P1 - descoberta das características físicas, sexuais e sociais da criança Flashcards
Segunda Infância (3-6 anos) - DES. FÍSICO
Crescimento é constante; aparência mais esguia e as proporções se parecem mais com as de um adulto;
Diminuição do apetite; distúrbios do sono são comuns; Surgimento da preferência de uma das mãos; aprimoramentos das habilidades motoras finas e gerais; aumento da força física;
Segunda Infância (3-6 anos) - DES. COGNITIVO
Pensamento um pouco egocêntrico; Aumento da compreensão do ponto de vista dos outros; Imaturidade cognitiva lógica sobre o mundo; Aprimoramento da memória e linguagem;
Segunda Infância (3-6 anos) - DES. PSICOSSOCIAL
- AUTOCONCEITO - “A consciência de ser do sexo feminino ou masculino é um aspecto importante do desenvolviento do autoconceito.”
- Maior complexidade da compreensão das emoções
- Aumento da independência, da iniciativa e do autocontrole
- Des. da identidade de gênero
- Brincar se torna mais imaginativo
- Altruísmo, agressão e temor são comuns
- Família ainda é foco da vida social mas outras crinças tornam-se importantes
“Crescimento do cérebro e desenvolvimento emocional” - 4 importantes mudanças na organização do cérebro se relacionam com as mudanças do processamento emocional
1a: [0-3 meses] - começa a diferenciação das emoções básicas à medida que o córtex cerebral torna-se funcional e faz emergir as percepções cognitivas.
2a [9-10 meses] - lobos frontais começam a interagir com o sistema límbico [uma das regiões cerebrais associadas às reações emocionais. À medida que as conexões se tornam mais densas e elaboradas o bebê poderá experimentar e interpretar emoções aos mesmo tempo.
3a [durante o 2° ano de vida] - autoconsciência e emoções autoconscientes
4a [~3° ano de vida] - alterações hormonais no sistema nervoso autônomo (involuntário) coincidem com a emergência das emoções avaliadoras. Subjacente ao desenvolvimento de emoções como a vergonha pode estar um afastamento da dominância por parte do sistema simpático, a parte do sistema autônomo que prepara o corpo para a ação, enquanto amadurece o sistema parassimpático, a parte do sistema autônomo envolvida na excreção e na excitação sexual.
A densidade das sinapses no córtex pré-frontal atinge um pico aos 4 anos de idade (Lenroot e Giedd, 2006). Dos 3 aos 6 anos de idade, o crescimento mais rápido ocorre nas áreas frontais que regulam o planejamento e organização de ações. Dos 6 aos 11 anos, o crescimento mais rápido é em uma área que primariamente apoia o pensamento associativo, a linguagem e as relações espaciais (Thompson et al., 2000).