P2 Flashcards
Como podem ser classificados os contratos?
QUANTO AOS EFEITOS
QUANTO À FORMAÇÃO
QUANTO AO MOMENTO DE SUA EXECUÇÃO
QUANTO AO AGENTE
QUANTO À EXISTÊNCIA
QUANTO À FORMA
QUANTO AO OBJETO
O que é contrato de adesão?
Não há discussão de cláusulas e condições devido à preponderância da vontade de um dos contratantes, que elabora todas as cláusulas. O outro adere ao modelo de contrato previamente confeccionado de forma pura e simples e em bloco, afastada qualquer alternativa de discussão. São exemplos dessa espécie, dentre outros, os contratos de
consumo: concessionária de serviços (energia elétrica)
O que é o principio da garantia e o que ele fundamenta?
Diz que todo alienante deve assegurar, ao adquirente a título oneroso, o uso da coisa por ele adquirida e para os fins a que é destinada. É o fundamento da responsabilidade pelos vicios redibitorios
Quais são os requisitos dos vicios redibitorios?
a) que a coisa tenha sido recebida em virtude de
contrato comutativo ou de doação onerosa
b) que os defeitos sejam ocultos
c) que existam ao tempo da alienação
d) que sejam desconhecidos do adquirente
e) que sejam graves a ponto de prejudicar o uso
da coisa ou diminuir-lhe o valor
Quais são as formas de extinção dos contratos?
- Distrato
- Cláusula Resolutiva
- Exceção de Contrato não Cumprido
- Resolução por Onerosidade Excessiva
O que é distrato?
rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).
Como se faz o distrato?
Pela mesma forma exigida para o contrato
O que é clausula resolutiva expressa e tácita?
cláusula resolutiva expressa: é aquela adicionada no texto do contrato, em que é posto as medidas que devem ser tomadas, caso venham ocorrer inadimplências por alguma das partes
Tacita: é aquela prevista pela própria lei, e se aplica nas situações em que as partes não estipularam expressamente a relevância de certas obrigações, deixando esta análise para um momento posterior do contrato.
Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação
Pode exigir o implemento da do outro
Qual a exceção do contrato não cumprido?
Se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes
contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou
tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusarse à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la.
O que é Resolução por onerosidade excessiva?
se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.
Como pode ser evitada a resolução por onerosidade excessiva?
oferecendo-se o réu a modificar equitativamente as condições do contrato.
Quais são as formas de extinção contratual?
Rescisão por Acordo Mútuo: As partes decidem conjuntamente encerrar o contrato.
Caducidade: O contrato se extingue automaticamente quando o prazo expira ou uma condição resolutiva ocorre.
Revogação: Principalmente em contratos administrativos, onde a Administração Pública decide extinguir o contrato por razões de interesse público.
Nulidade ou Anulação: O contrato é declarado nulo ou anulável devido a vícios na sua formação, como incapacidade das partes, objeto ilícito ou fraude.
Distrato: As partes celebram um novo acordo para extinguir o contrato anterior.
Morte ou Incapacidade: Em contratos personalíssimos, a morte ou incapacidade de uma das partes pode levar à extinção do contrato.
Quais são as formas de dissolução contratual?
Distrato: rescisão do contrato por acordo mútuo entre as partes. ambos os lados concordam em terminar o contrato e estipulam as condições para essa dissolução.
Resilição Unilateral: uma das partes decide, de forma unilateral, encerrar o contrato. Esta forma é permitida apenas em contratos que, pela sua natureza ou disposição expressa, permitem a rescisão por uma das partes sem a necessidade de justificativa ou concordância da outra.
Resolução Contratual: ocorre quando há um descumprimento das obrigações por uma das partes, o que dá à parte prejudicada o direito de encerrar o contrato
Anulação: Quando um contrato é considerado nulo ou anulável por não atender a requisitos legais, como consentimento livre de vícios, capacidade das partes ou objeto lícito e possível. A anulação pode ser total ou parcial, dependendo do vício detectado.
Rescisão por Onerosidade Excessiva: ocorre quando uma das partes, em razão de acontecimentos imprevistos e extraordinários, passa a sofrer uma onerosidade excessiva para cumprir o contrato, tornando sua execução extremamente difícil ou inviável.
Rescisão por Prazo ou Condição: Em contratos que possuem uma cláusula específica determinando sua duração ou uma condição que, ao ser cumprida, leva ao fim do contrato.
O que é dissolução contratual?
Término de um contrato antes do cumprimento total de suas obrigações.
O que é extinção contratual?
Término do vínculo contratual por um motivo que não implica necessariamente o descumprimento de obrigações pelas partes.
O que é inexecucao voluntaria e involuntaria?
É uma forma de Resolução Contratual
Inexecução Voluntária: Quando uma das partes, intencionalmente, não cumpre suas obrigações contratuais.
Inexecução Involuntária: Quando a inexecução ocorre por motivos de força maior ou caso fortuito, que são situações imprevisíveis e inevitáveis.
Quais as principais diferenças entre contrato de adesão e cível?
Negociação: Nos contratos de adesão, não há negociação dos termos; no contrato civil, a negociação é fundamental.
Parte mais Forte: Nos contratos de adesão, geralmente há uma parte economicamente mais forte; nos contratos civis, as partes tendem a ser mais equilibradas.
Proteção Legal: Contratos de adesão têm proteção específica no Código de Defesa do Consumidor, enquanto contratos civis são regidos pelo Código Civil.
Finalidade: Os contratos de adesão são comuns em relações de consumo em massa, enquanto os contratos civis são mais flexíveis e abrangem uma variedade maior de situações jurídicas.
Quais são os princípios gerais do contrato?
AUTONOMIA DA VONTADE: poder dos contratantes de disciplinar os seus interesses mediante acordo de vontades
SUPREMACIA DA ORDEM PÚBLICA: Limita o princípio da autonomia da vontade, dando prevalência ao interesse público, moral e bons costumes
CONSENSUALISMO: O contrato resulta do consenso, do acordo de vontades, independentemente da entrega da coisa
RELATIVIDADE DOS EFEITOS: os efeitos do contrato só se produzem em relação às partes, sem afetar terceiros nem seu patrimônio
OBRIGATORIEDADE: ninguém é obrigado a contratar mas quem contratar tem que cumprir
REVISÃO DA ONEROSIDADE EXCESSIVA: possibilidade de
desfazimento ou revisão forçada do contrato quando, por eventos
imprevisíveis e extraordinários, a prestação de uma das partes
tornar-se exageradamente onerosa
BOA-FÉ:
Quais são os efeitos da classificação contratual?
Unilaterais
Bilaterais
Plurilaterais
Gratuitos
Onerosos (comutativos ou aleatórios)
O que é um contrato unilateral?
São os contratos que criam obrigações unicamente para uma das partes. Se, no momento em que se forma, origina obrigação, tão somente, para uma das partes.
Ex: doação pura
O que sao contratos bilaterais (sinalagmaticos)?
São os contratos que geram obrigações para ambos os contratantes. A obrigação de um tem como causa a do outro. Essas obrigações são recíprocas, sendo por isso denominados sinalagmáticos, da palavra grega sinalagma, que significa reciprocidade de prestações.
Ex: compra e venda
O que é contrato plurilateral?
São os contratos que contêm mais de duas partes. Uma característica dos contratos plurilaterais é a rotatividade de seus membros.
Ex: consórcio
NÃO CONFUNDIR COM VÁRIAS PESSOAS EM CONTRATOS BILATERAIS
O que sao contratos gratuitos/benéficos?
São aqueles em que apenas uma das partes aufere benefício ou vantagem; para a outra há só obrigação, sacrifício. Nessa modalidade, outorgam-se vantagens a uma das partes sem exigir contraprestação da outra.
Ex: comodato ou reconhecimento de paternidade
O que sao contratos Onerosos?
São aqueles em que ambos os contraentes obtêm proveito, ao qual, porém, corresponde um sacrifício. São dessa espécie quando impõem ônus e, ao mesmo tempo, acarretam vantagens a ambas as partes, ou seja, sacrifícios e benefícios recíprocos.
Ex: compra e venda
O que sao contratos Onerosos comutativos?
São os de prestações certas e determinadas (oneroso e bilateral). As partes podem antever as vantagens e os sacrifícios, que geralmente se equivalem, decorrentes de sua celebração, porque não envolvem nenhum risco. Na ideia de comutatividade está presente a de equivalência das prestações.