PS4 Flashcards
A imunidade no Mormo é predominantemente
Celular! Vale lembrar da Maleinização (utilização de um extrato proteico de maleína que gera uma hipersensibilidade tipo 4 – retardada – baseada por reações celulares). -c
Diante de suspeita descartada de mormo, o Órgão Executor de Sanidade Agropecuária deverá
I - manter registros auditáveis sobre o atendimento, incluindo os motivos do descarte da suspeita; e
II - desinterditar a(s) unidade(s) epidemiológica(s) imediatamente.
A propriedade será considerada controlada para A.I.E. quando não apresentar animal reagente positivo em quantos exames e com qual intervalo?
2 (dois) exames consecutivos de diagnóstico para A.I.E., realizados com intervalo de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias.
Quais são os vetores mais efetivos do VAIE?
Moscas picadoras da família Tabanidae
O VAIE sobrevive por um tempo limitado nas peças bucais dos insetos, reduzindo a probabilidade de disseminação para hospedeiros mais distantes. V ou F?
V
será lavrado termo de ocorrência, na presença de 2 (duas) testemunhas, e requisitado apoio de força policial para o efetivo cumprimento da medida de defesa sanitária, ficando o infrator sujeito às sanções previstas em lei QDO HOUVER RECUSA A
tomar ciência do comunicado de interdição da propriedade ou do sacrifício do animal portador
resultados no teste de triagem de Fixação de Complemento devem ser interpretados de acordo com o padrão de cor da prova (percentual de hemólise), na diluição 1/5: sendo uma amostra negativa quando a amostra que produz QTOS % DE HEMÓLISE?
100%
odo foco de mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado, observando-se a realização de testes de diagnóstico consecutivos de todos os equídeos da unidade epidemiológica, com intervalo de 21 a 30 dias entre as colheitas, com prazo máximo de QTOS dias para a primeira coleta?
30 DIAS
Em equinos o Vírus da Anemia Infecciosa persiste nos leucócitos do sangue por QTO TEMPO?
toda a vida
Considerando a IN nº 06/2018, que trata das Diretrizes Gerais para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo,
Diante de foco confirmado de mormo, o Serviço Veterinário Oficial deverá realizar investigação epidemiológica, incluindo avaliação da movimentação dos equídeos do estabelecimento pelo menos nos últimos
180 DIAS
onsidera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecida e organizada pelo
Serviço Veterinário Oficial.
Detectado foco de A.I.E., deverá ser realizada, entre outras medidas, a marcação permanente dos equídeos portadores da A.I.E., por meio da aplicação de ferro candente na paleta do lado esquerdo com um “A”, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF.
V
Os camelídeos podem ser acometidos pelo Mormo.
V
MORMO: grupo de animais alojados em um mesmo estabelecimento ou unidade epidemiológica;
LOTE DE ANIMAIS
grupo de animais com probabilidades semelhantes de exposição ao agente etiológico do mormo. Dependendo das relações epidemiológicas estabelecidas e da extensão da área das propriedades rurais envolvidas, pode ser formado por uma propriedade rural, por um grupo de propriedades rurais, por parte de uma propriedade rural, ou por qualquer outro tipo de estabelecimento onde se aglomeram animais susceptíveis à doença.
UNIDADE EPIDEMIOLÓGICA