NCS SP 1.4 - TUTORIA Flashcards
Qual a diferença entre hematopoese e eritropoese?
A hematopoese compreende a formação das células do sangue, a partir da eritropoese (produção dos eritócitos ou glóbulos vermelhos), leucocitopoese (produção dos leucócitos) trombocitopoiese (formação das plaquetas).
Explique de maneira breve onde ocorre a produção de sangue desde a vida fetal até a adulta
Nas primeiras semanas de gestação o saco vitelino faz uma hematopoiese transitória.
A partir da quarta semana de gestação até 6 a 7 meses de vida fetal, o fígado e o baço são os principais orgaos hemaopoieticos e produzem células do sangue até cerca de 2 semanas após o nascimento. A placenta tamém auxilia na hematopoiese fetal.
A partir de 6 a 7 meses de vida fetal, infância e vida adulta a medula óssea é a única fonte de células sanguíneas em condições normais.
Qual o marco inicial da hematopoese?
A célula tronco hematopoiética na medula óssea é uma célula tronco embrionária não comprometida e pluripotente que se diferencia em tronco/progenitor linfoide e tronco/progenitor mieloide.
O tronco progenitor mieloide da origem a quais células?
Eritrócitos, plaquetas, basófilos, neutrófilos, eosinófilos e monócitos
O que são fatores de crescimento hematopoiéticos?
São hormônios glicoproteicos que estimulam a proliferação, diferenciação, maturação e função das células sanguíneas. Esses fatores ligam-se a receptores específicos que ativam cascatas de proliferação no núcleo das células. EX = EPO (ERITROPOETINA)
Descreva as etapas da eritropoese
A eritropoese corresponde ao processo de formação dos eritrócitos, também chamados de hemácias ou glóbulos vermelhos. Esse mecanismo ocorre da seguinte forma ->
* Uma célula tronco hematopoiética pluripotente não comprometida se diferencia em uma célula progenitor mielóide misto comprometido;
* Essa célula então se diferencia em progenitores eritroides BFUe (unidade formadora explosiva) e CFUe (unidade formadora de colônia), até chegar no primeiro precursor eritroide com estrutura indentificável na medula óssea = o proeritroblasto;
* Por uma série de divisões celulares o proeritroblasto se transforma em eritroblastos progressivamente menores = eritroblastos iniciais (basófilos) -> eritroblastos intermediários (policromáticos) -> eritroblastos desenvolvidos (picnóticos/ortocromáticos);
* Os eritroblastos maduros expelem seu núcleo na medula óssea transformando-se em reticulócitos que são liberados na corrente sanguínea;
* Os reticulócitos então circulam de 1 a 2 dias no sangue periférico até seu RNA ser totalmente catabolizado, amadurecendo, assim, em um eritrócito.
Qual a morfofologia do proeritroblasto e como ocorre a transição morfológica-funcional para os eritroblastos e reticulócitos?
O proeritroblasto é uma célula grande, com citoplasma azul-escuro, e se diferencia em eritroblastos que diminuem progressivamente mas com conteúdo hemoglobínico maior no citoplasma. O citoplasma vai perdendo sua coloração azulada com a síntese proteica e a perda do RNA. O eritroblasto maduro expele seu núcleo, transformando-se em reticulócito que conteḿ algum RNA para sintetizar hemoglobina.
Defina se estão em ciclo celular ou fase pós-mitótica (não se dividem mais) =
* Proeritroblasto;
* Eritroblasto inicial (basófilo);
* Eritroblasto intermediário (policromático);
* Eritroblasto maduro (picnótico ou ortocromático);
* Reticulócito;
* Eritrócito.
- Proeritroblasto, eritroblasto inicial, eritroblasto intermediário (policromático) 60 - 80% em ciclo celular.
- Eritroblasto desenvolvido, reticulócitos e eritrócitos - > pós-mitóticos.
Quais células precursoras dos eritrócitos estão na medula óssea e quais estão no sangue?
- proeritroblasto, eritroblastos e reticulócitos estão na medula óssea.
- reticulócitos também estão presentes no sangue junto com os eritrócitos.
V OU F
os eritroblastos apresentam DNA nuclear, RNA no citoplasma, estão na medula óssea e no sangue.
Falso. Não estão presentes no sangue a não ser que ocorra hematopoiese fora da medula óssea.
V OU F
Os reticulócitos apresentam DNA nuclear, RNA no citoplasma, estão na medula óssea e no sangue.
Falso. Não apresentam DNA Nuclear.
V OU F
Os eritrócitos apresentam DNA nuclear, RNA no citoplasma, estão na medula óssea e no sangue.
Falso. Não apresentam nem DNA e nem RNA
Quem regula a eritropoese?
A eritropoetina e fatores nutricionais
Conceitue a eritropoetina
A eritropoetina é um hormônio de caráter glicoproteico produzido pelas células intersticiais peritubulares renais (90%) e pelo fígado (10%), que regula a eritropoese.
Qual o estímulo para a produção de eritropoetina?
Não há reservas e o estímulo para a sua produção é a tensão de oxigênio O2 nos tecidos do rim. A hipóxia leva ao aumento da produção de eritropoetina.
Quais fatores podem levar ao aumento da produção de eritropoetina, incluindo os relacionados à hipóxia?
- Anemia;
- Hb incapaz de liberar O2 (metabólico ou estrutural);
- O2 atmosférico baixo;
- Disfunção cardíaca, pulmonar ou lesão renal - que afeta a entrega de O2 ao rim
V OU F
A eritropoetina estimula a eritropoese, e assim, aumenta o aporte de O2
Verdadeiro.
Como a eritropoetina estimula a eritropoese?
Estimulando o aumento do número e a diferenciação de células progenitoras comprometidas com a eritropoese. Tais células, como BFUe e CFUe apresentam receptores de eritropetina sendo estimuladas a se proliferar, diferenciar e produzir hemoglobina. A ativação de vários receptores da eritropoetina estimulam a síntese da hemoglobina, expressão de genes antiapopitoticos e receptor da transferrina. A atuação da eritropoetina tem atividade intensa na produção e maturação dos eritroblastos.
Quais são os usos clínicos da eritropoetina?
Anemia de doença renal crônica
Síndromes mielodisplásicas
Anemias das doenças crônicas (artrite reumatóide)
V ou F testosterona e androgenos também estimulam a eritropoese
Verdadeiro
Além da eritropoetina, outros fatores são essenciais para a eritropoiese, como os nutricionais. Cite exemplos de fatores nutricionais
Ferro, Vitamina B12 (cobalamina), ácido fólico (folato), C, E, Tiamina, Riboflavina. A deficiência de qualquer um desses pode estar associada à anemia.
Por que o ferro é importante para a eritropoese?
Porque faz parte da constituição da hemoglobina, proteína que compreende 90% do eritrócito. Os gases (O2, CO2) se ligam ao ferro da hemoglobina para serem transportados através do sangue.
Qual a importância da B12 e do folato na eritropoese?
Auxiliam nas divisões mitóticas, pois participam dos ciclos que sintetizam as bases nitrogenadas purinas (adenina e guanina). Se há diminuição da biodisponibilidade desses nutrientes, a duplicação do material genético será comprometida, diminuindo o número de células bem como aumentando o seu tamanho. Isso pode levar a anemia megaloblástica.
Qual a principal função dos eritrócitos?
Transportar os gases pelo sangue pela hemoglobina.
Quando ocorre a síntese de hemoglobina?
Durante a eritropoiese e é muito estimulada pela eritropoetina
De que é formada a hemoglobina?
Grupo heme (Ferro 2+ + protoporfirina IX ) e globina (parte proteica). Cada molécula de hemoglobina apresenta duas cadeias alfa e duas cadeias beta de globina com um agrumapemento heme dentro de cada uma delas. Os gases se ligam ao ferro do grupo heme para serem transportados
V ou F
O eritrócito é um disco bicôncavo anucleado flexível
Verdadeiro.
V ou F
Apenas cerca de 5% a 10% do ferro que obtemos da dieta é absorvido
Verdadeiro.
O ferro obtido a partir da dieta pode ser de quais formas?
Inorgânico ( Fe3+ - férrico e Fe2+ - ferroso)
Orgânico (grupo heme)
V ou F
Ferritina permite a reserva do ferro no fígado e enterócito.
Transportina é uma proteína de membrana que permite a liberação do ferro e a transferrina uma proteína que transporta o ferro até a medula óssea de acordo com a necessidade de produção de hemácias.
Verdadeiro.
V ou F
a hepcidina bloqueia as transportinas
Verdadeiro
- Quais fatores favorecem a absorção de ferro?
- Ferro heme
- Ferro ferroso (Fe2+)
- Ácidos (HCL, vitamina C)
- Eritropoese ineficaz
- Gestação
- Diminuição da hepcidina sérica
V ou F
Sabendo que os seres humanos absorvem pouco o ferro que ingerem, 80% do ferro é reciclado a partir das hemácias senis destruídas no baço.
Verdadeiro.
Quais fatores mobilizam ferro das reservas?
Perda de sangue, deficiência nutricional ou absorção inadequada.
V ou F
O transporte de ferro pela transferrina e seu armazenamento pela ferritina são importantes marcadores que podem indicar falha na formação da hemoglobina, levando à anemia, como ocorre na anemia por deficiência de ferro.
Verdadeiro.
V ou F
A cobalamina (Vitamina B12) liga-se ao fator íntríseco liberado pelas células parietais do estômago para ser absorvida
Verdadeiro.
qual o principal tipo de hemoglobina presente no feto e no adulto?
O principal tipo de hemoglobina presente no feto é a hemoglobina fetal (HbF), enquanto o principal tipo de hemoglobina presente no adulto é a hemoglobina A (HbA).
A HbF é composta por duas cadeias de globina alfa e duas cadeias de globina gama e é responsável pelo transporte de oxigênio do sangue materno para o feto em desenvolvimento. A produção de HbF começa no primeiro trimestre da gestação e continua até cerca de tres a seis meses após o nascimento, quando a produção de HbA começa a predominar.
A HbA é composta por duas cadeias de globina alfa e duas cadeias de globina beta e é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo em adultos saudáveis.
V OU F
Os progenitores linfoide e mieloide, que estão no
saco vitelino desde a quarta semana de gestação, migram para o fígado, principal órgão hematopoiético durante esse período, no qual proliferam sofrendo somente discreta diferenciação. Posteriormente, são encontrados no baço, timo e medula óssea.
Verdadeiro.
Caracterize a bioeletrogênese
A bioeletrogênese é um processo no qual as células excitáveis do corpo humano são capazes de gerar energia elétrica a partir da movimentação de íons para dentro e para fora da célula. Essa energia elétrica é utlizada para alterar ou modular as funções das células, bem como a comunicação entre todas as partes do corpo. Os principais íons envolvidos nesse processo incluem Na+, K+ e Ca2+, que ao se moverem, alteram o potencial de membrana da célula, gerando um impulso elétrico, conhecido como potencial de ação, que irá percorrer as fibras nervosas e abrir canais de íons dependentes de voltagem. Quando esses canais se abrem, há um influxo de íons para dentro da célula que estimulará a exocitose de vesículas contendo neurotransmissores, que alterarão a atividade elétrica do próximo neurônio ou orgão-alvo. A bioeletrogênese é responsável, de maneira crucial e intríseca, pela comunicação dentro do Sistema Nervoso Central e desse sistema com todas as partes do corpo. É importante ressaltar que a bioeletrogênese dos cardiomiócitos é independente do Sistema Nervoso.
Qual tipo de transporte permite a passagem de anticorpos da mãe para o feto durante a gestação?
Transcitose
Qual a única imunoglobulina materna capaz de atravessar a placenta e chegar ao feto?
Todos os 4 tipos de IgG, apesar do seu alto peso molecular.
Explique o processo da passagem de anticorpos maternos para o feto via transplacentária
A passagem se dá através dos receptos FcRn presentes na placenta, onde o IgG se liga.
A camada da placenta que permite essa passagem é o sinciciotrofoblasto. Nele, o IgG será empacotado por endossomos - que contém os receptores FcRn, que o deixarão longe dos lisossomos, capazes de catabolizar os anticorpos. Esse complexo é então transferido para as células basais da placenta, onde o IgG é liberado para o plasma com pH fisiológico do feto. A interação entre Fc e FcRn tem alta afinidade em pH < 6,5 e baixa afinidade em pH fisiológico.
A transferência de IgG é muito importante para proteger o bebê nos primeiros meses de vida.
Porém,existem situações em que essa transferência pode provocar danos ao feto, como condições autoimunes e aloimunes, em um processo conhecido como transferência patológica.
Cite algumas dessas condições maternas
*Doença de Graves (anticorpos TRAb)
*Lupus eritematoso sistêmico (anti-Ro e anti-La)
*Púrpura trombocitopênica imune (PTI)
*Miastenia gravis
*Anemia hemolítica autoimune (anticorpos quentes)
*Doença hemolítica perinatal (DHPN)
*Trombocitopenia aloimune