Parasitologia 2 Flashcards
Quais são as características morfológicas das tênias?
Corpo achatado e segmentado, com escólex (estrutura anterior com ventosas), ausência de tubo digestivo, sistema reprodutor hermafrodita.
O que é o escólex e qual a sua função?
O escólex é a “cabeça” da tênia, com ventosas usadas para fixação na parede intestinal do hospedeiro.
O que são proglotes nas tênias?
São segmentos do corpo da tênia, cada um contendo sistemas reprodutivos. As proglotes grávidas contêm milhares de ovos e são eliminadas nas fezes.
Qual é o ciclo de vida da tênia no ser humano?
O ciclo começa com a ingestão de carne contaminada com cisticercos. No intestino, o cisticerco se desenvolve em tênia adulta, que libera proglotes com ovos nas fezes. O hospedeiro intermediário ingere os ovos e o ciclo se repete.
Qual a diferença entre Taenia solium e Taenia saginata?
Taenia solium tem escólex com acúleos e atinge de 1,5 a 4 metros, enquanto Taenia saginata não tem acúleos e pode atingir de 4 a 12 metros.
O que é cisticercose e como ocorre no ser humano?
A cisticercose é causada pela ingestão de ovos da Taenia solium, levando à formação de cisticercos nos tecidos, como cérebro (neurocisticercose), olhos e músculos.
Quais os principais sintomas da teníase?
Dor abdominal, náuseas, perda de peso, e em alguns casos, prurido anal. A maioria dos infectados é assintomática.
Como é feito o diagnóstico de teníase?
Através da pesquisa de proglotes ou ovos nas fezes usando técnicas como Willis, Faust, Hoffmann, ou anal-swab.
Qual é o tratamento para teníase?
Niclosamida ou praziquantel em dose única. Após o tratamento, é recomendada a ingestão de leite de magnésia para eliminação do parasito.
Quais as medidas de prevenção contra a teníase?
Evitar consumo de carne crua ou mal cozida, saneamento básico adequado, e higiene pessoal (lavagem das mãos após evacuar e antes das refeições).
Como ocorre a transmissão da cisticercose?
Pela ingestão de alimentos ou água contaminados com ovos de Taenia solium, ou por autoinfecção através de maus hábitos de higiene.
Qual a morfologia dos ovos das tênias?
Os ovos de Taenia saginata e Taenia solium são indistinguíveis. Medem 31 x 43 mm, possuem oncosferas (larvas hexacantas) e são liberados das proglotes. Podem sobreviver no ambiente por dias ou meses.
Quais são as principais formas larvais vesiculares da tênia e suas características?
As formas larvais vesiculares, como o cisticerco, são vesículas translúcidas com um proto-escólex, precursor da forma adulta. No porco (T. solium), o cisticerco pode permanecer viável por anos, enquanto no boi (T. saginata), tende a degenerar em 9 meses.
Como é o ciclo biológico das tênias?
O homem ingere carne contaminada com cisticercos, que liberam o escólex no intestino. O verme adulto cresce e elimina proglotes cheias de ovos nas fezes. O hospedeiro intermediário (boi ou porco) ingere os ovos, que se desenvolvem em cisticercos nos tecidos.
O que caracteriza a cisticercose humana e como ocorre a transmissão?
A cisticercose ocorre quando o homem ingere ovos da Taenia solium, que se transformam em cisticercos em vários tecidos do corpo, como cérebro, músculos e olhos. Pode ocorrer por ingestão de alimentos contaminados, água ou autoinfecção (interna ou externa).
O que é neurocisticercose e quais seus sintomas mais comuns?
A neurocisticercose é a infecção dos tecidos do sistema nervoso central pelos cisticercos. Sintomas incluem convulsões, hipertensão intracraniana, cefaleia, vômitos em jato, edema de papila e, em casos graves, paralisias, distúrbios respiratórios e epilepsia.
Quais as principais formas clínicas da neurocisticercose?
Formas convulsivas (50% dos casos), formas hipertensivas/pseudotumorais (cefaleia, vômitos em jato, edema de papila), e formas psíquicas (apatia, agitação confusional, distúrbios mentais).
Como a oftalmocisticercose afeta o organismo?
Os cisticercos podem se alojar na retina, causando descolamento, inflamação e perda progressiva da visão. Na câmara anterior, causam inflamação visível, e no segmento posterior, os sintomas podem ser mais discretos.
Quais são as localizações mais frequentes da cisticercose no corpo humano?
As localizações mais comuns incluem sistema nervoso central (41% dos casos), olhos (46%), musculatura (3,5%), pele e tecido subcutâneo (6,3%), e outros órgãos (3,2%).