NCS - SP 1.4 - TBL Flashcards
Explique porque os neonatos e lactentes jovens são mais suscetíveis aos agentes infecciosos que as crianças e os adultos
Esse grupo apresenta o sistema imunológico imaturo. Assim sendo, possuem habilidade limitada em montar uma resposta efetiva tanto quantitativa quanto qualitativa.
Quais infecções intraútero, intraparto e pós-parto estimulam a resposta imune fetal e neonatal?
Estreptococo do grupo B, Candida albicans, vírus varicella-zoster, herpes simples, vírus sincicial respiratório, Toxoplasma gondii, citomegalovírus, Epstein-Barr, Listeria monocytogenes.
V OU F
Sabe-se que quanto menor o período gestacional, menos desenvolvido será o sistema imunológico.
Verdadeiro. recém-nascidos prematuros extremos (<28 semanas) apresentam risco 5-10 vezes mais alto de infecção que o recém-nascido a termo.
O neonato é altamente dependente da transferência
materna passiva de anticorpos no início da vida fetal e neonatal. Cite um exemplo de transferência passiva de imunidade no período neonatal e pós-natal
O leite materno. Ele possui função imunorreguladora, antimicrobiana e anti-inflamatória. Alguns do elementos que ele transfere são ->
*IgA secretora que coloniza os tratos gastrointestinal e respiratório do neonato;
*Lisoenzima, peroxidases, lactoferrina;
*Fagócitos, células natural killer, linfócitos;
*IL-4, IL-6, IL8, IL10.
Qual tipo de imunidade é responsável pela primeira linha de defesa do corpo?
A Imunidade Inata
V ou F
A Imunidade Inata depende do contato prévio com antígenos
Falso. A imunidade inata é inespecífica, ativando-se sem a ncessidade de contato prévio com o antígeno, por isso age de maneira mais rápida.
Do que é composta a Imunidade Inata?
*Barreiras epiteliais (pele e mucosas);
*Sistema complemento;
*Fagócitos (neutrófilos, macrófagos, monócitos);
*Célula dendrítica;
*Célula Natural Killer;
*Citocinas
Qual componente da Imunidade inata pode ter sua integridade afetada em neonatos hospitalizados?
A pele. A pele do neonato é imatura e tem mais permeabilidade, devido a baixa producao de acidos graxos e pH alcalino. . A quebra de sua integridade pode ocorrer nesse período em pacientes hospitalizados e isso facilita a entrada de agentes patogênicos. Além disso, temos menos defensina alfa na pele deles
Qual o papel das citocinas?
Regular a intensidade e a duração da resposta imune e inflamatória.
As proteínas do sistema complemento ativam-se
em cascata e têm como função a opsonização de antígenos e a lise celular a partir de formação do complexo de ataque à membrana(MAC). Durante a gravidez, há pouca ou muita transferência materna de proteínas do complemento? Elas encontram-se reduzidas ou aumentadas no RN?
Há pouca transferência de proteínas do complemento durante a gravidez e elas encontram-se reduzidas no RN (60%-90% dos adultos em a termo e 47%-70% em pré-termo), somente alcançando valores semelhantes ao dos adultos após um ano de idade.
Qual o papel da célula NK?
As células NK é um tipo de linfócito citotóxico que destrói células infectadas por vírus e outros microorganismos intracelulares, bem como células neoplásicas com base na produção de interferon gama (y) IFNy.
V ou F
Os RN apresentam célula NK
Verdadeiro. Os RN apresentam células NK equivalentes em números às dos adultos, porém apresentam função reduzida com menos ação citotóxica contra vírus.
V ou F
O RN apresenta função reduzida de mastócitos e macrófagos, o que prejudica a fagocitose.
Verdadeiro. Tais células atuam como sentinelas contra os patógenos que venceram a barreira epitelial. Elas secretam fator de necrose tumoral (TNF) que recrutam células importantes para a fagocitose como neutrófilos e outros macrófagos e monócitos. Além, é claro, das células dendríticas.
Quais são as últimas células da imunidade inata a aparecerem no feto?
Os neutrófilos, aumentando dramaticamente entre 12 e 24 horas após o nascimento. Ainda assim, são reduzidas em número e efetividade. No RN observa-se prejuízo na quimotaxia, rolamento, adesão e migração para os sítios de infecção, bem como redução da sua principal ação de combate aos patógenos, que é a atividade oxidativa
V ou F
O RN está menos capacitado a elevar o número de neutrófilos circulantes em resposta a um estímulo.
Verdadeiro. Inclusive acredita-se que a incapacidade de recrutar essas células durante a ação de um agente patogênico está associada a quadros sépticos.