Doenças da hipófise e hipotálamo Flashcards
Onde fica a hipófise?
Na sela túrcica do osso esfenoide.
Comente sobre a anatomia da hipófise.
A sela túrcica é protegida por uma reflexão da dura máter, formando o diafragma da sela túrcica, que é capaz de proteger ela contra pressão do espaço subaracnoide. O quiasma óptico faz relação anterior com o hipotálamo, sendo uma estrutura suscetível a dano por lesões expansivas. Lateralmente à sela estão os seios cavernosos, sifão carotídeo e NC III, IV e VI e ramos oftálmicos e maxilar do NC V.
Quais os hormônios produzidos/secretados pela hipófise?
Adeno (produção e secreção): GH, TSH, PRL, ACTH, LH e FSH.
Neuro (armazenamento e secreção - a produção é no hipotálamo): ocitocina e ADH.
Quais hormônios hipotalâmicos controlam os hormônios da adeno hipófise?
GnRH (FSH e LH), TRH (TSH), CRH (ACTH). A liberação de PRL é regulada por outros mecanismo, como a dopamina (-), TRH (+).
Como a hipófise se comunica com o hipotálamo?
Através do sistema porta hipofisário, ocorrendo por um pedículo que atravessa o diafragma da sela túrcica. São pequenas veias que ligam a rede capilar hipotalâmica à rede capilar hipofisária (definindo um sistema porta). Outra forma é pelos neurônios hipotalâmicos com a neuro-hipófise (supraóptico e supraventricular), que é a própria terminação desses axônios.
Como a função hipofisária estaria afetada caso o pedículo do sistema porta-hipofisário fosse cortado? Em quais situações isso ocorreria?
Haveria queda na produção de TODOS os hormônios hipofisários, EXCETO a PRL, pois o hipotálamo inibe a sua secreção pela PRL. Trauma (secção do pedículo), sd da sela vazia (estiramento da hipófise) ou compressão (tumores, granulomas).
O que é o pan-hipopituitarismo?
Situação na qual todos os hormônios tróficos estão comprometidos, porém, na prática, a síndrome clínica varia de acordo com o tipo mais envolvido.
*O termo hipopituitarismo se refere a perdas seletivas na função hipofisária (para determinados hormônios).
Como é a perda hormonal do pan-hipopituitarismo? Como isso impacta no QC?
GH > LH/FSH > TSH > ACTH > PRL. Isso faz com que, NO ADULTO, o QC mais frequente seja de hipogonadismo, enquanto que, NA CRIANÇA, é o déficit de crescimento. Isso pois o GH não atua tão fortemente no adulto em comparação com a criança.
Quais as principais causas de pan-hipopituitarismo hipotalâmico?
.
Qual a peculiaridade do QC do pan-hipo por lesão hipotalâmica?
Como as estruturas hipotalâmicas são extremamente próximas, a lesão de uma única estrutura pode lesar todas as outras, fazendo com que o QC possa ser de pan-hipopituitarismo, diabetes insipidus (lesão no supraventricular e supraóptico) e obesidade hipotalâmica (lesão no centro da saciedade causando hiperfagia).
Comente sobre o craniofaringeoma.
Mais comum em crianças (3° do SNC mais comum nessa faixa etária - glioma e meduloblastoma), derivados da bolsa de Rathke, manifestando-se como lesão expansiva do SNC (cefaleia, vômitos, distúrbios visuais), podendo haver também poliúria (DI) e pan-hipopituitarismo. Uma manifestação comum é a hiperPRL. Tem uma ENORME tendência à calcificação (!!! - visíveis na TC/RNM). Tto com ressecção +/- RT, sendo comum agravamento do DI e pan-hipopituitarismo após a cx. Ddx com cisto da bolsa de Rathke.
Quais as principais causas de pan-hipopituitarismo por doenças hipofisárias?
A principal é o adenoma hipofisário.
Como o adenoma hipofisário promove pan-hipopituitarismo?
Por compressão da glândula funcionante, levando à redução progressiva na secreção de seus hormônios.
Qual a classificação dos adenomas hipofisários?
Macro (> 10 mm) ou microadenomas (< 10 mm). Funcionantes (secretam hormônios - 3/4) ou não funcionantes (1/4).
Qual o tipo mais comum de adenoma hipofisário?
O prolactinoma.
O que é a sd da sela vazia?
É uma entidade mais comum no sexo feminino em que há um defeito no diafragma da sela túrcica que permite a herniação da membrana aracnoide para a fossa hipofisária, comprimindo a glândula e deixando-a “achatada” e estirando o pedículo (explica a ocorrência de hiperPRL em 15% dos casos). Também pode ser secundária à cirurgia, radioterapia ou infarto hipofisário.
O que é, quando ocorre e como se manifesta a apoplexia hipofisária?
É uma hemorragia de um tumor hipofisário que leva a compressão da hipófise com consequente necrose dela, levando a um pan-hipopituitarismo SÚBITO. O QC é de cefaleia com náuseas e vômitos, evoluindo rapidamente com RNC, choque refratário e hiponatremia grave, podendo haver compressão das estruturas adjacentes (quiasma, pares cranianos). O tumor é, geralmente, um macroadenoma, podendo ser espontâneo (50%) ou após fatores precipitantes (TCE, HAS, DM, RT, cx, distúrbios de coagulação).
O que é, quando ocorre e como se manifesta a sd de Sheehan?
É uma causa de pan-hipopituitarismo no período puerperal, ocorrendo por complicações obstétricas no periparto (como HPP) que levam a uma hipovolemia. A gravidez promove um aumento da hipófise, fazendo com que a hipovolemia promova isquemia da hipófise aumentada que necessita de suprimento maior, havendo necrose dela. A primeira manifestação é a AUSÊNCIA DE LACTAÇÃO. Outros: amenorreia persistete, hipotir, hipoadrenalismo, que se instalam paulatinamente.
Qual o QC do pan-hipopituitarismo?
Pode ser de fenômenos expansivos ou da deficiência de hormônios.
Quais as manifestações expansivas que também levaram ao pan-hipopituitarismo?
Cefaleia (muito comum, loc variável), compressão do quiasma óptico (hemianopsia bitemporal - esbarram em portas e objetos), compressão das estruturas laterais (incomum, mas possível), como oftalmoplegia com estrabismo (como NC III, IV e /ou VI), perda do reflexo fotomotor (NC III) e corneopalpebral (NC V ramo oftálmico).
*Início súbito de cefaleia, náuseas, vômitos e coma indicam apoplexia.
Quais as manifestações da deficiência de hormônios do pan-hipopituitarismo?
Ocorre de forma sequencia (GH - LH/FSH - TSH - ACTH - PRL).