COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS Flashcards

1
Q

Em matéria de competência legislativa concorrente, a superveniência de lei federal sobre normas gerais revoga a lei estadual, no que lhe for contrária.

A

ERRADO. SUSPENDE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

COMPETÊNCIA EXCLUSIVA - INDELEGÁVEL
COMPETÊNCIA PRIVATIVA -> DELEGÁVEL POR LEI
COMPLEMENTAR
COMPETÊNCIA CONCORRENTE -> UNIÃO DEFINE
NORMAS GERAIS E OS ESTADOS E O DF
SUPLEMENTAM-> NUNCA OS MUNICÍPIOS
COMPETÊNCIA COMUNS -> DE TODOS ENTES

A

EXATO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Não invade a competência legislativa da União a edição de lei estadual que obrigue, sob pena de multa, veículo automotor a transitar permanentemente com os faróis acesos nas rodovias do estado, já que a norma dispõe sobre segurança, matéria cuja competência é concorrente entre os entes da Federação.

A

ERRADO. O OBEJTO EM QUESÃO REFERE-SE A COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO DE LEGISLAR SOBRE TRÂNSITO E TRANSPORTE.
OS ENTES ESTABELECEM E IMPLEMENTAM, POR COMPETÊNCIA COMUM, POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA DO TRÂNSITO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A organização da polícia civil é estabelecida no âmbito da competência legislativa concorrente dos estados, do DF e da União, cabendo a esta a determinação de normas gerais.

A

errado porque para a PC-DF é competência privativa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A União é pessoa jurídica de direito público interno à qual incumbe exercer prerrogativas do Estado federal brasileiro, como, por exemplo, assegurar a defesa nacional e permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Compete à União, por expressa disposição constitucional, a instituição de diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.

A

CERTO,
Art. 21. Compete à União:
XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;

NÃO CONFUNDIR COM :
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Se uma lei estadual regular aspectos específicos sobre o comércio de bebidas entre dois estados da Federação, essa lei estadual estará invadindo a competência privativa da União de legislar sobre a matéria, ainda que tenha havido autorização mediante lei complementar.

A

ERRADO, PORQUE APESAR DO DIREITO COMERCIAL SER MATÉRIA DE COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO, ESTES NORMATIVOS PODEM SER REGULAMENTADOS POR LEI ESTADUAL DESDE QUE AUTORIZADOS POR LEI COMPLEMENTAR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Será inconstitucional lei estadual que assegure ao consumidor o direito de obter informações sobre a qualidade de produto combustível, por tratar de matéria da competência privativa da União, qual seja, direito comercial e comércio.

A

ERRADO, pois “assegure ao consumidor o direito de obter informações sobre a qualidade de produto combustível” versa precipuamente sobre direito do consumidor, e não comercial como preceitua o enunciado.
E DIREITO DO CONSUMIDOR É MATÉRIA DE COMPETÊNCIA CONCORRENTE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Compete privativamente à União legislar sobre contratos privados referentes à prestação de assistência suplementar à saúde

A

CERTO, POIS CONTRATOS É TEMA DE DIREITO CIVIL E ESTE COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO.
ALÉM DISSO
aborda a competência privativa da União para legislar sobre contratos (art. 22, I direito civil), mas também as competências concorrentes da União, Estados e DF para legislar sobre proteção e defesa da saúde (art. 24, XII) e consumidor (Art. 24, V). Nessa situação, segundo entendimento do STF, deve prevalecer a competência privativa da União

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A preservação de florestas é da competência administrativa concorrente da União e dos estados.

A

ERRADO, É COMPETÊNCIA COMUM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

É constitucionalmente vedado aos estados legislar sobre propaganda comercial.

A

ERRADO, POIS NÃO É VEDADO. MESMO QUE SEJA MATÉRIA PRIVATIVA DA UNIÃO, CABERIA UMA AUTORIZAÇÃO EM LEI COMPLEMENTAR PARA AUTORIZAR ESTADOS E DF A LEGISLAREM SOBRE DIREITO COMERCIAL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com o STF, é inconstitucional lei estadual que autorize a utilização, pela polícia militar, de veículos apreendidos e não identificados quanto à procedência e à propriedade exclusivamente no trabalho de repressão penal, por infringir competência privativa da União para legislar sobre trânsito e direito processual penal.

A

ERRADO,

O STF JA DECLAROU A CONSTITUCIONALIDADE DE TAIS LEIS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Lei complementar estadual que conceda, independentemente de qualquer ato formal de licença ou autorização, porte de arma aos procuradores do Estado usurpará competência legislativa privativa da União.

A

CERTO O STF JA DECIDIU PELA INCONSTITUCIONALIDADE, POR SER COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Se um estado da Federação editar norma que proíba revista íntima em empregados de estabelecimentos situados em seu território, tal norma, ainda que proteja a dignidade do trabalhador, será inconstitucional, pois tratará de matéria de competência privativa da União.

A

CERTO, DIREITO DO TRABALHO -> COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A criação de lei estadual sobre sistemas de consórcios e sorteios, bingos e loterias deve ater-se a aspectos suplementares, haja vista a existência de norma geral no âmbito federal.

A

CERTO, POIS COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO PODENDO OS ESTADOS LEGISLAR, APENAS, SE AUTORIZADOS POR LEI COMPLEMENTAR.
ADEMAIS
Súmula Vinculante 2
É inconstitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O serviço postal está inserido no rol constitucional de competência legislativa privativa da União, a qual é também responsável pela manutenção dessa modalidade de serviço público.

A

CERTO

17
Q

União, os estados-membros e os municípios têm competência concorrente para desenvolver políticas públicas que visem à redução de doenças, à proteção e à recuperação da saúde.

A

Errado!

Município não tem competência concorrente

18
Q

Por expressa disposição constitucional, as competências materiais e legislativas dos municípios subordinam-se integralmente ao disposto nas constituições dos respectivos estados-membros a que eles pertencem.

A

errado

Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

Certíssimo que a Lei Orgânica deve observância à Constituição do Estado. Mas também é certo que deve observar a CF. Inclusive, a própria CF já traz diversos preceitos que não podem ser alterados sequer pela Constituição dos Estados e nem pelas leis orgânicas.

Ou seja, não há uma subordinação integral da Lei Orgânica à CE. É um misto de observância, um cadinho da CF, um cadinho da CE. Mas, ainda assim, não gosto do termo subordinação, parece indicar que a CE é superior, hierarquicamente, à Lei Orgânica, e isso não acontece. Não há hierarquia.

19
Q

Tanto em caso de infrações penais comuns quanto de crimes de responsabilidade, compete à Câmara dos Deputados o juízo de admissibilidade da acusação apresentada contra o presidente da República.

A

certo