ATL - semana 3 - Fisiologia do sist. loc. (MUSCULAR) com Diogo Flashcards
Todos os músculos estriados esqueléticos possuem alguns tipos de receptores que vão captar modificações no próprio músculo, ou seja,
assíncrona - Marina - 2020.3
PROPRIOCEPTORES. Estes são chamados de FUSOS MUSCULARES.
as fibras do m. estriado esquelético se mantém unidas pelo tecido conjuntivo, formado por
assíncrona - Marina - 2020.3 .
endomísio, perimísio e epimísio)
as fibras do m. estriado esquelético tem Núcleos elípticos localizados na periferia das células, logo abaixo do sarcolema.
Os sarcolemas contém finas fibrilas colágenas.
É nos sarcolemas (membrana celular) que serão encontradas as
assíncrona - Marina - 2020.3
JUNÇÕES NEUROMUSCULARES.
O que é preciso de inervação para haver contração das fibras musculares esqueléticas?
assíncrona - Marina - 2020.3
deverá haver o comando de NERVOS MOTORES que se ramificam lá do perimísio (SEPTO DE TECIDO CONJUNTIVO QUE VEM DO EPIMÍSIO E QUE CERCA UM CONJUNTO DE FIBRAS MUSCULARES). Nesse local de contato com a fibra muscular, os ramos do nervos vão perder um pouco da bainha de mielina e o AXÔNIO SERÁ RECOBERTO POR UMA FINA CAMADA DO CITOPLASMA DAS CÉLULAS DE SCHWANN.
A partir das terminações do neurônio, caracterizar a placa motora.
As dilatações desses terminais de axônios contém numerosas MITOCÔNDRIAS e algumas ______ _______ que conterão ACETILCOLINA como neurotransmissor.
Um conjunto de terminações desse axônio e suas extremidades dilatadas irão se APROXIMAR do SARCOLEMA, constituindo a PLACA MOTORA. Cada uma das dilatações desse axônio irá constituir, com pequenas depressões do plasmalema, algumas estruturas parecidas com SINAPSES (JUNÇÕES MIONEURAIS). As PREGAS/DOBRAS JUNCIONAIS aumentam a superfície de contato da região.
VESÍCULAS SINÁPTICAS
Caracterizar os receptores da placa motora
O SARCOLEMA dessa JUNÇÃO tem RECEPTORES para ACh, receptores do tipo nicotínico (agem como CANAIS IÔNICOS DEPENDENTES DE LIGANTES, ou seja, se abrem quando reconhecem a ACh).
Quando o POTENCIAL DE AÇÃO CHEGA NO TERMINAL DO AXÔNIO, ocorre a LIBERAÇÃO DA ACh para a fenda
(existente entre as membranas) e a ACh se liga aos seus receptores, PERMITINDO A _______ ______ ___ _____ _____.
A partir disso há DESPOLARIZAÇÃO TOTAL DO SARCOLEMA. Algumas moléculas de ACh ficam “por ali” mas o excesso dela é hidrolizada pela COLINESTERASE (também encontrada na fenda sináptica).
ENTRADA SÚBITA DOS ÍONS SÓDIO, por meio da membrana através da junção.
A despolarização é iniciada na placa motora devido à entrada dos íons sódio e se PROPAGA AO LONGO DA FIBRA MUSCULAR.
V ou F - só nas esquelética há túbulos T
F. As fibras musculares, tanto a esquelética quanto a cardíaca contém esses túbulos T, ESPECIALIZADOS NA CONDUÇÃO DA DESPOLARIZAÇÃO DA MEMBRANA DE UMA MANEIRA EFICIENTE PARA DENTRO DA CÉLULA. É por meio dessa estruturas que as miofibrilas são capazes de se contrair de maneira sincrônica. Eles são constituídos por uma rede de várias invaginações tubulares do sarcolema.
RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO
Função: Possui CISTERNA armazenadoras de CÁLCIO.
Quando esse cálcio é liberado para o_______ , por meio de_____ ___ _____. Essa saída é um FATOR DESENCADEANTE DA _______ ______.
Quando a onda de despolarização termina esses íons Ca2+ serão transportados de volta para o interior dessas cisternas, por meio do TRANSPORTE _____. A fibra muscular então relaxa novamente.
citosol
canais de cálcio
CONTRAÇÃO MUSCULAR
Quando a onda de despolarização termina esses íons Ca2+ serão transportados de volta para o interior dessas cisternas, por meio do TRANSPORTE ATIVO. A fibra muscular então relaxa novamente.