Hipotireoidismo Flashcards
O que é o hipotir?
É uma sd clínica ocasionada por síntese/secreção insuficiente (ou ação inadequada) dos hormônios tireoidianos, resultando em LENTIFICAÇÃO GENERALIZADA DO METABOLISMO.
Qual a consequência na derme do hipotir e por que ocorre?
Formas graves de hipotir promovem deposição de GAGs na derme, gerando edema sem cacifo (mixedema).
Qual a classificação do hipotireoidismo?
Primário (tireoide - > 90% dos casos) ou secundário/terciário (central).
Quais os principais FR para hipotir?
Idade > 65 anos, mulheres, puerpério, hx familiar, irradiação prévia de cabeça e pescoço, doenças autoimunes (vitiligo, DM1, anemia perniciosa), drogas (amiodarona, lítio, DATs/tionamidas, interferom alfa), sd Down e Turner, dieta pobre em iodo e HCV crônico.
Qual uma forma de hipotireoidismo que não é nem primário nem central? Explique.
O hipotireoidismo de consumo, em que há hemangiomas ou fibromas que estimulam a produção de desiodase tipo 3, aumentando a inativação do T4L, causando hipotir.
Quais as principais etiologias de hipotir?
A principal é a tireoidite de Hashimoto (TH), em áreas suficientes de iodo, e a segunda é a iatrogênica (tireoidectomia total/subtotal e radioablação). Outras: drogas tireotóxicas (amiodarona e lítio, principalmente) e tireoidite do pós-parto. Em áreas com baixo aporte de iodo, a maios comum é a carência nutricional.
O que é a TH?
É uma doença autoimune idiopática que destroi lentamente o parênquima da tireoide, resultando em falência tireoidiana progressiva.
Como a TH pode se expressar clinicamente?
Como eutireoidismo (2/3), hipotireoidismo (1/3) ou, raramente, como hashitoxicose.
Como dx a TH?
Aumento dos anti-TPO e do TSH. O T4L pode estar alto, normal ou baixo (a depender do estágio da doença).
Qual a etiologia mais comum do hipotir na infância?
Neonatal: congênito (disgenesia glandular ou defeitos na síntese do hormônio). Após esse período a TH e a carência ganham destaque.
Como ocorre a sd de Sheehan?
A gravidez promove, fisiologicamente, hipertrofia e aumento da vascularização da deno-hipófise. Se no período periparto surgirem complicações graves (choque por HPP, por exemplo), o tecido hipofisário está mais propenso a sofrer infarto isquêmico, caracterizando a sd de Sheehan.
Qual o QC do hipotir?
Ocorre a lentificação generalizada dos processos metabólicos e acúmulo de GAGs no interstício dos órgãos e tecidos:
Qual a relação do hipotir com a excreção de fármacos?
O hipotir reduz o clearance renal de vários fármacos, devendo ser dada uma atenção maior na adm dessas drogas nesses pacientes: anticoagulantes, antiepilépticos, hipnóticos e opioides.
Frequência dos sinais e sintomas no hipotir.
.
Qual o QC do hipotireoidismo congênito?
Inicialmente, a criança mantém-se assintomática pela passagem de T4L pela placenta (motivo pelo qual o teste do pezinho antes de 48h de vida pode ser falso-positivo). Uma vez passado esse momento inicial, aparecem as manifestações: persistência da icterícia fisiológica, choro “rouco”, constipação, sonolência, hérnia umbilical.
Quais as consequências do hipotireoidismo congênito não tratado?
Caso não seja tratado nos 3 primeiros meses de vida, haverá importante atraso na maturação óssea (baixa estatura) e retardo mental = cretinismo, que é acompanhado de edema de face, surdo-mudez e anormalidades neurológicas extra e piramidais.
Qual o QC do hipotir após os 2 anos de vida?
Não ocorre retardo mental, mas sim baixa estatura, atraso no desenvolvimento puberal e graus variáveis do quadro dos adultos.
Como é o rastreio do hipotir congênito?
Feito pelo teste do pezinho entre o 3°-7° dias de vida. O normal é TSH < 10 após 48h de vida. O hipotir é sugerido quando TSH 10-20 (necessita de uma segunda amostra) e quando > 20 precisam coletar TSH e T4L para confirmar o dx, já se iniciando reposição de levotiroxina. Será considerado um hipotir permanente até os 3a de idade, onde será investigado se não era transitório, suspendendo a levotiroxina (dada a importância dela no desenvolvimento do SNC).