Infertilidade Flashcards
O que é a infertilidade?
É um casal que, após 1 ano de tentativa, não conseguiu engravidar.
Quais as principais causas da infertilidade?
Tuboperitoneal (35% - trompa obstruída, aderência pélvica), masculino (35% - espermograma alterado), causas ovulatórias (anovulação, reserva ovariana), ISCA (infertilidade sem causa aparente - 10%).
Como deve ser feita a investigação do casal infértil? Cai muito em prova.
1°) Avaliar a idade da mulher e a frequência das relações (o ideal é pelo menos 3x/semana). Se a mulher tiver < 35 anos, esperar 1 ano de relações sexuais frequentes para investigar. Se > 35 anos, investigar imediatamente ou após 6m.
2°) Avaliação básica.
3°) Avaliação avançada.
Como fazer a avaliação básica da infertilidade?
Após avaliar idade e frequência das relações, solicitar: avaliação hormonal (FSH - reserva folicular e prognóstico -, progesterona - será que está ovulando? -, TSH e PRL - se irregularidade menstrual), USG-TV, histerossalpingografia, espermograma.
Como fazer a avaliação avançada da infertilidade?
Laparoscopia, histeroscopia.
*Tem que ter algo na avaliação básica para justificar esses exames.
Como avaliar a infertilidade masculina pelo espermograma?
Se normal: não há necessidade de repetir.
Se alterado: repetir em 12s (pois a espemogênese é muito alterado por situações passageiras).
Como avaliar a infertilidade feminina por fator ovariano? Explique.
1) Dosagem da progesterona entre 21-24° dia do ciclo. Se > 3 ng/dl, me indica que ela ovula.
2) Dosagem do FSH (ideal entre 2-5° dia do ciclo). Um FSH bom é < 10 (acima de 15, é mal prognóstico - quantidade ou qualidade dos folículos está baixa).
3) USTV seriada: a partir do 10° dia do ciclo. Ajuda a verificar a quantidade de folículos (valor prognóstico) e documenta a ovulação (para coito ou captação).
Como avaliar a infertilidade feminina por fatores tuboperitoneais?
1) Histerossalpingografia é o exame INICIAL. Injeta-se um contraste na cavidade uterina. O normal é extravasar para o peritôneo. Trompa pérvial é dita prova de Cotte positiva (extravasamento de contraste para o peritôneo).
2) Se prova de Cotte negativo ou sugere alguma aderência na trompa: videolaparoscopia (padrão-ouro para fator tuboperitoneal). Avalia cromotubagem (extravasamento de contraste pela câmera da vídeo).
Como avaliar a infertilidade feminina por fatores uterinos?
USTV e histerossalpingografia são capazes de avaliar a cavidade uterina. Se alterados (alterações uterinas - mioma grande, pólipo grande, aderências, sinéquias), eu vou para o padrão-ouro para cavidade uterina: HISTEROSCOPIA.
Qual o tto da infertilidade masculina?
Maioria: FIV.
*Exceção: se bem leve (poucos sptz mas normais), in
Quais as modalidades de FIV? Explique.
Convencional (capto o óvulo após acompanhamento com USTV seriado. Pego o sptz e coloco com o oócito em uma placa) e com ICSI (inseminação intracitoplasmática - é feita uma micromanipulação com os gametas e injeto o sptz dentro do oócito).
*A FIV com ICSI tem um resultado melhor que a FIV convencional.
Qual o tto da infertilidade feminina?
1) Fator tuboperitoneal: laparoscopia já trata se o único fator for tuboperitoneal. Posso retirar aderência, avaliar o foco da endometriose, fazer uma salpingoplastia. No entanto, se outros fatores associados ou refratário, o tto é a FIV.
2) Fator uterino: histeroscopia cirúrgica.
3) Fator ovariano:
a) Indução da ovulação: clomifeno, letrozol (iAromatase). Se SOP: perda de peso, corrigir dieta, atividade física, adc metformina.
b) Se refratário: FIV.
4) ISCA: inseminação intrauterina (muito mais barato e simples que a FIV). Eu insemino um concentrado de sptz dentro da cavidade uterina na iminência da ovulação.
Quais os pré-requisitos da inseminação intrauterina?
Ovulação, útero normal, trompas pérvias e espermograma normal (ou pouco alterado - formas normais, maioria móveis, porém pouca quantidade).