PODER LEGISLATIVO Flashcards

1
Q

A autorização de operações externas de natureza financeira de interesse do DF é de competência privativa do Senado Federal, sem sanção presidencial.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Compete exclusivamente a Camara dos Deputados julgar anualmente as contas prestadas pelo presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.

A

errado
compete ao Congresso Nacional

Não confundir:
É da competência exclusiva do CONGRESSO:
IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

COMPETE A CÂMARA

I - AUTORIZAR por dois terços de seus membros, a instauração de PROCESSO contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;
II - PROCEDER À TOMADA DE CONTAS do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como regra, as deliberações de cada casa do Congresso Nacional e de suas comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Compete ao Congresso Nacional, com a sanção do presidente da República, dispor, entre outras matérias, sobre telecomunicações, radiodifusão, sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas.

A

CERTO

ATENÇÃO DISPOR - PRECISA SANÇÃO
rt. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A INICIATIVA PARA CRIAÇÃO DE CARGOS PUBLICOS É DE CADA PODER E DO MP.
MAS A CRIAÇÃO É COMPETÊNCIA DO CONGRESSO COM SANÇÃO PRESIDENCIAL.

A

CERTINHO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

É competência discricionária e unilateral do presidente da República permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou que nele permaneçam temporariamente.

A

ERRADO

É COMPETENCIA DO PRESIDENTE
PORÉM COM AUTORIZAÇÃO DO CONGRESSO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Os decretos legislativos são espécies legislativas destinadas a regular assuntos de competência exclusiva do Congresso Nacional, como, por exemplo, a aprovação de tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
QUAL A COMPETENCIA PRIVATIVA DO CONGRESSO QUE SE DÁ POR MEIO DE RESOLUÇÃO?

A

A DELEGAÇÃO AO PRESIDENTE PARA EDIÇÃO DE LEIS DELEGADAS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O entendimento mais recente do STF é de que, havendo a suspensão dos direitos políticos do parlamentar condenado criminalmente por decisão judicial transitada em julgado, ocorre, como efeito do trânsito em julgado, a perda automática do mandato do parlamentar.

A

ERRADO

A CASA LEGISLATIVA DECIDE EM VOTO ABERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Se ocorrer condenação pelo crime de motim praticado na corporação do corpo de bombeiros, o Poder Legislativo federal pode, em razão de competência legislativa exclusiva, conceder anistia aos amotinados.

A

ERRADO

A COMPETENCIA NÃO É EXCLUSIVA, POIS NECESSITA DE SANÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do presidente da República, apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão, sendo essa atuação conjunta exemplo prático da aplicação da doutrina dos freios e contrapesos.

A

ERRADO

NAO NECESSITA DE SANÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Recebida a denúncia contra deputado federal pelo STF, o processo criminal somente terá início após expressa autorização do Plenário da Câmara dos Deputados.

A

ERRADO

A EMENDA CONSTITUCIONAL ELIMINOU A AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA INSTAURAÇÃO DE PROCESSO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Insere-se no âmbito da competência exclusiva do Congresso Nacional autorizar operações externas de natureza financeira não apenas de interesse da União, mas também dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A

ERRADO
Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

é importante que você guarde que pertencem ao Senado Federal aquelas relativas a finanças públicas, concessão de crédito interno e externo e limites de endividamento, à exceção do montante da dívida mobiliária federal e regras gerais sobre dívida pública e emissões de curso forçado, que são de competência privativa do Congresso Nacional

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Os chefes de missão diplomática de caráter permanente, indicados pelo presidente da República, devem ser aprovados pelo Senado Federal por voto secreto, após arguição em sessão secreta.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Na sessão legislativa extraordinária, o Congresso Nacional somente deliberará sobre as matérias que constem da pauta da convocação. Entretanto, se houver medidas provisórias em vigor na data da convocação, serão elas automaticamente incluídas no rol das matérias a serem apreciadas.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Tanto em caso de infrações penais comuns quanto de crimes de responsabilidade, compete à Câmara dos Deputados o juízo de admissibilidade da acusação apresentada contra o presidente da República.

A

CERTO

O JUIZO DE ADMISSIBILIDADE É TANTO PARA INSTAURAR PROCESSO DE CRIME COMUM NO STF OU DE RESPONSABILIDADE NO SENADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Caso o Congresso Nacional edite uma lei prevendo a liberação do uso de certas substâncias entorpecentes e estabeleça que ela só terá eficácia após aprovação em referendo popular, a competência para deflagrar a realização do citado referendo será do próprio Congresso Nacional.

A

errado

DEFLAGAR = TOMAR A INICIATIVA, PROMOVER

O CONGRESSO AUTORIZA O REFERENDO MAS QUEM DEFLAGARA, OU SEJA , EXECUTA É O TSE

17
Q

A CF conferiu às Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal o direito de requerer informações aos ministros de Estado, mas não o conferiu a parlamentares individualmente.

A

CERTO

INDIVIDUALMENTE OU MESMO EM CONJUNTO NAO PODE

SOMENTE AS MESAS , COMISSÕES E A CASA LEGISLATIVA

OS PARLAMENTARES INDIVIDUALMENTE NAO… NEM 300 DELES DE MAOS DADAS AHSUAHSUAHS

18
Q

Como regra, compete ao Congresso Nacional dispor sobre a criação, transformação ou extinção de cargos, empregos ou funções públicas, mesmo que a iniciativa para sua proposição seja do Poder Judiciário ou do chefe do Poder Executivo.

A

CERTO, COMO REGRA

PQ ATUALMENTE O PRESIDENTE PODE DISPOR MEDIANTE DECRETO SOBRE EXTINÇÃO DE CARGOS OU FUNÇÃO VAGOS

19
Q

Diferentemente do que ocorre na decretação do estado de defesa, a decretação do estado de sítio pelo presidente da República depende de prévia e expressa autorização do Congresso Nacional

A

CERTO
SITIO OU DEFESA -> AMBOS DECRETADOS PELO PRESIDENTE APÓS PARECER NÃO VINCULANTE DOS CONSELHOS DA REPUBLICA E CONSELHO DA DEFESA.

NO ESTADO DE SITIO -> PRIMEIRO SOLICITA AO CONGRESSO . SE O CONGRESSO NEGA, O PRESIDENTE NÃO PODE DECRETAR POR AQUELE MOTIVO. SE O CONGRESSO AUTORIZA É DISCRICIONÁRIO DO PRESIDENTE

NO ESTADO DE DEFESA -> PRIMEIRO DECRETA

20
Q

CITE AS HIPÓTESES DE SABATINA, VOTO SECRETO!

POR QUAL CASA É FEITA?

A

PELO SENADOIII - aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de:

a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição;
b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;
c) Governador de Território;
d) Presidente e diretores do banco central;
e) Procurador-Geral da República;
f) titulares de outros cargos que a lei determinar

IV - aprovar previamente, por voto secreto, após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente
XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato;

21
Q

Caso o vice-presidente da República cometa crime de responsabilidade, esse fato deverá ser processado e julgado pelo Senado Federal. O presidente do STF atuará como presidente do Senado Federal na correspondente sessão de julgamento.

A

CERTO
O PRESIDENTE DO STF VAI PRESIDIR A SESSÃO DE JULGAMENTO, NO SENADO, DO CRIME DE RESPONSABILIDADE Limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis’’.

22
Q

A Constituição Federal de 1988 prevê a interrupção da prescrição de processo penal contra parlamentar federal se houver sustação pela respectiva casa no Congresso Nacional.

A

ERRAADO
OCORRE A SUSPENSÃO DO PROCESSO PENAL

SUSPENSÃO -> PRAZO RECOMEÇA A CORRER
INTERRUPÇÃO -> DEVOLVE TODO O PRAZO

23
Q

A imunidade material conferida aos parlamentares não alcança a área administrativa.

A

CERTO
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, (ADMINISTRATIVA e POLITICAMENTE) por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

O STF estende a imunidade também para a área administrativa e política.

24
Q

Considere que um deputado federal tenha encaminhado ao Ministério Público notícia-crime contra autoridades judiciais e administrativas por suspeita de práticas ilícitas no âmbito de uma autarquia federal. Sob esse enfoque, quanto à abrangência e à eficácia da imunidade parlamentar material, este ato, ainda que não constitua exercício estrito do mandato parlamentar, é tutelado pela inviolabilidade parlamentar, pois guarda relação de pertinência com o poder de controle do Parlamento sobre a administração da União.

A

CERTO

25
Q

As comissões parlamentares de inquérito criadas no âmbito das câmaras municipais possuem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais, inclusive para determinar a condução coercitiva de eventuais investigados, para fins de interrogatório.

A

ERRADO
STF ENTENDE QUE A CPI PODE CONVOCAR TESTEMUNHA OU PARTICULARES.

MAS A CONDUÇÃO COERCITIVA DE INVESTIGADOS NÃO PODE

26
Q

As CPI instauradas no âmbito do Congresso Nacional podem determinar o bloqueio dos bens de um investigado

A

ERRADO
O que a CPI não pode fazer:

condenar;
determinar medida cautelar, como prisões, indisponibilidade de bens, arresto, sequestro;
determinar interceptação telefônica e quebra de sigilo de correspondência;
impedir que o cidadão deixe o território nacional e determinar apreensão de passaporte;;
expedir mandado de busca e apreensão domiciliar; e
impedir a presença de advogado do depoente na reunião (advogado pode: ter acesso a documentos da CPI; falar para esclarecer equívoco ou dúvida; opor a ato arbitrário ou abusivo; ter manifestações analisadas pela CPI até para impugnar prova ilícita).

27
Q

a CPI não pode determinar a quebra de sigilo judicial (acesso a processo que tramita em segredo de justiça), mas documentos de inquérito sigiloso pode. Isso porque o inquérito não corresponde a uma fase processual ainda, mas é meramente um procedimento inquisitório, a cujos documentos já juntados, que digam respeito à investigação, pode a CPI ter acesso.

A

CERTO

28
Q

Comissão parlamentar de inquérito que tomar conhecimento de fatos novos, irrefutáveis e diretamente relacionados ao objeto para o qual tenha sido criada poderá alargar o âmbito do inquérito para apurá-los.

A

ERRADO
O STF JA DECIDIU QUE NÃO PODE ALARGAR O OBJETO DE CRIAÇÃO DA CPI

FOI CRIADA PARA UMA COISA, INVESTIGA AQUELA COISA

PORÉM ATENÇÃO
Embora a comissão parlamentar de inquérito seja instituída por prazo certo, a prorrogação é admitida, se não se ultrapassar a legislatura em que foi instalada.

29
Q

Dado o princípio majoritário adotado pela CF, pode a Constituição estadual prever que o pedido de criação de comissão parlamentar de inquérito efetuado por um terço dos deputados estaduais no âmbito da assembleia legislativa fique condicionado à vontade da maioria do plenário, que, se assim deliberar, poderá impedir a instalação da respectiva comissão.

A

ERRADO
AS CPIS SÃO VERDADEIRO INSTITUTO DA DEMOCRACIA DAS MINORIAS.
POR ISSO NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DELIBERAÇÃO PARA INSTAURAÇÃO DE CPI

O PEDIDO DE CRIAÇÃO DE CPI SE DARÁ POR 1/3 DOS PARLAMENTARES - GARANTIA DAS MINORIAS

30
Q

Às comissões permanentes da Câmara dos Deputados é dado o poder de convocar ministros de Estado, bem como autoridades e cidadãos.

A

ERRADO
PODE CONVOCAR MINISTRO
SOLICITAR DEPOIMENTO DE CIDADÃO OU AUTORIDADE

31
Q

Se uma constituição estadual caracterizar como crime de responsabilidade a ausência injustificada de secretário de Estado convocado pela assembleia legislativa para dar explicações sobre fato relevante, essa norma será constitucional, uma vez que a CF assim dispõe em relação aos ministros de Estado.

A

ERRADO
APESAR DE SER CRIME DE RESPONSABILIDADE A AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DE MINISTRO QUANDO CONVOCADO POR CPI OU CASA DO CONGRESSO, A COMPETENCIA PARA DEFINIR OS CRIMES DE RESPONSABILIDADE É DA UNIÃO (SV 46 DO STF)

32
Q

Uma CPI no âmbito do Congresso Nacional sujeita-se a controle judicial, por meio de habeas corpus ou de mandado de segurança, cuja competência para processar e julgar é do STF.

A

CERTO

33
Q

Deputados e senadores não são obrigados a testemunhar em CPI acerca de informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato.

A

CERTO
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (EC nº 35, de 2001)

§ 6º Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações. (EC nº 35, de 2001).

34
Q

A CPI tem poder para requisitar de operadoras de telefonia acesso a informações que estejam sob segredo de justiça em processo judicial.

A

ERRADO
ENTENDIMENTO DO STF

CPI não tem poder jurídico de, mediante requisição, a operadoras de telefonia, de cópias de decisão nem de mandado judicial de interceptação telefônica, quebrar sigilo imposto a processo sujeito a segredo de justiça. Este é oponível a CPI, representando expressiva limitação aos seus poderes constitucionais”

35
Q

Concluídos os trabalhos, a CPI poderá encaminhar o seu relatório circunstanciado à autoridade policial.

A

CERTO ENTENDIMENTO DO STF
Dessume-se da leitura da norma que as CPIs poderão, legitimamente – desde que entendam necessário e conveniente – encaminhar relatório circunstanciado ao Ministério Público ou à Advocacia-Geral da União, dentre outros órgãos públicos, podendo veicular, inclusive, documentação que possibilite a instauração de inquérito policial em face de pessoas envolvidas nos fatos apurados.

36
Q

Na hipótese de crime praticado antes da diplomação, o parlamentar não terá a imunidade formal em relação ao processo, mas terá a imunidade formal em relação à prisão

A

FICAADICA: A cláusula de inviolabilidade constitucional, que impede a responsabilização penal do membro do Congresso Nacional por suas palavras, opiniões e votos, abrange também as entrevistas jornalísticas!!

CERTO
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.
§ 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
§ 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

Temos no caput a chamada Inviolabilidade/Imunidade MATERIAL (desde a POSSE!!), resguardando opiniões, palavras e votos do parlamentar.

Já no §2º temos a Inviolabilidade/Imunidade FORMAL! A imunidade formal só alcança crimes praticados APÓS a diplomação do mandato em curso e se refere à prisão do parlamentar. Portanto, se o crime foi praticado antes da diplomação do mandato em curso, não há falar em imunidade formal.

37
Q

O suplente de deputado ou senador será convocado nos casos de vaga, de investidura do titular em cargos no Poder Executivo, de licença por motivo de doença ou para tratar, sem remuneração, de interesse particular, independentemente do período concedido. (ERRADO)

A

errado
Art. 56. Não perderá o mandato o Deputado ou Senador: (…)
§ 1º - O suplente será convocado nos casos de vaga, de investidura em funções previstas neste artigo ou de licença SUPERIOR A 120 DIAS

38
Q

A CF prevê, de forma expressa, a competência das comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para deliberarem sobre matérias e projetos de lei que, de acordo com o entendimento da maioria absoluta dos membros dos colégios de líderes, dispensem a apreciação pelo plenário da respectiva Casa

A

ERRADO

CONFORME DISPENSA EM REGIMENTO INTERNO E NAO ENTENDIMENTO DA MAIORIA ABSOLUTA