Transmissão das Obrigações Flashcards
No que consiste a transmissão das obrigações? Quais são suas espécies?
A transmissão das obrigações se caracteriza pela conservação do negócio jurídico, que não sofre modificação do seu objeto por mais que ocorra sucessiva substituição dos seus atores. Estas ocorrem após a gênese da obrigação e antes do momento da sua exigibilidade.
São três espécies de transmissão: cessão de crédito, assunção da dívida e cessão da posição contratual.
O que é a cessão de crédito?
Negócio jurídico bilateral pelo qual o credor transfere a terceiro a sua posição patrimonial na relação obrigacional, sem que com isso se crie uma nova situação jurídica.
A cessão de crédito pode se dar por meio de um negócio jurídico unilateral? Explique.
Excepcionalmente é possível que resulte de negócio jurídico unilateral, envolvendo cessão de crédito pela via testamentária.
Diferencie alienação de cessão.
A alienação envolve a transmissão de coisas corpóreas. A cessão implica a transferência, onerosa ou não, de bens imateriais, intangíveis.
Na cessão de crédito, explique quem é o cedente, o cessionário e o cedido.
- Cedente: aquele que transfere total ou parcialmente seu crédito
- Cessionário: aquele que o adquire, preservando a mesma posição do cedente.
- Cedido: será o devedor, que terá de adimplir a obrigação em favor do cessionário
Na cessão de crédito, é necessário o consentimento do cedido? Explique.
Não precisa de consentimento do cedido, mas precisa que lhe seja dado conhecimento, quanto à realização da cessão para fins de eficácia e oponibilidade em relação à sua pessoa.
A cessão de crédito pode derivar de uma imposição legal? Explique.
Em regra, a cessão de crédito deriva de um ato de autonomia negocial, mas, de forma pouco frequente, poderá se concretizar independentemente do instrumento de um negócio jurídico, quando resulta de uma imposição legal.
Quais são os requisitos da cessão de crédito?
Um negócio jurídico que estabeleça a transmissão da totalidade ou de parte do crédito; a inexistência de impedimentos legais ou contratuais a esta transmissão; e a não ligação do crédito à pessoa do credor como decorrência da própria natureza da prestação.
Na cessão de crédito, o cessionário poderá exercer atos conservatórios sobre o direito cedido? Explique.
Sim, independentemente do conhecimento da cessão pelo devedor.
O que é a cessão pro soluto?
O cedente apenas se responsabiliza perante o cessionário pela existência do crédito (suas garantias e acessórios) ao tempo de sua cessão, mas não pela solvabilidade do cedido. Aplica-se, em regra, à cessão onerosa.
O que é a cessão pro solvendo?
Torna o cedente responsável pela solvabilidade do cedido, até o limite do valor que recebera pela transação. Demanda cláusula expressa e a responsabilidade do cedente será subsidiária.
O que é a assunção de dívida?
É um negócio jurídico de transmissão singular de um débito. Nesta, um terceiro se obriga perante o credor a efetuar a prestação devida por outrem.
Na assunção de dívida, é preciso o consentimento do credor? Por que?
É imprescindível o consentimento do credor, de forma expressa, pois as condições de solvabilidade de quem faz a assunção são importantes.
Na transmissão das obrigações por assunção de dívida, diferencie a assunção liberatória da assunção cumulativa.
- Assunção liberatória: Esta propicia a liberação do devedor originário, sem perda de identidade do vínculo, que se mantém inalterado. Com o ingresso do assuntor, o devedor ficará exonerado.
- Assunção cumulativa: O novo devedor assume o débito conjuntamente com o devedor primitivo. É uma ampliação do polo subjetivo.
Quais são os requisitos para a assunção de dívida?
Consentimento do credor, validade do negócio jurídico transmissivo da obrigação e solvência do novo devedor ao tempo da assunção da dívida.