NCS SP 1.4 - MORFO Flashcards
Diferencie os órgãos linfoides primários dos secundários e cite exemplos
Órgãos linfoides primários são aqueles onde as células do sistema imune são criadas e maturadas. Ex: Medula óssea e timo.
Os linfócitos B e T são produzidos na medula óssea vermelha, sendo que B é maturado na própria medula e T é maturado no timo.
Órgãos linfoides secundários são aqueles responsáveis por armazenar as células de defesa e pela resposta imunológica. Ex: linfonodos, baço, MALTs.
Qual a localização do timo?
Atrás do esterno logo à frente do coração.
posterior ao manubrio do esterno (mediastino superior) e anterior ao pericardio fibroso (do mediastino inferior)
Qual a estrutura do timo?
O timo é formado por dois lóbulos grandes e outros lóbulos menores que se separam por trabéculas. Os lóbulos menores consistem de uma região medular (mais clara) e uma região cortical (mais escura). O timo é envolvido por uma cápsula fibrosa de tecido conjuntivo denso que penetra no interior do órgão formando as trabéculas.
Conceitue os timócitos
Os timócitos são linfócitos T imaturos encontrados no timo
Qual o papel das células reticulares epiteliais do timo?
Irão selecionar os timócitos que amadurecerão em linfócitos T imunocompetentes. Secretam hormônios tímicos que irão permitir a maturação
Qual o papel dos macrófagos do timo?
Irão fagocitar os timócitos (linfócitos T imaturos) que não foram selecionados pelas células reticulares epiteliais para maturação. Além de testar linfócitos T já maduros para garantir que eles serão imunocompetentes (sejam capazes de distinguir antígenos estranhos dos antígenos do próprio corpo).
No corte histológico do timo, quem é mais escuro: medula ou córtex?
córtex, por conta de uma maior disseminação de linfócitos T. A medula tem menos linfócitos.
Por que o timo testa linfócitos T e impede alguns de caírem na circulação?
Os linfócitos recém-amadurecidos testados pelo timo são os linfócitos autorreativos, que pela recombinação genética irão reconhecer antígenos próprios e se caírem na circulação, irão atacar as nossas células que expressam esses antígenos.
O que acontece após a maturação dos linfócitos B e T?
- Após serem maturados, irão passar o resto da vida em um processo de recirculação, ou seja, são liberados na circulação e passam o resto da vida circulando pelos locais onde vai ser mais provável deles encontrarem os antígenos para qual eles são específicos, que são justamente os órgãos linfoides secundários: como os linfonodos, baço, MALT e tecido linfoide cutâneo.
V OU F
O timo involui após a puberdade e é substituído por tecido adiposo
Verdadeiro
V OU F
O timo não tem folículos linfoides
Verdadeiro
Conceitue os linfonodos
Os linfonodos são órgãos linfoides secundários espalhadas por todo o corpo. São formados por uma dilatação dos vasos linfáticos e vão conter células de defesa, sendo os locais principais de encontro dos antígenos com os linfócitos.
De maneira geral, onde vai ocorrer a resposta contra antígenos provinientes de uma infecção tecidual? Por quê?
De maneira geral, a resposta contra antígenos que infectaram um tecido vai ocorrer nos linfonodos, uma vez que nosso sistema linfático drena todos os tecidos do nosso corpo, formando a linfa. Se há algum patógeno ou antígeno nos tecidos, ele também vai ser drenado. No caminho do sistema linfático, vão existir vários gânglios linfáticos (linfonodos) por onde a linfa com os antígenos irá passar e onde também estão os linfócitos amadurecidos, que irão fazer o combate. Sendo assim, os linfonodo atuam como intermediários do encontro entre antígenos teciduais e linfócitos.
Explique como ocorre a circulação dos linfócitos pensando nos linfonodos
- Um tecido periférico foi invadido por um microorganismo. O microorganismo pode chegar sozinho no linfonodo ou fagocitose por uma célula dendrítica ou macrófago, todos ocorrem pela drenagem linfática que leva o antígeno para dentro do linfonodo através do vaso linfático aferente;
- Quando o linfócito interage com o antígeno no qual ele é específico, ele se ativa e sofre o processo de expansão clonal e sai do linfonodo através do vaso linfático eferente e via ducto torácico cai na circulação sanguínea. Pela circulação sanguínea, os linfócitos chegam ao tecido infectado por quimiotaxia das quimiocinas (tipo especial de citocinas) produzidas no local da infecção. Antes de ser ativado, o linfócito tem atração pelas quimiocinas produzidas pelo linfonodo, circulando entre um e outro procurando os antígenos pelo qual ele é específico. Quando ativado, o linfócito apresenta receptores para as quimiocinas produzidas por células de defesa (como macrófagos) no local da infecção.
- Antígenos que chegam soltos ao linfonodo são reconhecidos por linfócitos B, que se ativam e diferenciam em plasmócitos. Os plasmócitos não são atraídos para os locais da infecção, mas produzem anticorpos que são liberados na corrente sanguínea e chegam até o tecido lesado. Linfócito T não reconhece antígeno diretamente, é necessário apresentação por células dendríticas, por exemplo. O linfócito T precisa reconhecer o antígeno pelo menos duas vezes: no linfonodo e no tecido infectado.
Onde estão situadas os linfócitos T e B dos linfonodos?
Linfócitos T estão no córtex interno (paracortical) com as vênulas e Linfócitos B estão no córtex externo na forma de folículos
Do que é composta a medula do linfonodo?
Esta região é composta por cordões medulares e seios que filtram a linfa.
Como ocorre o fluxo da linfa através do linfonodos?
A linfa entra pelos vasos aferentes, passa pelo seio subcapsular, depois para os seios peritrabeculares e para os seios da medula. Eles eventualmente convergem para formar o vaso linfático eferente.
Entre os seios medulares dos linfonodos estão presente os?
Cordões medulares
No corte histológico dos linfonodos quem é mais escuro: seios medulares ou cordões medulares?
Cordões medulares