Obesidade Flashcards
Qual a definição de obesidade?
IMC ≥ 30. Crianças: > p95 para idade e sexo.
*Idosos: IMC normal entre 22-27.
Quais os estratos de IMC e sua relação com o risco de doença?
< 18,5: baixo peso (magreza) - risco de doença elevado.
< 25: normal - risco normal.
< 30: sobrepeso - risco pouco elevado.
< 35: obesidade grau I - risco elevado.
< 40: obesidade grau II - risco muito elevado.
≥ 40: obesidade grave grau III - risco extremamente elevado.
Qual medida pode ser usada para avaliar a distribuição da gordura corporal? Qual a importância disso?
A CA, sendo que ≥ 94 e ≥ 80 para homens e mulheres, respectivamente, está associado a um maior risco de complicações metabólicas. Esses valores se correlacionam com a gordura visceral, o grande fator que aumenta o risco CV.
Quais os tipos de obesidade?
Primária (sem causa conhecida) e secundária (a reversão da causa base pode curar a obesidade - SOP, Cushing, insulinoma, hipotir, etc).
Quais os FR para obesidade primária?
HF, baixo nível socioeconômico e sexo feminino.
Qual a patogenia da obesidade primária?
A obesidade ocorre pelo acúmulo de tecido adiposo no corpo, sendo produzido pelo “excesso” de energia absorvida na forma de TGCs. Ou seja, ela ocorre quando a ingestão for maior que o gasto. Porém, existem város componentes que regulam a ingesta e o gasto. Um deles é a leptina, hormônio secretado pelos adipócitos em resposta à hiperalimentação e ganho de gordura, sendo um marcador de obesidade.
Comente sobre o gasto energético diário.
70% do gasto energético é dado pela taxa metabólica basal (TMB), que é muito variável (1200-3000 kcal/dia). É proporcional ao peso magro do indivíduo e menor em mulheres. O resto é após a alimenetação (termogênese dos alimentos) e pela atividade física.
Qual a relação da obesidade com a TMB?
Quando um obeso perde peso, há redução na sua TMB para fazer com que ele volte a seu peso anterior (tendência a manter ele obeso) e essa TMB nunca fica abaixo de 1200 kcal/dia, fazendo com que não haja necessidade de reduzir a ingesta calórica para abaixo disso.
Quais as complicações da obesidade?
Quanto mais obeso é um paciente, há um aumento exponencial do risco de morte desse paciente. As complicações são HAS, RI, DM 2, dislipidemia (hiperTGC, baixo HDL e alto LDL), osteoartrose de joelho e quadril, gota, doença coronariana aterosclerótica, ICC, FA, AVCi, SAOS, depressão, hirsutismo, etc.
Qual a relação da obesidade com o câncer?
A obesidade aumenta sobremaneira a mortalidade e a incidência do câncer, como de esôfago, cólon e reto, fígado, VB, pâncreas, rim, linfoma NH, MM, etc.
Quais os objetivos do tratamento da obesidade?
Reduzir pelo menos 5-10% do peso em 6 meses, reduzir o peso em 0,5-1 kg/semana e manter o peso após a perda.
O que deve estar sempre incluso no tratamento da obesidade?
Dieta hipocalórica, atividade física regular e terapia comportamental.
Como deve ser a dieta para o tratamento da obesidade?
Dieta hipocalórica para provocar um balanço negativo de 500-1000 kcal/dia, contendo 1000-1500 kcal/dia para mulheres e 1200-1800 kcal/dia para homens. Em relação à qualidade do alimento, é muito controverso (após 12 m, os resultados são muito semelhantes para os diversos tipos de dieta).
Como deve ser o exercício físico para o tratamento da obesidade?
O seu objetivo é evitar o ganho de peso no futuro (ajuda a manter o peso após a dieta). Aeróbico pelo menos 150 minutos/semana (moderado) ou 75 minutos/semana (vigoroso) com pelo menos 10 minutos por sessão.
Quando eu posso usar o tto farmacológico para a obesidade?
IMC ≥ 30 OU IMC ≥ 25 (≥ 27 para liraglutida) com comorbidades OU falha em perder peso com o tratamento não farmacológico.