Noções Introdutórias Flashcards
Definição de Tributo
Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Características do Tributo
Prestação Pecuniária Prestação Compulsória Instituída em Lei Não Constitui sanção por ato ilícito Mediante Atividade administrativa plenamente vinculada
Tributos Diretos
Mesmo sujeito que pratica o fato gerador também suportará os encargos econômicos (sem repercussão econômica). Ex: IPVA
Tributos Indiretos
Quando o sujeito que pratica o fato gerador repassa indiretamente o montante do tributo para terceiro suportar (com repercussão econômica). Ex: IPI.
Aplicação extrafiscal da tributação
A Influência econômica na atividade financeira pode ser exercida pelos entes políticos por meio da aplicação extrafiscal da tributação. Alguns tributos destacam-se: II, IE, IPI e IOF
Atividade tributária
arrecadação de tributos, principal fonte de receitas públicas
Natureza de Receita Tributária como Derivada
Derivam da exploração do Patrimônio particular
Receitas Originárias
Que decorrem da exploração do patrimônio do Estado, ou seja, as provenientes do seu patrimônio mobiliário, imobiliário, e das receitas industriais e comerciais, sendo que as principais formas são: preço público, compensações financeiras e ingressos comerciais.
Receitas Derivadas
Provenientes da economia privada, decorrentes do Poder do Estado de retirar dos particulares parcelas de suas riquezas para a consecução de seus fins, visando o bem-estar geral. Tributos, multas, penalidades.
Natureza do CTN
Apesar de editado como Lei, foi recepcionado pela CF/88 com status de Lei Complementar.