Políticas Públicas no Estado Brasileiro Contemporâneo Flashcards

1
Q

Com o advento da Constituição Federal de 1988 (CF/88), muitos direitos sociais foram garantidos ao cidadão, e a concretização desses direitos ocorreria através da atuação (ora conjuntamente, ora isoladamente) da União, dos Estados, do DF e dos Municípios. A CF/88 estabeleceu e distribuiu as competências de cada um desses Entes Federativos.A esse processo chamamos de :

A

Descentralização política.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Foi com a implementação do modelo ———— (a partir da década de 90) que outros temas (especialmente os regionais, sociais e ambienteis) passaram a fazer parte das agendas em todos os níveis (federal, estadual e municipal).

A

Gerencial .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O modelo gerencial permitiu, ainda, uma nova dinâmica às políticas públicas, por meio da :

A

participação popular,

equidade social,

maior descentralização,

transparência ;

accountability e

maior eficiência, eficácia e efetividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Descentralização e Democracia:

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Descentralização política :
Aspectos positivos e Desvantagens :

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Participação, Atores Sociais e Controle Social:

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A relação entre o Estado e a Sociedade (que antes era uma relação “vertical”), começa a ser substituída por relações mais “horizontalizadas”, onde existe participação cidadã, diálogo e negociação (descentralização —————)

A

Social .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A participação social e o controle social podem ocorrer em ————-as etapas do processo de políticas públicas.

A

Todas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A participação social permite a presença e a influência de pessoas e grupos no processo de políticas públicas, o que gera uma distribuição mais ——————-

A

Equitativa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Pode ser entendida “como um conjunto de relações culturais, sociopolíticas e econômicas em que os sujeitos, individuais ou coletivos, diretamente ou por meio de seus representantes, direcionam seus objetivos para o ciclo de políticas públicas, procurando participar ativamente da formulação, implementação, implantação, execução, avaliação, fiscalização e discussão orçamentária das ações, programas e estratégias que regulam a distribuição dos bens públicos e, por isso, interfere, diretamente nos direitos dos cidadãos”:

A

Participação social

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a CGU, o “controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na ———————pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania”.

A

Gestão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Muito mais do que apenas “fiscalizar”, o controle social tem por objetivo “fomentar” o poder público com novas ideias e novos caminhos, através da participação dos cidadãos nas decisões políticas, e na elaboração e fiscalização de políticas públicas.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A gestão ——————- de políticas públicas (descentralização) confere um melhor conhecimento da realidade local, uma vez que a gestão local está mais “próxima” da realidade local e, com isso, mais próxima dos “atores” envolvidos e impactos pelas políticas públicas. Portanto, a gestão local de políticas públicas consegue enfrentar melhor os reais problemas da população.

A

Local

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A gestão local de políticas públicas também confere uma maior facilidade para o controle social. Portanto, as políticas públicas vêm se tornando cada vez mais direcionadas à gestão local, com o objetivo de aproveitar as vantagens proporcionadas por essa —————————

A

Descentralização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Sob a visão estrita do Direito, pode ser entendida com um atributo dos indivíduos que estão no pleno gozo de seus direitos políticos (ou seja, estão no direito de votar e serem votados).Em um sentido mais “amplo, compreende os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e difusos, que incorporam, expressam e se vinculam aos valores de liberdade, justiça, igualdade e solidariedade:

A

Cidadania

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é Ser Cidadão?

A

Tomando por base o conceito “amplo” de cidadania, Pinsky explica que “ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

17
Q

Vasconcelos, por sua vez, destaca que “ser cidadão implica o exercício de direitos e deveres e, mais do que isso, uma negociação entre direitos e deveres de modo a que sempre prevaleça o ———————-

A

Bem comum .

18
Q

A construção da cidadania no Brasil não ocorreu como na trajetória inglesa. Isso, pois, no Brasil o direito social precedeu os demais e foi implantado durante o período da ———, onde os direitos políticos e civis foram suprimidos.

A

Ditadura militar

19
Q

A ditadura militar destruiu qualquer avanço feito na cidadania; até que, em 1988, foi promulgada a Constituição Federal, também conhecida como “Constituição ——————”.
A Constituição Federal de 1988 incluiu a cidadania como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

A

Cidadã

20
Q

O sociólogo Marshalldefine os direitos do cidadão como :

A

Civis ,

políticos e

sociais.

21
Q

Direitos Civis:

A
22
Q

Direitos políticos:

A
23
Q

Direitos sociais :

A
24
Q

São Deveres do Cidadão:

A
25
Q

A equidade social é um dos princípios relacionados à cidadania. A administração pública deve conferir tratamento igual aos indivíduos “iguais” (que se encontrem em situações semelhantes). O usuário do serviço público deve ser tratado de maneira —————. O foco é a busca pela equidade.

A

Isonômica

26
Q

Igualdade X Equidade :

A
27
Q

A ——— (em sentido amplo) consiste na ação de um agente (público ou privado), que, utilizando-se indevidamente de sua posição ou influência, viola normas para alcançar vantagens indevidas para si ou para outrem.

A

Corrupção

28
Q

A corrupção propriamente dita (ou seja, corrupção em sentido “estrito”) pode ocorrer de duas formas:

A
29
Q

A corrupção interfere sobremaneira na execução das políticas públicas. Para ser detectada, é necessária uma logística complexa, envolvendo sistemas de controles (controle social, controles internos, controles externos exercícios pelos Tribunais de Contas) e instrumentos de ———————-

A

accountability.

30
Q

De acordo com a norma ISA 240 da LAASB, a ————— é definida como “ato intencional praticado por um ou mais indivíduos, entre gestores, responsáveis pela governança, empregados ou terceiros, envolvendo o uso de falsidade para obter uma vantagem injusta ou ilegal”

A

Fraude .

31
Q

A fraude ainda pode ser conceituada como “qualquer ato ou omissão intencional concebido para enganar os outros, resultando em perdas para a vítima e/ou em ———para o autor

A

Ganho

32
Q

Triângulo da Fraude:

A
33
Q

A partir do triângulo da fraude, uma outra teoria foi elaborada e ficou conhecida como Diamante da Fraude. Nesse novo modelo, foi introduzido um novo fator:

A

Capacidade . Para a fraude ocorrer, além dos fatores do triângulo da fraude (pressão, oportunidade e racionalização), o transgressor precisa ter as habilidades pessoais e técnicas para cometer a fraude. Assim, a pressão é a causa-raiz da fraude, que leva o indivíduo a racionalizar e buscar uma oportunidade, e quando esse cenário está montado, bastaria a capacidade do indivíduo para a fraude ocorrer.

34
Q

A Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, representa um importante avanço no combate à corrupção, ao prever a responsabilização objetiva, no âmbito civil e administrativo, de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira. A mencionada lei dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas ————-pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

A

Jurídicas