5.1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Flashcards
A candidata grávida tem direito a remarcar o teste de aptidão física, mesmo que não haja, no edital do certame, tal previsão.
Porém o STF considera constitucional, vedação em edital para remarcação de prova de aptidão física por motivos de problemas temporário de saúde.
Certo,
PARA GESTANTE -> PODE REMARCAR, DISPENSA PREVISÃO EM EDITAL
DEMAIS CASO -> PODE TER PREVISÃO EM EDITAL DE VEDAÇÃO A REMARCAÇÃO POR MOTIVO DE SAÚDE.
Os empregados de sociedade de economia mista que receba recursos da União, de estado, do Distrito Federal ou de município para o pagamento de pessoal ou para custeio em geral submetem-se ao teto remuneratório previsto na Constituição Federal de 1988.
CERTO
Os aprovados em concurso público ainda em prazo improrrogável de convocação terão prioridade de convocação sobre os aprovados em concurso público posterior para o mesmo cargo ou para emprego na mesma carreira.
CERTO
Por força do princípio da isonomia, o Poder Judiciário poderá, por meio de decisão judicial devidamente fundamentada, estender reajustes e aumentar vencimentos de servidores públicos.
ERRADO
Súmula Vinculante 37. Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia
as funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores efetivos, e os cargos em comissão, por servidores efetivos e servidores em cargo de livre nomeação e exoneração. Sendo ambas destinadas, exclusivamente, às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
certo
Conforme a Constituição Federal, critérios de antiguidade devem ser respeitados ao se fixarem padrões de vencimento do servidor público.
errado
§ 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:
I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;
II - os requisitos para a investidura;
III - as peculiaridades dos cargos.
Servidor público investido em mandato de vice-prefeito exercerá as funções e perceberá as vantagens de ambos os cargos, desde que haja compatibilidade de horários.
errado
STF ENTENDE QUE POR ANALOGIA AO PREFEITO, O VICE TAMBEM SERÁ AFASTADO DO CARGO SENDO-LHE FACULTADO OPTAR PELA REMUNERAÇÃO
Empresa pública responderá pelos danos que seu empregado, atuando como seu agente, ocasionar, assegurado o direito de regresso nos casos de dolo ou culpa.
CERTO COM RESSALVAS, PQ A QUESTÃO DEVIA TER INFORMADO QUE A EP PRECISA SER PRESTADORA DE SERVIÇO PÚBLICO
RENTABILIDADE SOCIAL = EFETIVIDADE
CERTO
maior rentabilidade social = (em miúdos) é fazer render o dinheiro do povo (o dinheiro público).
A Constituição vigente proibiu o efeito repique, ato de computar uma vantagem pecuniária sobre outra — em cascata —, inclusive para os proventos de aposentadoria.
CERTO
Art. 37………….
……..
XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
Em regra, o servidor público da administração autárquica que estiver no exercício de mandato eletivo ficará afastado do seu cargo, emprego ou função, disposição também aplicável ao servidor da administração pública fundacional, sem direito a remuneração do cargo efetivo
CERTO, ASSIM COMO DEMAIS SERVIDORES DA ADM DIRETA.
Se PREFEITO -> AFASTA E OPTA PELA REMUNERAÇÃO
Se VEREADOR -> compatibilidade de horario, recebe os dois.
em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;
certo
A investidura em cargo, emprego ou função pública exige a prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, na forma prevista em lei.
Errado. Em função pública não é exigido.
Considere que tenha sido aberta licitação para a compra de cadeiras e mesas destinadas a mobiliar uma autarquia do estado do Amazonas e que uma lei estadual exija que os móveis a serem adquiridos tenham sido fabricados na ZFM. Nessa situação, é correto afirmar que, de acordo com a jurisprudência do STF, a lei estadual viola a CF, já que esta proíbe que os entes federativos criem distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
Certo.
Viola a CF pois esta diz:
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
E viola a LEI 8666/93” 1o É vedado aos agentes públicos:
I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato
Carente de um lei que estipule os limites da greve de servidores públicos, o STF entendeu em 2007 que se aplica a estes a lei que rege o direito de greve no setor privado
CERTO
Considere que o valor nominal da remuneração global de determinado servidor público que recebia determinada gratificação tenha sido reduzido após a instituição de regime remuneratório de subsídio. Nesse caso, o servidor não tem direito à continuidade do recebimento da gratificação, pois, de acordo com o STF, não existe direito adquirido a regime jurídico remuneratório.
O item está certo, pois, na situação apresentada, o servidor, de fato, não tem direito adquirido à continuidade do recebimento da gratificação, mas tão somente à irredutibilidade do valor nominal da remuneração, em razão da inexistência de direito adquirido a regime jurídico remuneratório.
O servidor recebia a remuneração fixa + gratificação = remuneração global.
O STF entendeu que ele tem direito adquirido apenas com relação à remuneração fixa.
No caso da questão, o subsídio manteve a remuneração e retirou a gratificação.
Seria constitucional lei que considerasse falta funcional de servidor público não estável a adesão a movimento grevista, devido a eficácia limitada do dispositivo constitucional referente a greve de servidor público, segundo entendimento do STF.
ERRADO
Súmula 316
A simples adesão à greve não constitui falta grave.
A autorização para o porte e uso de arma de fogo e a percepção de gratificação especial para realização de atividade externa não são suficientes para o reconhecimento da periculosidade do desempenho da função de oficial de justiça pelo Poder Judiciário.
CERTO
Conforme o entendimento do STF, dada a ausência da referida lei complementar, aplicam-se as regras do regime geral de previdência social à aposentadoria especial do servidor público.
CERTO
Súmula Vinculante 33
Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do regime geral da previdência social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal, até a edição de lei complementar específica.
ADEMAIS, compete à autoridade administrativa responsável pela apreciação do pedido de aposentadoria examinar as condições de fato de direito para a sua concessão, como a contagem diferenciada do tempo de serviço prestado em condições especiais
Cidadão que tenha sido aprovado em concurso público para certo cargo público, ainda que não haja previsão no edital do concurso, poderá ser nomeado para quadro diverso daquele para o qual foi aprovado, se o novo cargo tiver a mesma nomenclatura, atribuições iguais e idêntica remuneração daquele previsto no referido edital, haja vista já ter sido atendido, nessa situação, o requisito constitucional de aprovação prévia em concurso público.
CERTO
ESTE É O ENTENDIMENTO DO STF
Os reajustes de vencimentos de servidores municipais podem ser vinculados a índices federais de correção monetária.
ERRADO
Súmula Vinculante 42/STF: É inconstitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária.
A administração pública declarou a nulidade de contrato de trabalho por ela firmado com o empregado público Júlio, sob o fundamento de que não teria sido respeitada a exigência constitucional de prévia aprovação em concurso público para a investidura no emprego público, reconhecendo, porém, o direito de Júlio ao salário pelos serviços prestados no período. Logo em seguida, Júlio requereu o reconhecimento do seu direito ao depósito do FGTS, mas a administração pública negou-lhe tal reconhecimento. Nessa situação, embora declarada a nulidade do vínculo contratual, subsiste o direito de Júlio ao depósito do FGTS, já que lhe foi reconhecido o direito ao salário pelo serviço prestado.
CERTO
O servidor estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado e mediante processo administrativo no qual lhe seja assegurada a ampla defesa.
ERRADO. O SOMENTE FERROU COM TUDO.
O SERVIDOR ESTÁVEL PODERÁ PERDER O CARGO:I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
E O EXCESSO DE DESPESA COM PESSOAL
O servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, está ligado ao regime geral de previdência social, mas, ao servidor que ocupa cargo comissionado e cargo público efetivo na administração pública estadual simultaneamente, aplica-se o regime próprio do ente público a que está vinculado.
certinho
A teoria do risco administrativo fundamenta o princípio constitucional da responsabilidade civil objetiva do Estado, que se reveste de caráter absoluto na medida em que a oficialidade da conduta lesiva implica, necessariamente, o dever de reparar os danos, indenizando-os, independentemente da existência de culpa ou dolo
errado, pois em função da possibilidade de aplicar-se atenuantes ou excludentes da responsabilidade não há o que se falar de princípio absoluto.
ADEMAIS, SEMPRE DESCONFIAR QUANDO A QUESTÃO FALAR EM PRINCIPIO ABSOLUTO!
Os cargos públicos devem ser plenamente acessíveis a brasileiros e a estrangeiros, podendo o edital do concurso estabelecer, justificadamente, requisitos apropriados às funções a serem desempenhadas.
ERRADO, POIS
1- OS CARGOS SAO ACESSIÍVEIS NA FORMA DA LEI.
2- AOS ESTRANGEIROS NÃO SÃO PLENAMENTE ACESSÍVEIS.
Considerando que a remuneração dos servidores públicos deve ser prevista em lei específica, a fixação de seus vencimentos não pode ser objeto de convenção coletiva de trabalho.
CERTO, ESSE É ENTENDIMENTO DO STF EM SÚMULA
VALE RELEMBRAR QUE a iniciativa de aumento da remuneração dos servidores públicos do PODER EXECUTIVO FEDERAL é de privativa do Presidente da República, como está no art. 61, § 1º, II:
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis
que:
…
II - disponham sobre:
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
Aos servidores titulares de cargos efetivos é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência próprio de que eles desfrutem.
ERRADO
Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma desta Constituição, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta de regime próprio de previdência social, aplicando-se outras vedações, regras e condições para a acumulação de benefícios previdenciários estabelecidas no Regime Geral de Previdência Social. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
Ofenderá o princípio da impessoalidade a atuação administrativa que contrariar, além da lei, a moral, os bons costumes, a honestidade ou os deveres de boa administração.
ERRADO
CESPE!!!Maria Sylvia Zanella Di Pietro, uma das prediletas do Cespe, estabelece que o princípio da impessoalidade está relacionado com a finalidade pública que deve nortear toda atividade administrativa. Significa que a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, uma vez que é sempre o interesse público que tem que nortear o seu comportamento.
O enunciado da questão refere-se mais ao princípio da moralidade, o qual, segundo a mesma autora, “quando se verificar que o comportamento da Administração ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonância com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administração, os princípios de justiça e de equidade, a ideia comum de honestidade, estará havendo ofensa ao princípio da moralidade administrativa”.
O edital de um concurso não é instrumento idôneo para o estabelecimento de limite de idade para a inscrição em concurso público.
CERTO.
Limitações, restrições de acesso aos cargos e empregos públicos, devem ser estabelecidas por lei, e sempre observando o princípio da razoabilidade
Há na CF dispositivo que autoriza a vinculação do reajuste do subsídio dos secretários de estado ao subsídio do governador como forma de se evitar discrepâncias remuneratórias.
A CF/88 veda qualquer tipo de vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias no serviço público. (Fundamental memorizar essa informação!)
Art. 37
(…)
XIII – é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;
Súmula Vinculante 42 - STF
É inconstitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária.
os empregados públicos não possuem a estabilidade conferida aos ocupantes de cargos efetivos, extraída do art. 41, da CF, todavia, para a sua demissão, é necessário que a decisão seja motivada, uma vez que aprovados em concurso público
CERTO
§ 10. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
CERTO
Pode ser pleiteado que a remuneração de um auditor do INSS, seja equiparado à remuneração de um auditor da Receita Federal ou analista de finanças e controle da CGU, sob alegação de que exerce atribuições semelhantes e que neste caso a CF estabelece que faça-se a equiparação
errado.
XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;
Súmula Vinculante 37:
Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia.