PSE1 Flashcards
De acordo com o Regulamento da Vacinação Obrigatória contra a Febre Aftosa, a Brucelose e a Raiva dos Herbívoros, aprovado pelo DECRETO 30.879, DE 23 JANEIRO DE 1990: exigir do pessoal credenciado, quando arrecadar valores previstos no inciso anterior, que faça o respectivo recolhimento, dentro do prazo improrrogável de cinco (5) dias, a estabelecimento bancário oficial do Estado de Minas Gerais, em conta própria da Superintendência de Saúde Animal; quem?
Superintendência de Saúde Animal
Monitoramento sanitário dos plantéis avícolas.
Aves reprodutoras em início de produção:
Linhas puras, bisavós e avós. poderá ser empregado o teste de Soro Aglutinação Rápida (SAR) em quantas amostras por núcleo?
mil amostras por núcleo. Deverá ser complementada quando reagentes, com Aglutinação
Lenta em Tubos ou com a Microaglutinação.
De acordo com a Instrução Normativa nº 78, de 3 de novembro de 2003, que dispõe sobre as Normas Técnicas para Controle e Certificação de Núcleos e estabelecimentos Avícolas como Livres de Salmonella Gallinarum e de Salmonella Pullorum e Livres ou Controlados para Salmonella Enteritidis e para Salmonella Typhimurium
quais As provas utilizadas no monitoramento e diagnóstico laboratorial, nas diferentes etapas do processo?
1.1. Aglutinação Rápida em Placa - Teste de Pulorose (com sangue total ou soro);
1.2. Aglutinação Lenta em Tubos (ALT) ou Microaglutinação;
1.3. Diagnóstico Bacteriológico.
1.4. Diagnóstico Molecular.
A Superintendência de Saúde Animal pode determinar, em circunstâncias especiais e em qualquer época, a revacinação dos animais contra a febre aftosa e a raiva dos herbívoros, visando a circunscrever e controlar focos dessas doenças. A revacinação será custeada pelo criador e supervisionada pela
Superintendência de Saúde Animal.
Nas áreas de controle, os estabeleci- mentos vendedores de vacina se obrigam a fornecer, com qual frequencia, à Superintendência de Saúde Animal, em formulários próprios, os dados que permitam apreciar a distribuição de vacinas e o estoque dos produtos?
semanalmente
atividade de montaria, com ou sem cronometragem, em que entram em julgamento o desempenho do animal e a habilidade do indivíduo para dominá-lo, permanecendo montado, com perícia e elegância, por tempo determinado, fixado em regulamento próprio.
rodeio de animais
s valores correspondentes aos produtos empregados e dos serviços realizados, não sendo pagos no ato ou no prazo irrevogável de serão lançados em Dívida Ativa do Estado e cobrados judicialmente.
quinze (15) dias,
podem ser utilizados no diagnóstico micoplasmológico.
isolamento e pcr
Para o monitoramento sanitário dos plantéis avícolas em aves de 01 (um) a 05 (cinco) dias, poderá ser realizado o teste de Soro Aglutinação Rápida (SAR) em QTAS amostras por núcleos?
100
monitoramento sanitário dos plantéis avícolas MICOPLASMA Quando positivos no HI ou ELISA, colher suabes de traqueia de QTAS aves para confirmação por cultivo e/ou PCR em laboratório credenciado ou oficial, a critério do serviço oficial de defesa sanitária animal?
20
prazo DE QTOS dias contados da data do auto de infração, caberá ao infrator, após ter recolhido ao estabelecimento bancário oficial do Estado a multa que lhe foi imposta, o direito de interpor recurso perante a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento?
30 DIAS
O esquema de provas laboratoriais para S. Gallinarum, S. Pullorum, S. Enteritidis e S. Typhimurium consistirá de:
……………
1.2. Monitoramento sanitário dos plantéis avícolas.
1.2.1. Aves de 01 (um) a 05 (cinco) dias:
1.2.1.1. Diagnóstico bacteriológico ou molecular nas aves mortas, identificando as linhas genéticas, no máximo
50 AVES
De acordo com a Lei nº 13.605 de 28 de junho de 2000, que dispõe sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal durante a realização de rodeio, avalie a seguinte afirmação:
Verificada a ocorrência de fatos que possam configurar infração penal, o IMA dará ciência
do ocorrido à
Delegacia Especializada de Preservação da Qualidade da Vida e Ecologia – DEPQVE ou ao Ministério Público Estadual.
A vacinação contra a ??? e a ??? dos herbívoros será promovida por etapas nas regiões determinadas pela Superintendência de Saúde Animal.
BRUCELOSE/RAIVA
Será emitido pela DFA, no Estado onde se localiza o estabelecimento avícola, após a realização mínima de ???? testes, um Certificado Sanitário, em modelo padronizado pelo MA, para os estabelecimentos ou núcleos livres ou sob vigilância e acompanhamento para os agentes tratados nesta norma. MYCOPLASMA
TRES
Os estabelecimentos avícolas deverão encaminhar à DFA do Estado de jurisdição um CALENDÁRIO ??? contemplando o cronograma de nascimento, importação e as datas das colheitas rotineiras de material realizadas pelo responsável técnico para dar ao Serviço Oficial oportunidade de harmonizar as datas de colheitas oficiais, bem como a fiscalização e supervisão no referido estabelecimento.
MENSAL
De acordo com o Regulamento da Vacinação Obrigatória contra a Febre Aftosa, a Brucelose e a Raiva dos Herbívoros, aprovado pelo DECRETO 30.879, DE 23 JANEIRO DE 1990, julgue a seguinte assertiva:
Nas áreas de controle, os estabeleci- mentos vendedores de vacina se obrigam a fornecer, com qual frequencia, à Superintendência de Saúde Animal, em formulários próprios, os dados que permitam apreciar a distribuição de vacinas e o estoque dos produtos.
SEMANALMENTE
Para o ingresso de animais nos recintos de concentração dos rodeios serão exigidos:
I - atestado de vacinação contra ???? , para bovinos e bubalinos;
febre aftosa
Em relação às colheitas em estabelecimentos de controles eventuais, exceto aves de postura comercial, frango de corte e ratitas (controle periódico a cada três meses), em aves reprodutoras onde não seja possível utilização de suabes, proceder à colheita aleatória de três aves por mil aves, desde que o mínimo seja ??? e o máximo de ??? por núcleo.
10/20
micoplasma: Os estabelecimentos avícolas deverão fornecer ???? um calendário de colheitas, que será encaminhado à DFA, do Estado onde se localiza, com cronograma de nascimento, de importação e as datas das colheitas rotineiras de material, realizadas pelo responsável técnico, visando a fiscalização e a supervisão do serviço oficial”.
mensalmente
LEI 10.021, DE 06 DEZEMBRO DE 1989
Art. 8º - Os frigoríficos e os estabelecimentos que abatem ou industrializam carne são obrigados a exigir do criador ou do fornecedor certificado de vacinação dos seus rebanhos contra a febre aftosa e a raiva dos herbívoros.
Parágrafo único - O não-cumprimento do disposto no “caput” deste artigo sujeita o infrator a multa correspondente a ??? UFIRs (Unidades Fiscais de Referência) por animal desembarcado sem o documento sanitário.
25