Questões - Gestão de Pessoas Flashcards
Qual o conceito de competência?
- Saiba que, segundo o conceito americano, é possível definir competência como o somatório de conhecimentos (SABER), habilidades (SABER FAZER) e atitudes (QUERER FAZER) de um indivíduo que fazem com que ele atinja uma alta performance no desenvolvimento da sua função/trabalho.
- Para a corrente francesa, competência seria a capacidade de tomar iniciativas e assumir responsabilidades, tendo entendimento prático das situações. Para essa corrente, a competência
possui um fator associado à entrega de resultados. - A corrente integradora agrega os dois conceitos anteriores (americana e francesa).
Quais as fases da gestão por competência?
- Formulação da estratégia organizacional: oportunidade em que são definidos sua missão, sua visão de futuro e seus objetivos estratégicos.
- Mapeamento das competências: objetiva identificar o gap ou lacuna de competências, isto é, a diferença entre as competências necessárias para concretizar a estratégia formulada e as
competências internas já disponíveis na organização. - Captação das competências: a captação diz respeito à seleção de competências externas e à sua integração ao ambiente organizacional, que pode dar-se, no nível individual, por intermédio de
ações de recrutamento e seleção de pessoas e, no nível organizacional, por meio de parcerias ou alianças estratégicas; - Desenvolvimento das competências: refere-se ao aprimoramento das competências internas disponíveis na organização, que ocorre, no nível individual, por meio da aprendizagem e, no nível
organizacional, por intermédio de investimentos em pesquisa; - Acompanhamento e avaliação: trata do monitoramento da execução de planos operacionais e de gestão e dos respectivos indicadores de desempenho, visando identificar e corrigir eventuais desvios. Ao final do ciclo, são apurados os resultados alcançados e comparados com os que eram
esperados; e - Retribuição: os autores sugerem que a organização poderia reconhecer, premiar e remunerar, de forma diferenciada, as pessoas, equipes de trabalho e unidades produtivas que mais contribuíram
para a consecução dos resultados planejados, o que serviria de estímulo à manutenção de comportamentos desejados e à correção de eventuais desvios.
Quais são as técnicas mais comuns utilizadas no mapeamento de competências?
- Análise Documental: Análise dos documentos da organização, procurando interpretar seu conteúdo, definir categorias de análise e identificar indicadores textuais que permitam fazer deduções a respeito de competências relevantes para concretização dos objetivos da organização. Normalmente é a primeira etapa do mapeamento de competências.
- Entrevista Individual: Uma técnica de comunicação bilateral na qual o entrevistador busca obter informações ou conhecer a percepção do entrevistado acerca do objeto de investigação, mediante a formulação de perguntas.
- Grupo Focal: É uma técnica de pesquisa orientada pelo moderador (mapeador), que estimula e coordena uma discussão objetiva sobre as competências relevantes à organização (ou ao setor), com um grupo de participantes que conhecem mais profundamente os processos de trabalho da organização.
- Observação: É a análise e registro detalhados das competências relevantes ao trabalho das pessoas. A observação é uma técnica que deve ser usada com outros métodos para se descrever competências.
- Questionários: Instrumento de coleta de dados com questões que são lidas e preenchidas pelos próprios respondentes, sem a intervenção de terceiros (mapeadores).
Decoooooore!!!!!
Os conhecimentos e as habilidades dos empregados são elementos essenciais para evidenciar competências, ao passo que as atitudes são fundamentais para materializar os resultados.
Quais as 4 grandes categorias de competências, segundo Chiavenato?
Competências Essenciais: são competências básicas, fundamentais e indispensáveis para o sucesso e para a eficácia organizacional. Aquilo que a empresa faz de melhor.
Competências de Gestão: são as competências relacionadas com a gestão de recursos – financeiros, comerciais, humanos, produtivos –, influenciando, assim, a sua eficiência.
Competências Organizacionais: são as competências relacionadas à vida da organização, ao modo como se estrutura e se organiza, à sua cultura.
Competências Pessoais: são as competências relacionadas a cada indivíduo.
Decooooore!
A gestão por competências, modelo estratégico de gestão de pessoas, estabelece o alinhamento das políticas e práticas de administração de recursos humanos com as diretrizes das organizações.
- (CESPE / TRE-TO – TJAA - 2017)
Os conhecimentos integrados que as organizações utilizam para se diferenciar de seus concorrentes no mercado bem como para gerar valor para o cliente ou cidadão denominam-se
a) habilidades.
b) competências.
c) atitudes.
d) conhecimentos organizacionais.
e) capacidades dinâmicas.
Comentários:
A questão fala de competências, em especial das essenciais, que combinam conhecimentos, habilidades e atitudes relativas ao desempenho profissional diante de um contexto ou estratégia organizacional. As competências essenciais são aquelas que geram valor para o cliente, possibilitando que a organização se diferencie dos concorrentes.
Gabarito: B
- (CESPE / TCE-PR – Auditor – 2016)
Considerando que a gestão por competência procura desenvolver um programa destinado a definir
perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, assinale a opção que apresenta a correta associação entre o tipo de competência e sua definição.
a) essencial / esperada de cada unidade de negócios da organização
b) organizacional / capacidade de adaptação às circunstâncias temporais
c) de suporte / mais elevada e chave para a sobrevivência da organização
d) dinâmica / destinada a apoiar diversos departamentos
e) distintiva / proporcionadora de vantagens competitivas
Comentários:
Para sedimentar um pouco mais esse tema, vamos fazer as associações corretas:
a) essencial / mais elevada e chave para a sobrevivência da organização
b) organizacional / esperada de cada unidade de negócios da organização
c) de suporte / destinada a apoiar diversos departamentos
d) dinâmica / capacidade de adaptação às circunstâncias temporais
e) distintiva / proporcionadora de vantagens competitivas
Gabarito: E
- (CESPE / STJ – TJAA - 2015)
A gestão por competências refere-se ao conjunto de mecanismos utilizados para gerir as competências dos servidores, ao passo que a gestão de competências refere-se à estruturação de
atividades das áreas e das equipes da organização de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las.
Comentários
A banca simplesmente inverteu os conceitos. Vejam que era possível acertar a questão simplesmente usando
a lógica. Gerir “por” é gerir com base em, a partir de etc. Gerir “algo” é gerir a própria coisa, no caso as
competências.
Gestão POR Competências é o gerenciamento das áreas e equipes com base nas competências.
Gestão DE competências é o conjunto de técnicas para gerenciar as competências.
Gabarito: errada.