Climatério + Osteoporose Flashcards
Qual a diferença entre menopausa e climatério?
Climatério é um período que vai desde os primeiros indícios da falência até os 65 anos. A menopausa é uma data específica, sendo o dia da última menstruação.
Quais as manifestações do climatério?
Irregularidade menstrual (manifestação inicial!!!), 80% terão fogachos (sintoma vasomotor), sd genitourinária (atrofia vaginal - vagina mais lisa, perde rugosidades, dispareunia introdutória por dificuldade de lubrificação), maior risco de osteoporose e de doença CV.
Por que ocorre irregularidade menstrual no climatério?
Pois a destruição folicular progressiva durante a vida da mulher chega em uma quantidade e qualidade, o que diminui a produção da inibina (inibe FSH), produzindo um aumento progressivo do FSH (começa muito antes da menopausa), que é a MARCA HORMONAL DO PERÍODO (anterece em muito tempo o hipoestrogenismo laboratorial). Isso até um ponto em que ela tem a menopausa.
É a transição menopausal.
Quais as consequências do aumento do FSH antes da menopausa?
Vantagem: maior recrutamento folicular.
Desvantagem: acelera a atresia folicular.
Como dx a menopausa?
Mulher com > 40 anos, que já vinha com irregularidade e fica UM ANO sem menstruar - É UM DX CLÍNICO E RETROSPECTIVO. A dosagem do FSH é feita quando ocorre em < 40 anos.
*Na investigação de amenorreia 2ária, ela responde positivamente ao teste do estrogênio e a dosagem do FSH virá elevada.
O que ocorre com o ovário após a menopausa?
Há esgotamento folicular, FSH alto e estradiol < 20 (diminuição do estrogênio circulante). O hormônio antimulleriano estará em níveis indetectáveis (é um hormônio marcador de folículos em crescimento). O estrogênio passa a vir de AROMATIZAÇÃO PERIFÉRICA (p tecido adiposo) - passa a ser estrona o principal estrogênio após menopausa.
*O ovário AINDA produz ANDROGÊNIO!!! Ele será usado para aromatização periférica para fornecer estrona para o organismo da mulher.
Quais as CI da TRH?
Ca de mama (ou precursores) ou endométrio (neoplasias hormônio-dependentes), sg vaginal indeterminado, AVE e IAM (a TRH aumenta o risco de ter novamente o evento), TVP e TEP (a depender da via de adm e qual a progesterona), LES com elevado risco de trombose, doença hepática descompensada, porfiria e meningioma (para terapia com progesterona - apenas estrogênio pode).
Quais as indicações da TRH?
Fogachos (indicação mais comum - a melhor medicação é o estrogênio), mas apenas quando intenso, incomode, etc (se não incomodar ela, não passar TRH). Outras: atrofia (ressecamento vaginal, dispareunia - sd genitourinário), osteoporose (prevenir e tto da osteoporose, mas não é a única indicação).
*Outras medicações para fogacho: ISRS, clonidina.
Como fazer a TRH para tratar os fogachos?
Se ela tiver útero: SEMPRE com E + P (para não apenas estimular o endométrio).
Se ela não tiver útero: apenas E.
Qual a via de adm do estrogênio para o fogacho?
Se comorbidade (de forma geral - DM, HAS, fumo, risco de trombose, hiperTGC, doenças hepáticas): fugir da VO, preferindo por parenteral. Isso pois a VO aumenta muito o risco de complicações trombóticas pela metabolização do estrogênio.
Se colesterol alto: VO (aumenta o HDL e diminui o LDL).
Se nenhuma comorbidade: discutir com paciente.
Qual a via de adm da progesterona para o fogacho?
Oral o SIU.
Qual o tto da atrofia vaginal (sd genitourinária)?
Estrogênio vaginal: muito pouco absorvido pelo organismo, sem risco de ca de endométrio. Exemplo: aplicar todo dia por 2s e depois 2-3x/semana e ir acompanhando.
Qual a regra de bolso para uso da TRH?
Pelo menor tempo possível e o quanto antes possível.
Qual o tto da osteoporose?
Pode-se usar estrogênio, porém se for a única indicação, é melhor tentar outras opções que tenham menos efeitos adversos.
Quais os tipos de osso do organismo? Qual é mais sujeito à osteoporose?
Cortical (80%) e trabecular (20%). O trabecular é o mais suscetível à osteoporose.
Quais os ossos do corpo com maior suscetibilidade à osteoporose?
As vértebras e o colo do fêmur, pois apresentam um componente trabecular muito grande.
Quais os tipos de osteoporose?
Primária (sem doença de base - mais comum) e secundária (por doença ou medicação).
Quais os FR da osteoporose?
Idade, HF, raça branca, biotipo magro, hipoestrogenismo. Outros: uso de álcool, prolongado de GC, tabagismo, cafeína, baixa ingesta de cálcio, sedentarismo, heparina, anticonvulsivantes, AMP (acetato de medroxiprogesterona - injetável trimestral), hiperparatireoidismo e insuficiência renal.
Como dx a osteoporose?
Através da densitometria óssea (DMO):
- No climatério: normal T-score > -1; osteopenia T-score -1 a -2,5; osteoporose ≤ -2,5.
Quando está indicada a DMO?
Todas as mulheres > 65 anos e homens > 70 anos.
*Antes disso é avaliar a presença de outros FR - ela só vai fazer DMO se alto risco.
Como interpretar a DMO?
T-score: compara a DMO da paciente com a DMO média de um paciente jovem.
Gráfico: a área azul é normal, amarela é osteopenia e vermelha é osteoporose.
Qual o tto da osteoporose?
Tratamento não farmacológico (fazer também como prevenção 1ária): dieta adequada, exercícios físicos, cessar tabagismo e excesso de álcool. Avaliar suplementação de cálcio (ingesta recomendada para mulheres > 50 anos é 1200 mg/dia) e avaliar suplementação de vitamina D.
Tratamento farmacológico: bisfofonados (alendronato e risendronato, podendo ser diário ou semanal). Outras opções: TRH, raloxifeno (modulador do receptor de estrogênio seletivo) e teriparatida (único anabólico).
Quando está indicado o tto farmacológico para osteoporose?
Fx vertebral ou de quadril, T-score ≤ -2,5 no quadril ou lombar, baixa massa óssea + mais de 3 FR e hx prévia de fx por fragilidade (neste caso não preciso nem da DMO - dx clínico de osteoporose).
Qual o MA dos bisfosfonados?
Atividade ANTICATABÓLICA (não produz osso, mas sim diminui sua reabsorção pelo osteoclasto).