se de qual cor, devido à reação do sulfito?
PRETAS
A manifestação clássica da leptospirose grave é a síndrome de Weil, caracterizada pela tríade:
icterícia, insuficiência renal e hemorragias
O quadro clínico do botulismo por ferimentos é semelhante ao do botulismo alimentar; entretanto, os sinais e sintomas gastrointestinais não são esperados.
v
No Brasil, Listeria monocytogenes tem sido isolada de material clínico de vários processos patológicos e de portadores humanos, mas nunca se conseguiu estabelecer uma relação direta entre o consumo do alimento contaminado pelo agente e a ocorrência da doença em humanos.
v
Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira, do qual se conhecem 14 espécies patogênicas, sendo a mais importante a
L. interrogans.
O botulismo infantil é mais brando que a versão adulta.
V
Apesar de não ser uma doença de notificação compulsória, em nível nacional, a notificação dos casos de teníase-cisticercose humana é ferramenta indispensável para o estabelecimento de uma ação eficiente da vigilância epidemiológica e sanitária.”
V