literatura Flashcards
Literatura Africana
Pepetela:
Mayombe(1972)
Pepetela é um pseudônimo para Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Fez parte do Movimento Popular de libertação da Angola (MPLA). independência que ocorreu em 1975.
Mayombe:
Estrutura: 7 capítulos narrados em 3º pessoa, narrativas paralelas dos próprios guerrilheiros, com narradores em 1º pessoa, designados por títulos “eu o narrador sou Teoria”. Trata-se de relatos dentro de relatos
Personangens: Teoria, o professor; Comandante Sem Medo; Comissário; Chefe de Operações; Ondina, André e outros guerrilheiros como Mundo Novo, Lutamos, Milagre, Pagu a Kitina.
Tempo: 1970
Espaço: Angola e Congo(grande parte da narrativa se passa numa cidade chamada Dolisie, que se localiza em Angola.)
Conflito: Um grupo de guerrilheiros do MPLA adentram na floresta de Mayombe para formar sua base tática contra o inimigo Português. Cada guerrilheiro tem sua própria história e individualidade, contudo todos tem um elemento que os une: a solidão.
Clímax: Com a história de pano de fundo, histórias nos níveis pessoais se desenvolvem, como a do triângulo amoroso do comissário, Ondina e Sem Medo. Ondina sente ternura por João, mas não se sente atraída sexualmente por ele. Eles estão noivos, porém a relação desanda pois ele começa a procurar satisfação em outros homens, e um deles é o Sem medo. A relação é complexa e por causa da guerra ninguém pode se mante junto.
Desfecho: Sem Medo cresce politicamente. é intuitivo e respeitado pelos colegas. Passa a ser quadro político e comandar a revolução em Dolise. porém o conflito armado o chama e ele retorna a Mayombe. Durante um conflito armado em Pau-Caído ele sofre um tiro na barriga e acaba morrendo. Seu corpo é sepultado no meio da floresta e ele acaba fazendo parte daquele ecossistema. O final da sua morte é narrado pelo Comissário Político, que acendeu no cargo.
Mayombe é um símbolo de orgulho para a nação Angolana, porém além disso, no livro ela também tem uma função social, que é abrigar os guerrilheiros da MPLA. assim ela se torna um lugar onde eles vivem e planejam suas táticas. Em certo ponto os combatentes começam a se tornar parte da floresta, pois usam o verde para se camuflar, isto é, em outras palavras. Mayombe se transforma nos guerrilheiros da MPLA, logo Mayombe é o símbolo da luta de libertação da Angola.