Inquérito Policial Flashcards
O Brasil adota um sistema misto: inquisitorial no IPL e acusatório no processo penal. (C/E)
Errado.
No BRASIL se adota o sistema ACUSATÓRIO. Não é sistema misto!
Qual a NJ do IPL?
procedimento administrativo
Aborde sobre as funções preparatória e preservadora do IPL.
Preparatória: fornecimento de elementos de informação para que o titular da ação penal entre em juízo, além de acautelar elementos de prova que poderiam desaparecer com o tempo.
Preservadora: a existência prévia de um inquérito inibe a instauração de um processo penal infundado, temerário, resguardando a liberdade do inocente e evitando custos desnecessários para o Estado.
A presidência da investigação criminal é privativa da polícia judiciária.
Errado
A presidência da investigação criminal não é privativa da polícia judiciária, o que é privativo é a presidência do IPL.
Diferencie provas cautelares, não repetíveis e antecipadas. Cite exemplos e mencione sobre a necessidade de autorização judicial e como fica o contraditório em cada uma delas.
Provas cautelares: risco iminente de desaparecimento do objeto da prova, em razão do tempo ou comportamento da parte. Ex.: interceptação ou busca domiciliar.
» Contraditório diferido/postergado
» Em regra, autorização judicial.
Provas não repetíveis: uma vez produzida não tem como ser novamente coletada, em razão do desaparecimento da fonte probatória.
Ex.: exame de corpo de delito
» Contraditório diferido/postergado
» Em regra, NÃO depende autorização (PF)
Provas antecipáveis: situação de urgência e relevância.
Ex.: testemunha morrendo e depoimento especial ou s/ danos (casos de violência sexual contra criança)
» Contraditório real
» Em regra, autorização judicial.
O MP pode avocar IPL.
Errado
Não há hierarquia.
O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias.
Certo
As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.
Certo
João, delegado federal, inobservou procedimento regulamentar durante a condução do IPL, sem que prejudicasse a eficácia da investigação. Paulo, seu superior hirárquico, em despacho fundamentado, avocou o IPL, em razão da inobservância procedimental.
Paulo agiu corretamente.
Errado
O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso somente poderá ser avocado ou redistribuído por superior hierárquico, mediante (a) despacho fundamentado, (b) por motivo de interesse público OU nas hipóteses de inobservância dos procedimentos previstos em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação.
A suspeição de autoridade policial não é motivo de nulidade do processo, pois o inquérito é mera peça informativa, de que se serve o Ministério Público para o início da ação penal.
Certo
STF
Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade policial não poderá mencionar quaisquer anotações referentes a instauração de inquérito contra os requerentes.
Certo
Art. 20, §, CPP
A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.
Certo
Art. 17, CPP
É cabível medida cautelar de incomunicabilidade entre corréus, salvo se pertencerem a mesma família.
Certo
STJ
Diferencie Unidirecionalidade e Bidirecionalidade do IPL
Doutrina tradicional: unidirecionalidade – angariar elementos de informação para formação opnio delict MP
Ressalta função PREPARATÓRIA
Doutrina moderna: Bidirecionalidade – também para (i) evitar processo penal temerário, assegurando DF do investigado (presunção de inocência, ampla defesa e contraditório), (ii) direcionar elementos para a defesa (prova pertence ao processo – sistema acusatório)
Ressalta função PRESERVADORA
Leitura constitucional
Desnecessária procuração para advogado do investigado ter acesso aos autos do IPL, salvo se em segredo de justiça.
Certo
É cabível o acesso aos elementos de prova já documentados nos autos de inquérito policial sigiloso aos familiares das vítimas, por meio de seu defensor.
Certo.
STJ
Mesmo que a investigação criminal tramite em segredo de justiça será possível que o investigado tenha acesso amplo autos, inclusive a eventual relatório de inteligência financeira, sendo permitido, contudo, que se negue o acesso a peças que digam respeito a dados de terceiros protegidos pelo segredo de justiça e não digam respeito ao direito de defesa.
Certo
STF
O que se entende por fishing expeditions?
STF: vedada fishing expeditions (investigação especulativa indiscriminada, s/ objeto certo)
Considerando a oficiosidade do inquérito policial, é possível deflagrar investigação criminal com base em matéria jornalística.
Certo
STF
O IPL pode ser instaurado mediante requisição da autoridade judiciária quando verificado crime no curso de processo judicial.
Errado
Não recepcionado (doutrina majoritária) (sistema acusatório)