NCS SP 3.1 - TUTORIA Flashcards

1
Q

Conceitue a complascência pulmonar

A

Capacidade do pulmão de ser estirado quando se enche de ar. Um pulmão de alta complacência pode ser
estirado facilmente, assim como uma pessoa complacente pode ser persuadida facilmente. Um pulmão com baixa complacência requer mais força dos músculos inspiratórios para ser estirado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Conceitue a elasticidade pulmonar

A

A tendência de uma estrutura de retornar ao seu tamanho inicial após ser distendida é
denominada elasticidade. Além da capacidade de se estirar, o pulmão apresentam fibras elásticas que o auxiliam ao voltar ao seu tamanho inicial após uma inspiração, ou seja, a elasticidade pulmonar auxilia a expiração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

V ou F
Um pulmão normal é como um balão de festas. O ar assoprado dentro do balão aumenta seu tamanho devido a sua capacidade de estiramento (complascência). As suas paredes elásticas apertam o ar dentro do balão, aumentando, assim, a pressão interna do ar. Quando a boca do balão é aberta para a atmosfera, a retração elástica causa o fluxo de ar para fora do balão, assim como o ar é expulso dos nossos pulmões quando expiramos.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Os pulmões são muito distensíveis (expansíveis). Um outro termo para a distensibilidade
é

A

complacência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A tendência de uma estrutura de retornar ao seu tamanho inicial após ser distendida é
denominada _____________.

A

elasticidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A infiltração do tecido pulmonar por proteínas do tecido conjuntivo, que gera uma condição
denominada fibrose pulmonar, pode levar a uma _________da expansibilidade pulmonar.

A

redução; (da complacência), uma vez que o tecido fibrótico é mais rígido e o indivíduo terá dificuldade de colocar o ar para dentro dos pulmões durante a inspiração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como os pulmões normalmente estão em contato com a parede torácica, eles
encontram-se sempre num estado de tensão elástica, pois estão distendidos. Essa tensão aumenta durante a
inspiração, quando os pulmões são distendidos ainda mais, e diminui durante a expiração devido à
___________ elástica.

A

retração elástica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

V ou F
a complacência pulmonar é diretamente proporcional à elastância.

A

Falso. São inversamente proporcionais. A complacência é definida como a medida da capacidade de distensão pulmonar. Além disso, lembre-se que quanto mais esticamos um elástico, mais força ele faz ao redor de nossos dedos para voltar ao seu tamanho original por conta da retração elástica. Assim, quanto maior elasticidade -> Maior retração elástica -> Menor complacência -> Menor distensão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Complacência: Se diminuída, há dificuldade de ?

A

inspirar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Elastância: Se diminuída, há dificuldade de ?

A

expirar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Fibrose pulmonar é a substituição do tecido pulmonar normal por um tecido cicatricial. É causada por doenças que tem em comum o fato de causarem inflamação na parte terminal dos pulmões (alvéolos) levando à progressiva cicatrização e fibrose pulmonar. Assim, a complacência pulmonar nesta situação:
a) aumenta, elevando o volume inspirado e reduzindo gasto energético
b) reduz, diminuindo o volume de ar inspirado e elevando gasto energético.
c) reduz, elevando o volume de ar inspirado e reduzindo gasto energético
d) aumenta, diminuindo o volume inspirado e elevando gasto energético

A

b)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

V ou F
Na fibrose pulmonar, a membrana alveolar mais espessa diminui as trocas gasosas. A perda da
complacência pulmonar pode diminuir a ventilação alveolar

A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Pulmões de alta complacência, ou seja, que é estirado muito facilmente, provavelmente apresenta perda de sua elasticidade, diminuindo a retração elástica que atua trazendo os pulmões para seu tamanho inicial. Qual a consequência disso para a respiração e para os músculos respiratórios?

A

A inspiração vai ser realizada facilmente, porém a expiração - que é auxiliada pela retração elástica - vai ser dificultosa. Assim haverá um maior trabalho dos músculos da expiração forçada para expulsar o ar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Condições patológicas nas quais a complacência pulmonar está reduzida são chamadas de

A

Doenças pulmonares restritivas. Duas causas comuns de diminuição da complacência são o tecido cicatricial não elástico formado em doenças pulmonares fibróticas e a produção alveolar inadequada de surfactante, uma substância química que facilita a expansão do pulmão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que significa DPOC?

A

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Caracterize a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A

DPOC é o nome dado a um conjunto de doenças nas quais as trocas gasosas estão prejudicadas em virtude de estreitamento nas vias aéreas inferiores. Tal obstrução do fluxo de ar é progressiva, não totalmente reversível, e não muda o padrão durante muitos meses. Está também associada uma resposta inflamatória crônica e exacerbada nas vias respiratórias a partículas e gases. A maioria das pessoas com DPOC tem enfisema ou bronquite crônica obstrutiva ou uma combinação dos dois.

17
Q

Quais as principais causas de DPOC?

A

*Tabagismo (responsável por 80 a 90% das causas de DPOC);
*Exposição a substâncias irritantes, como poeira, produtos químicos, fumaça…
*Deficiências genéticas (responsáveis por menos de 1% dos casos), como de alfa I
antitripsina.

18
Q

Qual a fisiopatologia da DPOC?

A

A exposição contínua a substâncias tóxicas levam a uma resposta inflamatória crônica que ativam macrófagos que liberam proteases. Tais enzimas destroem as fibras elásticas do pulmão, dificultando a ação da retração elástica durante a expiração. Além disso, há um aumento do número das células caliciformes do epitélio respiratório e produção excessiva de muco, o que diminui o lúmen das vias respiratórias. Indivíduos com DPOC apresentam mais dificuldade para inspirar.

19
Q

Por que pacientes com DPOC apresentam maior probabilidade de infecções?

A

*Os agentes irritantes da fumaça do cigarro, por exemplo, paralisa os cílios que varrem resíduos e muco para fora das vias aéreas. Sem a ação dos cílios e a produção excessiva de muco, as partículas aprisionadas nele acumulam-se nas vias aéreas. Os agentes patológicos presos no muco podem se multiplicar e causar infecções respiratórias.
*Pacientes com DPOC podem ter um sistema imunológico comprometido devido à inflamação crônica e ao estresse oxidativo nos pulmões. Isso pode reduzir a capacidade do organismo de combater infecções de maneira eficaz, tornando-os mais suscetíveis a infecções bacterianas e virais.

20
Q

V ou F
Doenças nas quais o fluxo de ar está diminuído como resultado do aumento da resistência nas vias aéreas são conhecidas como doenças pulmonares obstrutivas. Quando os pacientes com doença obstrutiva das vias aéreas inferiores são solicitados a exalar vigorosamente, o ar assobia pelas vias aéreas estreitadas, criando um som sibilante que pode ser ouvido até mesmo sem o estetoscópio.

A

Verdadeiro

21
Q

Caracterize o enfisema

A

O enfisema é caracterizado pela perda de elastina, a fibra elástica que ajuda os alvéolos a retraírem durante a expiração. A elastina é destruída pela elastase, uma enzima liberada pelos macrófagos alveolares, que apresenta aumento na sua atividade em fumantes, na tentativa de livrar os pulmões dos irritantes presentes no cigarro. As pessoas com enfisema possuem mais dificuldade de expirar do que de inspirar. Os seus alvéolos apresentam perda de retração elástica, o que faz a expiração – normalmente um processo passivo – necessitar de um esforço consciente.

22
Q

V ou F
A diminuição na área de superfície alveolar pode ter efeitos devastadores no enfisema, uma doença pulmonar degenerativa frequentemente causada pelo tabagismo. O efeito irritante de produtos químicos da fumaça e do alcatrão nos alvéolos ativa os macrófagos alveolares, os quais liberam elastase e outras enzimas proteolíticas. Essas enzimas destroem as fibras elásticas dos pulmões e induzem a apoptose das células, degradando as paredes dos alvéolos. Oresultado é alta complacência/baixa retração elástica pulmonar
com alvéolos maiores, menos alvéolos e menos área de superfície para as trocas gasosas.

A

Verdadeiro

23
Q

V ou F
Pacientes com bronquite crônica possuem produção excessiva de muco e inflamação
geral de todo o trato respiratório. O muco estreita as vias aéreas e torna a respiração difícil.

A

Verdadeiro

24
Q

Edna sentiu a respiração curta enquanto se exercitava, então o médico pediu alguns exames, incluindo a medida dos volumes pulmonares por espirometria. Parte do teste é o volume expiratório forçado. Com seus pulmões cheios de ar até o máximo, foi solicitado que Edna soprasse o mais rápido possível e com toda a força que ela pudesse. O volume de ar expirado por Edna no primeiro segundo de teste (volume expiratório forçado no primeiro segundo, ou VEF1) é menor do que o normal. Qual tipo de doença pulmonar Edna pode apresentar?

A

DPOC, uma vez que a resistência das vias aéreas está aumentada.