Modelos de Atenção à Saúde Flashcards
Quais são os 3 sistemas de atenção à saúde ?
SEGURO SOCIAL ;
RESIDUAL/LIBERAL ;
SEGURIDADE SOCIAL .
Características do sistema do seguro social :
1-Forte na Alemanha e França.
2- Características: contribuições individualizadas compulsórias proporcionais à renda.
3- No Brasil, exemplificado pela Lei Eloy Chaves e o INAMPS.
Características do sistema Residual/Liberal:
1-Forte nos EUA.
2- Característica: Serviço exclusivo de mercado, entregue ao setor privado.
3- Acesso restrito a quem paga planos de saúde. Autorregulável e não universal.
Características do sistema da Seguridade Social:
1-Forte no Reino Unido, Suécia, Canadá e Brasil.
2- Gestão democrática com forte presença do Estado nas funções de financiamento, regulação e execução.
3- Atenção básica como principal referência.
4- Característica: Acesso universal regido pela solidariedade, financiado pelos impostos. Exemplo: SUS (Sistema Único de Saúde).
Descreva 4 objetivos dos sistemas de atenção à saúde:
1.Alcançar um Nível Ótimo de Saúde de Forma Equitativa: Buscar a máxima saúde possível para toda a população, distribuindo os recursos de maneira justa para atender às necessidades de todos.
2- Garantir Proteção Adequada dos Riscos para Todos os Cidadãos: Assegurar que todos tenham acesso a meios de prevenção e cuidado contra riscos de saúde, independentemente de sua condição socioeconômica.
3- Acolhimento Humanizado: Promover um tratamento que respeite a dignidade e as necessidades individuais dos pacientes, oferecendo um ambiente acolhedor e empático.
4- Garantir a Prestação de Serviços com Eficiência: Assegurar que os serviços de saúde sejam entregues de maneira eficiente, maximizando a utilização dos recursos disponíveis e a satisfação do usuário.
O que são SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE?
São definidos pela OMS como o conjunto de atividades cujo propósito primeiro é promover, restaurar e manter a saúde de uma população. Em outras palavras, são respostas sociais para responder às necessidades, demandas e representações das populações em determinada sociedade e em certo tempo.
O que são os MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE ?
Trata-se de um sistema lógico que organiza o funcionamento dos serviços de saúde, mais especificamente das redes de atenção à saúde, através de uma lógica de combinação de tecnologias de várias densidades que ordenam o cuidado. Sabemos que as doenças não são unicausais, sendo, portanto, o somatório de fatores extrínsecos e intrínsecos sobre o sujeito afetado. Por causa disso, os modelos conceituais de saúde propõem explicar o surgimento e a transmissão das doenças nas populações humanas.
Cite alguns modelos de atenção à saúde :
Este modelo baseia-se na crença de que forças sobrenaturais ou seres místicos são responsáveis pela saúde e doença. As práticas de cura envolvem rituais, encantamentos e uso de amuletos:
Mágico .
Similar ao modelo mágico, mas centralizado nas práticas e crenças religiosas. Aqui, a saúde e a doença são vistas como manifestações da vontade divina, e as práticas de cura são conduzidas através de orações, peregrinações e intervenções espirituais.
Religioso .
Fundamenta-se na observação clínica e no raciocínio lógico para explicar as doenças, afastando-se das explicações sobrenaturais. Este modelo introduziu a ideia de que os desequilíbrios dos fluidos corporais causam doenças, levando a práticas baseadas na dieta e no estilo de vida:
Hipocrático.
Focado na saúde pública e na prevenção de doenças através de campanhas de saneamento e educação sanitária. Esse modelo visa melhorar as condições de vida da população para prevenir a ocorrência de enfermidades.
Sanitarista ou campanhista .
Este modelo organiza e coordena a prestação de serviços de saúde para garantir eficiência, qualidade e contenção de custos. Inclui o gerenciamento de cuidados para grupos específicos de pacientes, muitas vezes através de planos de saúde ou sistemas de saúde integrados.
Atenção gerenciada .
Enfatiza a prestação de assistência direta ao indivíduo, com foco no tratamento de doenças e na recuperação da saúde. Este modelo prioriza a relação direta entre profissionais de saúde e pacientes.
Assistencial
Caracteriza-se pela oferta de serviços de saúde por entidades privadas, operando sob lógicas de mercado. Neste modelo, o acesso aos serviços de saúde é frequentemente determinado pela capacidade de pagamento do indivíduo.
Privatista .
Aborda a saúde de uma maneira ampla, integrando ações preventivas e de controle de doenças com a promoção da saúde. Inclui a vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e a análise de risco, visando à proteção e ao bem-estar da população.
Vigilância em saúde .
O que é o Modelo Biomédico?
É um modelo hegemônico (uma antítese ao modelo sanitarista), também chamado de modelo flexneriano (referência ao autor da ideia), cujas principais características vão ao encontro da época assistencial privatista.
Teve início na década de 1920 (quando foram criados os primeiros mecanismos previdenciários, como os CAPS).
Quais são os pontos principais do modelo biomédico :
➔ Nega a saúde pública, a saúde mental e as ciências sociais,
➔ Não considera científicos e válidos outros modelos de saúde, como a homeopatia.
➔ A prática de saúde é centrada no profissional médico.
➔ Apresenta posição autoritária, unidisciplinar
➔ É representado pelo Complexo Médico Industrial: lucra com a doença por meio dos
hospitais, exames, remédios e medicina altamente especializada.
Essas características condizem com o modelo :
BIOMÉDICO.
A Vigilância em Saúde ou Determinação Social da Saúde é dividida em 3 modelos :
1- PROCESSUAL
2- SISTÊMICO
3- DETERMINAÇÃO SOCIAL DA DOENÇA .
Em que se baseia o modelo processual ?
O modelo processual baseia-se no modelo de História Natural da Doença proposto por Leavell e Clark em 1976. Esse modelo prevê que os estímulos patológicos do meio ambiente desencadeiam uma resposta do corpo, e esta terá como desenlace a cura ou defeito ou invalidez ou morte.
O modelo processual pode ser considerado um avanço em relação ao modelo biomédico.
Explique :
Ele se constitui como um avanço quando comparado ao modelo biomédico, por reconhecer que as características sociais ou relacionais do indivíduo interferem na chance de adoecer, na forma como ele adoece e na repercussão da doença.
A História ———— da Doença trata-se da inter-relação do agente, do hospedeiro e do meio ambiente para a manifestação de um agravo ou doença. Conhecer tais fatores guiam ações que visam detectar precocemente fatores, modificar o curso de uma doença e melhorar o planejamento, priorizando programas de saúde pública.
Natural .
A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se processo ——————- e não história natural.
Epidêmico