Princípios Orçamentários Flashcards
De acordo com qual princípio orçamentário o orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes do ente, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta?
Principio da UNIVERSALIDADE.
A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos quais princípios? (3x) Dica: UAU
I - Unidade;
II - Anualidade; e
III - Universalidade.
A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, com excessão das de operações de crédito autorizadas em lei.
Errado. ( A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, INCLUSIVE as de operações de crédito autorizadas em lei.)
A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar.
Correto.
Como é denominado o princípio orçamentário que dispõe que o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da Federação em cada exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos e permite ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo?
Princípio da UNIDADE.
O princípio da ___ dispõe que há coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação.
Totalidade
Como é chamado o princípio orçamentário que dispõe que o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um período de um ano.
Princípio da ANUALIDADE.
O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.
Correto.
A existência no ordenamento jurídico de um plano plurianual com duração atual de quatro anos é uma excessão ao princípio da anualidade.
Errado. ( A existência no ordenamento jurídico de um plano plurianual com duração atual de quatro anos não excepciona o princípio da anualidade, pois tal plano é estratégico e não operativo, necessitando da Lei Orçamentária Anual para sua operacionalização.)
Os créditos adicionais especiais e extraordinários autorizados nos últimos quatro meses do exercício podem
ser reabertos no exercício seguinte pelos seus saldos, se necessário, e, neste caso, viger até o término desse
exercício financeiro. Trata-se de exceções a qual princípio orçamentário?
Ao princípio da ANUALIDADE.
O gestor de uma entidade do Poder Judiciário Federal pode
encaminhar a Lei Orçamentária Anual referente ao Poder Judiciário destacadamente da Lei Orçamentária
Anual do Poder Executivo para aprovação pelo Poder Legislativo.
Errado. ( Há uma única LOA no âmbito federal, por exercício financeiro, que engloba todos os Poderes. É o princípio
orçamentário da unidade. )
Como é denominado o princípio orçamentário que veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento ou em qualquer das espécies de créditos adicionais nos seus montantes líquidos, ou seja, todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas
quaisquer deduções?
Princípio do ORÇAMENTO BRUTO.
As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como ____, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como ___, no orçamento da que as deva receber.
despesa / receita
Como é chamado o princípio orçamentário que determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Tem o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público por toda a sociedade, evitando a chamada “ação guarda-chuva”, que é aquela ação genérica?
Princípio da ESPECIFICAÇÃO/DISCRMINAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO.
A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou
quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único. Esse dispositivo da lei em apreço se trata do respeito a qual princípio orçamentário?
Ao princípio da ESPECIFICAÇÃO/DISCRMINAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO.
Respeitando o princípio da ESPECIFICAÇÃO/DISCRMINAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO a Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ou seja, receitas e despesas devem ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Porém existem 2 excessões a esse princípio, quais são elas?
I - Programas especiais de trabalho; e
II - Reserva de contingência.
As receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento
pelos seus totais, descontadas todas as deduções.
Errado. ( Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, VEDADAS quaisquer deduções.)
É vedada a inclusão de dotações orçamentárias destinadas a despesas correntes de propósitos distintos.
Correto.