M2 Terça Feira (Diana E Renato) Flashcards
Qual a área que a corte IDH pode agir?
Apenas nas Américas.
A Corte IDH faz parte do sistema político da OEA?
Não, pois a corte IDH e regulamentada por um regime jurídico
As corte IDH se auto regulamenta?
Sim, e isso aconteceu nos anos 80,91,96, 2000,2003,2009.
Qual serviço a corte IDH presta aos Estados?
Além de ser um órgão consultivo, ela presta controle de funcionalidade prévio, para saber se as leis da sua cidade estão presentes ali.
O que é a competência contenciosa?
É quando a corte julga os Estados. Se seu estado não está dando a devida atenção para a reclamação ou para o pedido de socorro de sua população, você pode recorrer a CIDH, que vai analisar e encaminhar para a corte IDH e lá o Estado será julgado.
10 e dezembro de 1988
Foi a data que o Brasil aceitou participar da competência contenciosa, antes ele não poderia ser julgado, apenas levar um esporro.
Como faz para sair da corte IDH?
Você terá que fazer uma denuncia para a CADH, pois vc não pode participar da corte IDH e da CADH ao mesmo tempo.
O que é legitimidade ativa?
É quem entra com uma ação na corte IDH.
O que é a competência ratione material?
É a competência que diz que a corte IDH julga tudo que fere os direitos humanos. Ele julga através de convenções, fatos, protocolos, tratados e etc. Sempre os interpretando de forma atual.
O que é a competência ratione temporis?
A competência ratione temporis estabelece que o Tribunal tem competência apenas sobre os crimes cometidos depois da entrada em vigor do Estatuto de Roma, ou seja, 1º de julho de 2002.
Quais são as 3 espécies constitucionais que José Afonso da S. criou?
1º normas constitucionais de eficácia plena.
São normas com aplicabilidade, mas, possivelmente, não integral. Embora permitam limitação por norma constitucional, sua aplicação ao caso completo não está relacionado a existência de normatização infraconstitucional posterior.
2° normas de eficácia complet
É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão. Atendidas as qualificações que a lei oferece.-> não significa que está tirando a liberdade de escolha do cidadão.
3° normas de eficácia limitada
3.1- normas de princípio institutivo
3.2- normas de princípio programático
São aquelas que o poder constituinte estabeleceu a criação de uma norma infraconstitucional de aplicabilidade indiretamente reduzida e imediata, só será integralmente reconhecida após estabelecer os contornos de sua futura aplicação. As normas de eficácia limitada, embora nem sempre, dotadas de eficácia positiva possuem eficácia negativa no sentido de não recepcionar a legislação anterior incompatível ou não compatível e de impedir a edição de norma sem sentido oposto ao seu comando.
O que é o princípio da Subsidiariedade?
É o princípio que diz que só iremos acessar um tribunal internacional quando todos os recursos internos do Estado se esgotarem.
O Brasil tinha uma pasta ou órgão próprio para os direitos humano?
Nao, nem um órgão nem uma pasta própria. Ficava a cargo do ministério da justiça
Como se deu a criação do ministério dos direitos humanos?
A princípio:
Os direitos humanos na década de 90 não tinha pasta própria, ou seja, não tinha nenhum órgão responsável pelos DH. Ficava a cargo do ministério da justiça.
1996(FHC)- Vincularam os DH ao ministério da justiça.
2003(Lula)- os DH ganhou uma secretária especial, vinculada a presidência.
2005(Dilma)- Os DH são unificados com a secretaria de promoção dos direitos raciais e política para mulheres. Obs: os ministérios coordenam políticas públicas.
2016(Temer)- fudeu tudo e acabou com o ministério e voltou com a secretaria.
2017- voltou a ser ministério dos DH
2019(Bolsonaro- ministério dos DH, mulheres e família.
Fale sobre o conselho nacional de DH.
É um órgão colegiado, tem representação partidária(governo e sociedade participam), seu objetivo é defender e promover os DH, transformou a CDDPH em CNDH
Em que ano se extinguiu a secretaria?
2020
A quem pertence a titularidade do poder constituinte?
Ao povo. Mas mesmo que o poder constituinte tenha como títular o próprio povo, ele não exerce esse poder. Somos uma democracia representativa pois o poder emana do povo e nós o exercemos por meio dos representantes.