Risco e desenvolvimento ontogenético Flashcards
Qual a importância de se adotar uma perspetiva desenvolvimentista?
Esta perspetiva permite analisar sequências de adaptação e desadaptação ao longo do desenvolvimento podem contribuir para as dificuldades atuais, procurando traçar a etiologia e a natureza das dificuldades para que as recomendações clínicas sejam adequadas e identificar recursos que podem ser mobilizados para promover a adaptação.
Como se explica a continuidade entre normal e patológico?
A continuidade pode ser explicada por
- atributos fixos e estáveis do indivíduo ou do contexto,
- pela exposição a acontecimentos negativos intensos e prolongados em períodos sensíveis,
- por progressões desenvolvimentistas que perpetuam/ampliam os problemas de adaptação (efeito cascata desenvolvimentista), sempre em registo probabilístico.
Quais as diferentes trajetórias de desenvolvimento de (in)adaptação?
Segundo os principios de mulfinalidade e equifinalidade
* adaptação estável
* desaptação temporal
* desaptação reversível
* desadaptação estável
* declínio da adaptação
Como se contextualiza as existência de diferentes trajetórias de desenvolvimento?
A psicopatologia do desenvolvimento procura mover-se do nível descritivo dos sintomas para um nível processual de compreensão das trajetórias de desenvolvimento.
A mudança pode ocorrer em diferentes pontos do desenvolvimento, mas sendo limitada à adaptação prévia (i.e.: o desenvolvimento é cumulativo), podendo ser explicada por mudanças ou aquisições intrínsecas ou contextuais.
Qual o propósito em atender às trajetórias de desenvolvimento?
- definir, traçar e compreender as trajetórias normais de desenvolvimento
- especificar os desvios significativos dos percursos normais
- sublinhar as transformações comportamentais numa trajetória desenvolvimental atípica
- identificar os fatores que estão envolvidos na mudança desse percurso.
- compreender o que coloca uma criança numa determinada via de desenvolvimento e não noutr
- compreender o que restringe a habilidade de alterar vias
- compreender em que períodos temporais de desenvolvimento ou circusntâncias surgem as maiores oportunidades para a mudança.
O que são fatores de risco?
Fatores mensuráveis que contribuem para resultados de desenvolvimento futuros negativos, encotrados nos processos associados à condição de risco.
O que são eventos de infância adversos?
Acontecimentos extremamente estressantes que ocorrem durante o desenvolvimento e que aumentam o risco de doenças físicas e perturbações mentais. Incluem experiências continuadas e extremas de negligência, maus tratos, exposição a violência e grande imprevisibilidade.
O que é o stress tóxico?
Exposição a situações stressantes, intensas e continuadas na ausência de recursos suficientes para lidar com estres desafios, tornando-as imprevisíveis e/ou incontroláveis.
O que é a vulnerabilidade?
Maior probabilidade de sofrer ou ter um percurso de desenvolvimento perturbado face a determinadas experiências ou condições adversas, resultante de uma interação entre fatores intrínsecos e constitucionais da criança e de fatores ambientais. Por definição as crianças são mais vulneráveis que os adultos.
O que são fatores de proteção?
São características que protegem, mediam ou moderam a influência dos fatores de risco, reduzindo a probabilidade dos fatores de risco levarem a resultados de desenvolvimento problemáticos.
* alteração do significado do risco ou alteração da exposição/envolvimento
* interrupção da escalada negativa das reações em cadeia
* promoção da autoestima e autoeficácia, por relações de vinculação seguras e apoiantes ou através de experiências de sucesso
* novas oportunidades de crescimento pessoal
O que é a resiliência?
Resultados positivos inesperados em função de circunstâncias e condições de desenvolvimento muito adversas, por competências de adaptação e coping. É a capacidade de um sistema em suportar ou recuperar de perturbações significativas que ameaçam as suas funções adaptativas, a sua viabilidade e o seu desenvolvimento. É um processo, não um traço, que emerge em diversas situações, não prevendo resiliência futura.