T18_Retroviridae Flashcards

1
Q

Características dos Retroviridae

  • Vírus de ____, com __ cópias do genoma (___)
  • Genoma revestido por proteínas ____ (___)
  • As proteínas estão envolvidas numa ____: ____ __ ou ____ __
  • Simetria ____
  • ____ revestimento ____, a ____ __

Como a grande maioria dos vírus com envelope, a membrana lipídica, a bicamada lipídica é adquirida durante a ____ do ____ da célula do ____.

No entanto algumas proteínas como a ____ __, também designada de glicoproteína __, e a ____ ____, portanto a proteína __, também chamada de glicoproteína __, são encontradas no ____ e codificadas pelo vírus.

A
  • Vírus de RNA, com 2 cópias do genoma (diplóide)
  • Genoma revestido por proteínas neurocápside (NC)
  • As proteínas estão envolvidas numa cápside: proteína p24 ou antigénio p24
  • Simetria icosaédrica
  • Com revestimento complexo, a proteína p17

Como a grande maioria dos vírus com envelope, a membrana lipídica, a bicamada lipídica é adquirida durante a extrusão do virião da célula do hospedeiro.

No entanto algumas proteínas como a proteína SU, também designada de glicoproteína 120, e a proteína transmembranar, portanto a proteína TM, também chamada de glicoproteína 41, são encontradas no envelope e codificadas pelo vírus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Características dos Retroviridae

A glicoproteína 120 tem como função: _____

A

ligação do vírus ao recetor CD4 e ao co-recetor CCR5 ou CXCR4

que são recetores de citocinas que existem na superfície
dos linfócitos T e de muitas outras células do nosso sistema imunológico e desempenham um papel importante na infeção por grande parte dos vírus da família Retroviridae.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Características dos Retroviridae

As enzimas deste vírus a destacar são:
1. ______ ______
2. ______
3. ______

A
  1. Transcriptase reversa
  2. Integrase
  3. Protease
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Ciclo replicativo do HIV

Os retrovírus aderem à membrana celular da célula do hospedeiro através da _____ entre proteínas da superfície viral e recetores celulares, e entram na célula por _____ _____ do envelope viral com a membrana plasmática da célula.

No VIH, a proteína de adesão é a _____ ___ e o recetor celular é a _____ __ e um dos recetores de citocina _____ ou o _____, que atuam como _____.

Estes recetores e co-recetores são expressos primariamente na membrana plasmática de _____ _____, mas também em células de linhagem _____, _____, em algumas células alvo, como são as células de _____, as células _____, e outras células apresentadoras de antigénio, mas também algumas células fora do sistema imunológico, as células do _____.

A _____ ___ é responsável pela _____ entre o vírus e a membrana celular do hospedeiro que leva habitualmente à _____ dos componentes do _____ do virião para o citoplasma da célula hospedeira.

Após a entrada, a replicação dos retrovírus é peculiar porque envolve uma _____ _____. Logo após a entrada do core do vírus para o citoplasma da célula infetada existe uma _____ _____ e o _____ vírico sofre uma _____ _____ convertendo-se numa molécula de _____ pela ação de uma enzima, a _____ _____, uma enzima constituinte do retrovírus.

Este ____ é depois convertido no *____ _____ _____ pela ação também da _____ _____, mas através da sua atividade de _____ _____ dependente do DNA, e logo após esta transformação _____ no _____ da célula e _____ no _____ da célula do hospedeiro, sendo este processo também catalisado por uma enzima constituinte do vírus, a _____.

Uma vez que a informação _____ do vírus tenha sido convertida a _____ e integrada no ____ do hospedeiro, ela essencialmente torna-se parte do *____ celular e a célula fica _____ _____.
O genoma viral, neste caso de _____, chama-se de _____ e é _____ e _____ de forma muito fidedigna desde que a célula infetada se continue a _____.

O ciclo de vida prossegue, este _____ pode ser transcrito, produzindo moléculas de _____ _____, em que algumas delas sofrem _____ _____, mas a maioria das proteínas do retrovírus são traduzidas em _____, de grandes dimensões, que são subsequentemente processadas através da _____ em moléculas proteicas _____, por uma enzima também constituinte do vírus designada de _____.

A

Os retrovírus aderem à membrana celular da célula do hospedeiro através da interação entre proteínas da superfície viral e recetores celulares, e entram na célula por fusão direta do envelope viral com a membrana plasmática da célula.

No VIH, a proteína de adesão é a glicoproteína 120 e o recetor celular é a molécula CD4 e um dos recetores de citocina CXCR4 ou o CCR5, que atuam como co-recetores.

Estes recetores e co-recetores são expressos primariamente na membrana plasmática de linfócitos T CD4+, mas também em células de linhagem macrofágica, monocítica, em algumas células alvo, como são as células de Langerhans, as células dendríticas, e outras células apresentadoras de antigénio, mas também algumas células fora do sistema imunológico, as células do sistema nervoso central.

A glicoproteína 41 é responsável pela fusão entre o vírus e a membrana celular do hospedeiro que leva habitualmente à entrada dos componentes do core do virião para o citoplasma da célula hospedeira.

Após a entrada, a replicação dos retrovírus é peculiar porque envolve uma transcrição reversa. Logo após a entrada do core do vírus para o citoplasma da célula infetada existe uma descapsidação parcial e o RNA vírico sofre uma transcrição reversa convertendo-se numa molécula de cDNA pela ação de uma enzima, a transcriptase reversa, uma enzima constituinte do retrovírus.

Este cDNA é depois convertido no DNA de cadeia dupla pela ação também da transcriptase reversa, mas através da sua atividade de DNA polimerase dependente do DNA, e logo após esta transformação entra no núcleo da célula e integra-se no cromossoma da célula do hospedeiro, sendo este processo também catalisado por uma enzima constituinte do vírus, a integrase.

Uma vez que a informação genética do vírus tenha sido convertida a DNA e integrada no cromossoma do hospedeiro, ela essencialmente torna-se parte do genoma celular e a célula fica permanentemente infetada.
O genoma viral, neste caso de DNA, chama-se de provírus e é replicada e herdada de forma muito fidedigna desde que a célula infetada se continue a replicar.

O ciclo de vida prossegue, este DNA pode ser transcrito, produzindo moléculas de RNA mensageiro, em que algumas delas sofrem splicing alternativo, mas a maioria das proteínas do retrovírus são traduzidas em poliproteínas, de grandes dimensões, que são subsequentemente processadas através da proteólise em moléculas proteicas individuais, por uma enzima também constituinte do vírus designada de protease.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Distingue Retrovírus exógeno do endógeno

A

Os retrovírus que mantêm a linhagem genética movendo-se de célula em célula ou organismo em organismo, através de uma série de eventos infeciosos, por via horizontal, são chamados de retrovírus exógenos.

Em contraste, quando o retrovírus infecta uma célula da linha germinativa, o modo de transmissão linear e a dinâmica evolutiva do retrovírus pode alterar-se profundamente.

O pró-vírus pode ganhar uma posição estável na linha germinativa do indivíduo infetado, tornar-se sujeito a transmissão vertical, neste caso à descendência desse mesmo hospedeiro.

Os pró-virais de transmissão vertical são habitualmente referidos como retrovírus endógenos.

A maioria destes retrovírus endógenos sofreram mutações que levaram à perda de infectividade, no entanto alguns deles podem exercer ainda efeitos biológicos significativos, quer por replicação de uma forma que não se distingue dos retrovírus exógenos, quer por recombinação com vírus competentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como é a divisão taxonómica da família Retroviridae?

A

Sub-família Orthoretrovirinae - 6 géneros de vírus
* Alpharetrovirus
* Betaretrovirus
* Deltaretrovirus
* Epsilonretrovirus
* Gammaretrovirus
* Lentivirus

Deltaretrovirus:
* HLTV-1
* HLTV2

Lentivirus
* HIV1 (classe M - +frequentes; N; O e P)
* HIV2

Sub-família Spumaretrovirinae (5 géneros)
* Spumavirus
* Oncoretrovirus (têm sido associados desde há muitos anos com uma variedade de neoplasias em animais, que incluem leucemias, linfomas e sarcomas)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O Retrovirus mais importante foi descoberto no fim dos anos 70 e designa se ____ (____ _____) e causa _____ _____ das células __, nomeadamente:
* _____
* _____
* algumas patologias _____ _____.

Um outro vírus é o _____, que apesar do seu papel na doença humana não estar ainda completamente esclarecido, tem sido também associado a _____ _____ das células __.

A

O Retrovirus mais importante foi descoberto no fim dos anos 70 e designa se HTLV1 (Human T Cell Lymphotropic Virus) e causa neoplasias raras das células T, nomeadamente:
* leucemias
* linfomas
* algumas patologias neurológicas crónicas.

Um outro vírus é o HTLV2, que apesar do seu papel na doença humana não estar ainda completamente esclarecido, tem sido também associado a malignidades raras das células T.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A doença mais importante resultante de infeções por Retrovirus é a _____ _____ _____ ou _____, causada por vírus do género _____, mais especificamente o vírus da _____ _____, o _____.

A relação entre as células do hospedeiro e o vírus nas infeções por _____ é claramente diferente, os _____ aparentemente _____ na célula hospedeira infetada durante _____ períodos, num período de _____ clínica, portanto de um período _____, mas ao longo do tempo os vírus normalmente adquirem características altamente _____ e _____ para os _____ _____, causando uma _____ ao longo do tempo do sistema _____, a que se segue a identificação do _____ _____ _____ com o que é tão característico, nomeadamente as infeções _____.

A

A doença mais importante resultante de infeções por Retrovirus é a síndrome da imunodeficiência adquirida ou SIDA, causada por vírus do género Lentivirus, mais especificamente o vírus da imunodeficiência humana, o VIH.

A relação entre as células do hospedeiro e o vírus nas infeções por lentivirus é claramente diferente, os lentivirus aparentemente persistem na célula hospedeira infetada durante longos períodos, num período de latência clínica, portanto de um período assintomático, mas ao longo do tempo os vírus normalmente adquirem características altamente citopáticas e letais para os linfócitos T CD4+, causando uma deterioração ao longo do tempo do sistema imunológico, a que se segue a identificação do síndrome de imunodeficiência adquirida com o que é tão característico, nomeadamente as infeções oportunistas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual é a diferença entre o VIH 1 e o VIH 2?

A

O protótipo é claramente o vírus do tipo 1, portanto o VIH1, mas existe um segundo tipo de VIH, o VIH2, que também causa imunodeficiência humana, mas que se desenvolve mais lentamente e tendencialmente a manifestar-se com formas mais ligeiras e ocorre predominantemente na África ocidental.

O VIH1 é, portanto, o agente causal da SIDA em grande maioria dos doentes infetados em todo o mundo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como se forma DNA pro viral?

A

RNA de retroviridae -> transcriptase reversa que vem com o vírus -> síntese do cDNA e integração no cromossoma (pela integrase)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual a epidemiologia do VIH?

A

Global:
- 70 milhões de pessoas infetadas
- 40 milhões de mortes
- vivem 38 milhões

PT:
- 35 mil pessoas diagnosticadas das quais 90% estarão sob terapia anti retrovírica
- 0,5-0,6% dos infetados desconhece o diagnóstico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais os subgrupos populacionais com maior prevalência da infeção por VIH?

A

Trabalhadores do sexo comercial ou homossexuais podem ter uma prevalência a
rondar os 10%
população reclusa é cerca de 4,5% associado a partilha de seringas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Onde é que a incidência continua a aumentar? Porque?

A

Europa do Leste
Recusa nas técnicas de redução de danos (ex. programas de troca de seringas ou programa de metadona)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Onde é que a incidência de VIH por mil habitantes é elevada?

A

África, América Latina, sudeste asiático

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como é feita a transmissão de VIH?

A

• Via Hematogénica por partilha de seringas
• Via Sexual: relações desprotegidas
• Transmissão vertical mãe-feto nas gravidezes não vigiadas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a patogénese?

A

entra em circulação sanguínea -> aproxima-se das células dendríticas intra-epiteliais -> entra dentro -> levado pelas DC até aos gânglios linfáticos -> transferência do VIH para os linfócitos T CD4+ -> trasncriptase reversa permite formação de DNA pro viral -> integrado no DNA do hospedeiro

17
Q

Qual a clínica do VIH?

A

Infeção aguda (3 meses) onde há rápida replicação viral:
- faringite/odinofaringite (mono like)
- febre, cefaleia, anorexia, fadiga, linfadenopatia e exantema
- 20% meningite
Seroconversão
Fase assintomática, pode ir até 10 anos
- pode haver linfadenopatias generalizadas persistentes
Fase sintomática = SIDA

18
Q

Quais os critérios para SIDA?

A

• Doença definidora de SIDA (letra C da classificação CDC);
• Menos de 200 linfócitos T CD4+/mm3

19
Q

O que caracteriza estado avançado de SIDA?

A

linfócitos T CD4+ < 50/mm3

20
Q

Qual a classificação de VIH?

A

• A (assintomático);
• B (sintomático, mas sem sintomas de C)
• C (doenças definidoras de SIDA).

21
Q

Quais os sintomas da categoria B?

A

Candidose orofaríngea (não esofágica que essa é definidora de SIDA)
doença inflamatória pélvica
neuropatia periférica
herpes zóster que provoca zona que envolva 2+ episódios ou 1+ dermátomos

22
Q

Quais as condições definidoras de SIDA?

A

Pneumonia bacteriana (>2 em 12 meses)
Candidose esofágica ou broncopulmonar
Criptococose extrapulmonar
Demência
Mycobacterium tuberculosis pulmonar ou extrapulmonar
Toxoplasmose cerebral

23
Q

Como é que se faz o diagnóstico?

A

Rastreio = teste serológico ensaio (imunoenzimático de 4ª geração)
- no 1º mes e 6º mes (3% só dão positivo no 6º mes)
Confirmação com Western Blot
- repetir 2-4 semanas depois

24
Q

Qual a diferença entre VIH1 e 2?

A

O 2 é mais indolente e com tratamento mais difícil

25
Q

Que populações devem fazer testes frequentmente?

A

Diálise, doentes transplantados, oncológicos e grávidas
Sexualmente ativos especialmente nos grupos de risco

26
Q

Qual o prognóstico?

A

HAART (antiretrovirals) dá longevidade semelhante ao resto da população
- nunca deve ser parado ou entao ocorre resistência
Quanto maior a carga viral, maior a probabilidade de evolução para SIDA
Fazer monitorização de carga viral (fica - depois de 6 meses) & linfócitos T CD4+

27
Q

Qual a profilaxia?

A

Preservativo
Terapia (diminui transmissão)
Redução de danos, como campanhas contra a partilha de seringas
PREP (profilaxia pré-exposição) pode ser tomado por pessoas não infetadas para diminuir o risco de transmissão para essas pessoas
- precisa de prescrição
ESTUDOS: anel intravaginal, implantes, injetáveis