PMSUS - OFICINA 1 e 2 Flashcards
Diferencie a epidemiologia analítica da epidemiologia descritiva
Epidemiologia descritiva =
* Estuda apenas distribuição das frequências das doenças (pessoa, tempo e lugar - quem, quando, onde).
Epidemiologia analítica =
* Busca identificar os fatores determinantes da frequencia das doenças, ou seja, suas causas.
A descrição de variáveis em pessoa, tempo e lugar traça um perfil epidemiológico. Cite as características desse perfil, levando em consideração ‘‘Quem?, ‘‘Quando?’’, ‘‘Onde?’’
- Quem? (Idade, sexo, raça, escolaridade, etc - alguns grupos são mais vulneráveis e suscetíveis à instalação de algumas doenças = HAS, D.infectocontagiosas, câncer de útero, próstata);
- Quando? (Variações Regulares = Endêmicas; Variações Irregulares = Epidêmicas);
- Onde? (Espaço geográfico, territorial, social; características climáticas, solo, vegetação, rural x urbano; Difusão - espalhamento (migração e mobilidade espalhando a doença).
O que são flutuações endêmicas?
São variações observadas na ocorrencia de doenças frequentes, ou seja, já esperadas para uma determinada região em um determinado tempo. São elas ->
-> Tendência Secular;
-> Variação Cíclica;
-> Variação Sazonal.
Caracterize a Tendência Histórica ou Secular
-> Tendência secular =
Variações observadas na incidência, prevalência, mortalidade e letalidade das doenças ao longo de um período grande de tempo (décadas e até mesmo séculos, *recomenda-se que não seja menor do que 10 anos). Reflete alterações na estrutura epidemiólogica no período analisado e se divide em = Tendências Ascendentes e Tendências Descendentes.
- Tendências Ascendentes =
*Melhoria dos meios diagnósticos e busca ativa de casos (Ex - foi instaurada uma UBS em um bairro). - Tendências Descendentes =
*Introdução de medidas profiláticas efetivas, melhoria das condições de vida, reorganização dos serviços de saúde.
Conceitue a variação cíclica e sazonal, citando exemplos
> Variação Cíclica =
* Ciclos periódicos e regulares de incidência de certas doenças, nomalmente por conta da concentração de suscetíveis, que também se esgotam por ação da própria doença ou por vacinação. Ex = sarampo, rubéola e difteria. Na raiva animal percebe-se aumentos cíclicos da doença com o aumento da populações animais.
-> Variação Sazonal =
* Aumento periódico da incidência de certas doenças nas mesmas estações do ano, meses, semanas, dia ou hora, geralmente relacionados ao modo de transmissão de cada doença. (Ex = gripe pós-carnaval). Já é esperado. Outros exemplos são =
*Aumento dos casos de leptospirose devido ao aumento da precipitação pluviométrica no verão.
*Maior ocorrência de queimaduras no período de festas juninas
*Doenças alérgicas devido a alérgenos em determinadas épocas do ano, como a floração de caju no nordeste
Caracterize as variações irregulares
VARIAÇÕES IRREGULARES constituem alterações diferentes do esperado ou imprevisíveis em relação à incidência de alguma doença. Podemos exemplificar as variações irregulares por meio de surtos e epidemias que podem ser definidas como uma elevação brusca, temporária, significante e não esperada na incidência da doença, provocadas por alterações na estrutura epidemiológica.
Ex = *Surto de intoxicação alimentar envolvendo 54 funcionários de uma empresa de construção civil em SP.
* Epidemia de cólera na década de 80 no Brasil.
IMPORTANTE = Casos de notificação compulsória detectados nas unidades devem ser colocados em um gráfico, para estudo estatístico, como avaliar se essa variação é regular ou irregular. O aumento brusco no número de casos deve ser investigado.
A situação de renda pode afetar a infância e adolescência no Brasil? Justifique.
Sim. A situação de renda é um fator importante para determinar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 30% das crianças e adolescentes brasileiras vivem em situação de pobreza, o que pode levar a uma série de problemas como falta de acesso à educação, alimentação inadequada, condições de moradia precárias, violência doméstica e abuso infantil. Percebe-se que a pobreza está muito relacionada com a supressão de direitos fundamentais.
Quais são os efeitos da falta de acesso à educação na infância e adolescência decorrentes da situação de renda?
A falta de acesso à educação pode levar à desigualdade social, ao desemprego e à falta de oportunidades, à violência e ao abuso de drogas.
Como a alimentação inadequada pode afetar crianças e adolescentes em situação de pobreza?
A alimentação inadequada pode levar a problemas de saúde, como desnutrição, anemia, obesidade e maior susceptibilidade a doenças infectocontagiosas, como diarreia e infecções respiratórias.
Como as condições de moradia precárias podem afetar crianças e adolescentes em situação de pobreza?
Condições de moradia precárias podem levar a problemas de saúde, insegurança e falta de privacidade. Crianças e adolescentes que vivem em condições de moradia precárias, como casas sem saneamento básico, sem água potável ou sem estrutura adequada, estão mais propensos a desenvolver problemas de saúde, como doenças respiratórias, diarreia e infecções. Além disso, a falta de segurança e privacidade pode levar a problemas de violência e abuso.
Quais são os impactos da violência doméstica na infância e adolescência em situação de pobreza?
A violência doméstica pode levar a problemas emocionais e físicos, além de dificuldades de aprendizado e socialização. Crianças e adolescentes expostos à violência doméstica, seja física ou psicológica, podem desenvolver problemas emocionais e comportamentais, como depressão, ansiedade, agressividade e medo. Além disso, a violência pode prejudicar o desempenho escolar e a capacidade de socialização. Em situações extremas, pode haver consequências físicas graves e até mesmo levar à morte.
Diversas são as causas evitavéis de internações e óbitos entre < 5 anos. Nesse sentido, caracterize a evitabilidade ou morte evitáveis.
trata-se de um agravo ou situação, prevenível pela atuação dos serviços de saúde que incidem, provavelmente, quando o sistema de saúde não consegue atender as necessidades de saúde e seus fatores determinantes são frágeis à identificação e à intervenção acertada.
As causas evitáveis de óbitos e internações < 5 anos se dividem em alguns componentes, quais seriam eles?
*Reduzível pelas ações de imunização;
*Reduzível por atenção adequada à mulher na gestação;
*Reduzível por adequada atenção à mulher no parto;
*Reduzível por atenção adequada ao recém-nascido;
*Reduzível por ações de diagnóstico e tratamento adequado;
*Reduzível por ações de promoção à saúde vinculadas a ações de atenção.
Quais agravos ou situações de saúde reduzíveis por ações de imunização em < 5 anos?
*Sarampo
*Rubéola (inclui a congênita)
*Caxumba
*Tétano
*Difteria
*Meningite
*Coqueluche
*Tuberculose do sistema nervoso e miliar
*Poliomielite aguda
*Hepatie aguda B e congênita
Quais agravos ou situações de saúde são reduzíveis por atenção adequada à mulher na gestação?
*Sífilis congênita
*HIV
*Crescimento fetal retardado e desnutrição fetal
*Prematuridade e peso baixo ao nascer
*Feto e recém-nascido afetados por afecções maternas via transplacentária e leite materno, tabaco, álcool, drogas
*Isoimunização Rh ou ABO do feto e do recém-nascido