Aspectos Gerais do Direito das Obrigações Flashcards
Conceitue obrigação.
É a relação jurídica transitória, estabelecendo vínculos jurídicos entre credor e devedor, cujo objeto é uma prestação pessoal, positiva ou negativa, garantindo o cumprimento, sob pena de coerção judicial.
Quais são as características da relação obrigacional?
Determinabilidade dos sujeitos, caráter patrimonial da prestação e a transitoriedade do vínculo.
O que é o débito?
O débito é uma prestação a ser espontaneamente cumprida pelo devedor. É o bem da vida solicitado pelo credor.
No que consiste a responsabilidade patrimonial do devedor?
É a sujeição que recai sobre o patrimônio do devedor como garantia do direito do credor, derivada do inadimplemento do débito originário.
Diferencie credor de devedor.
- Credor: É aquele que pode exigir de outrem um determinado comportamento.
- Devedor: Aquele que deve cumprir determinado comportamento.
O que é o objeto, enquanto elemento objetivo da relação obrigacional?
É a prestação devida, a qual tem conteúdo econômico ou conversibilidade patrimonial. Pode ser positivo ou negativo e consiste em uma conduta humana.
Quais são as características do objeto de uma relação obrigacional?
Licitude, possibilidade física e jurídica, determinabilidade e patrimonialidade.
O que é o vínculo jurídico, enquanto elemento abstrato da relação obrigacional?
É o liame abstrato que une as partes, possibilitando a um deles exigir do outro o objeto da prestação, sob pena de excussão patrimonial através do Poder Judiciário. É o que confere coercibilidade à relação obrigacional.
Diferencie a obrigação simples da obrigação composta.
- Obrigações simples: Têm apenas um credor, um devedor e uma prestação.
- As obrigações compostas ou plurais podem ter uma multiplicidade de objetos (obrigação composta objetiva), por exemplo: obrigações cumulativas, facultativas e alternativas. Ou uma multiplicidade de sujeitos (obrigações compostas subjetivas), por exemplo: obrigações solidárias e indivisíveis.
O que é uma obrigação alternativa?
Apesar de ter uma pluralidade de prestações possíveis e distintas, apenas uma delas deverá ser satisfeita (caráter unitário). O credor não é obrigado a receber parte de uma prestação e parte de outra. Deve ser uma delas integralmente.
Explique a fase de concentração dentro de uma obrigação alternativa.
É a fase na qual há a conversão da obrigação alternativa, originariamente plural, em obrigação simples, pela determinação do objeto a ser prestado. Pode ser convencionada para fins de escolha pelo credor, devedor ou por outras vias, autônomas à vontade das partes.
Na obrigação alternativa, a outra parte é obrigada a se sujeitar a escolha feita pela parte adversa? Explique.
Sim. O direito de escolha é um direito potestativo, ou seja, implica a necessária sujeição do outro contratante ao exercício do poder de quem operou a concentração.
O que acontece em caso de impossibilidade superveniente da obrigação, em caso de obrigações alternativas?
Se uma das duas prestações não puder ser objeto da obrigação ou se tornar inexequível, subsistirá o débito quanto a outra. Todavia, se a perda se deu após a escolha, recaindo justamente sobre a prestação eleita, ocorrerá a resolução do negócio jurídico.
O que é a obrigação facultativa?
É um direito potestativo concedido ao devedor de substituir o objeto inicialmente prestado por outro, de caráter subsidiário, mas já especificado na relação obrigacional.
O que acontece no caso de impossibilidade originária ou posterior da prestação principal, no caso da obrigação facultativa?
Se a prestação principal na obrigação facultativa tiver uma impossibilidade originária, toda a obrigação será inválida tendo em vista a perda do objeto. Ocorrendo a impossibilidade posterior da coisa principal, sem culpa do devedor, a obrigação facultativa extingue-se, a despeito de subsistir o objeto supletivo, pois não pode a coisa acessória ser exigida pelo credor.
O que é a obrigação cumulativa?
São duas ou mais prestações cumulativamente exigíveis por um único título e um único fato jurídico na origem. O devedor apenas se exonera se prestas todas as prestações de forma conjunta. O descumprimento de uma das prestações significa o inadimplemento total.
O que é a obrigação fracionária?
Havendo pluralidade de credores ou devedores em obrigação de natureza divisível e inexistindo solidariedade legal ou contratual, cada um dos titulares agirá de forma autônoma, com relação a seus direitos e deveres, fracionando-se a obrigação em partes iguais.