Hemorragia Intraparenquimatosa Flashcards
Qual das seguintes doenças pode afetar a utilidade da TC sem contraste na detecção de uma hemorragia aguda do sistema nervoso central?
A) insuficiência cardíaca congestiva
B) diabetes mellitus tipo 1
C) hipercolesterolemia
D) hipotireoidismo
E) anemia por deficiência de ferro
E) O sangue agudo é hiperdenso na TC por causa do ferro na hemoglobina. A anemia por deficiência de ferro pode dificultar a detecção de hemorragia aguda, pois não aparecerá como hiperdensa. Das opções fornecidas, a anemia por deficiência de ferro é a melhor resposta.
O valor clínico do spot sign em pacientes com hemorragia intracerebral é descrito com mais precisão por qual das seguintes opções?
A) Um componente do Índice de Acidente Vascular Cerebral de Hemorragia Intracerebral, é um fator-chave na decisão de limitar as medidas de suporte à vida
B) Frequentemente precede a deterioração neurológica, levando à consideração da transferência para um nível mais alto de cuidado
C) Significa uma malformação arteriovenosa subjacente rota, levando à estabilidade da intervenção neurocirúrgica de emergência
D) Estabilidade ou redução do tamanho entre a imagem inicial e a repetição da imagem 12 horas depois, pressenuncia um bom prognóstico
E) Correlaciona-se fortemente com a mortalidade de 30 dias
B) O spot sign é uma área focal de maior densidade dentro da maior área de hemorragia vista na angiografia por TC. É causado por extravasamento de contraste e é um preditor de expansão da hemorragia, que muitas vezes resulta em deterioração neurológica clínica. Portanto, sua descoberta deve solicitar a consideração da transferência para um nível mais alto de atendimento, como uma unidade de cuidados neurocríticos.
Qual das seguintes opções é uma limitação do US duplex transcraniano codificado por cores em comparação com a ultrassonografia Doppler transcraniana?
A) correção de ângulo não é possível
B) não permite imagem estrutural
C) menos portáteis
D) requer habilidades técnicas avançadas e experiência adicional para realizar
E) monitoramento seriado de hematomas subdurais não é possível
C) A vantagem do US duplex transcraniano codificado por cores sobre o ultrassom doppler transcraniano (DTC) é que ele fornece um aspecto de imagem estrutural em tempo real. Isso, por sua vez, permite o monitoramento seriado de hematomas subdurais e hematomas intraparenquimais. O duplex transcraniano codificado por cores requer menos habilidade técnica e experiência em comparação com ao DTC. Um pacote de software duplex transcraniano codificado por cores é adicionado a um carrinho de ultra-som padrão usado para imagens vasculares periféricas ou ultra-som corporal, que são muito maiores e menos portáteis do que as máquinas de DTC.
Quais são os três tipos principais de hemorragia intracraniana?
Hemorragia intraparenquimatosa espontânea, hemorragia subaracnóidea aneurismática, e hemorragia intraventricular.
O que a imagem por ressonância magnética (RM) detecta melhor do que a tomografia computadorizada (TC) em hemorragias do sistema nervoso central?
A RM possui maior sensibilidade para detectar hemorragias, pois demonstra as agudas e as crônicas, identificadas como hipointensidades em imagens ponderadas T2* GRE e SWI.
Quais são os 7 itens que não devem faltar ao descrever uma TC de crânio de sangramento intracraniano?
A comunicação sobre a hemorragia do SNC observada na TC deve incluir
1. Tipo
2. Localização
3. Temporalidade (aguda ou crônica)
4. Volume da lesão
5. Presença ou ausência de hemorragia intraventricular
6. Extensão do edema cerebral
7. Compressão cerebral
Como a angiografia por subtração digital (DSA) é útil em casos de hemorragia do sistema nervoso central?
A DSA oferece 99% de sensibilidade e especificidade na identificação de lesões vasculares subjacentes.
Quando a angiografia por TC de crânio é recomendada em pacientes com hemorragia intraparenquimatosa?
É recomendada em pacientes < 70 anos, não hipertensos, hemorragia intraparenquimatosa lobar, pois 1 em 7 a 1 em 4 desses pacientes terá uma etiologia vascular subjacente.
Qual método é utilizado para calcular o volume de uma hemorragia cerebral?
Muda algo caso a TC seja de 5mm?
O volume da hemorragia é calculado usando o método ABC/2.
Podemos utilizar ABC e dividir por 4.
1) Quais exames de imagem devemos solicitar caso na TC identificamos uma hemorragia intraventricular isolada?
1) Quando a hemorragia intraventricular é observada isoladamente, a angiografia com subtração digital e a ressonância magnética são justificadas. A hemorragia intraventricular isolada garante neuroimagem avançada adicional, incluindo RM com gadolínio, para excluir um tumor do plexo coróide ou outra lesão de massa estrutural subjacente.
Se a RM não for reveladora, a angiografia de subtração digital é necessária para excluir uma lesão vascular intraventricular, como aneurisma de artéria coroidéia ou malformação arteriovenosa.
Como o ICH Score é utilizado na prática médica?
O ICH Score é uma ferramenta de comunicação padrão para descrever a condição clínica do paciente e é usado para documentar a extensão da doença para fins de garantia de qualidade e estratificação do risco de mortalidade.
Qual é a causa secundária mais comum de HIP?
A angiopatia amilóide cerebral é a causa secundária mais comum de hemorragia intraparenquimal.
Quais são algumas etiologias da hemorragia subaracnóidea além de um aneurisma roto?
Incluem MAV, fístula, dissecção intracraniana, TVC, RCVS, vasculite, drogas antitrombóticas ou simpaticomiméticas e hipertensão descontrolada.
Qual exame de neuroimagem é um complemento útil para descartar uma HSAa em pacientes cuja história clínica é consistente com uma HSAa, mas cuja TC e AngioTC são normais?
Os avanços nas sequências de SWI agora fornecem um complemento útil para descartar a HSAa em pacientes cuja história clínica é consistente com uma HSAa, mas cuja TC e AngioTC são normais