Glicocorticóides e antigotosos Flashcards
Hidrocortisona
Glicocorticóide. Duração de ação curta. Útil no choque anafilático.
Cortisona
Glicocorticóide. Duração de ação curta.
Prednisolona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Duração de ação intermédia.
Prednisona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Duração de ação intermédia. Pró-fármaco da prednisolona. Usada nas doenças reumáticas inflamatórias graves. 1ª escolha na doença das lesões mínimas.
Metilprednisolona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Duração de ação intermédia. Não atravessa a placenta. Usada nas doenças reumáticas inflamatórias graves.
Beclometasona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Inativa na cavidade oral, a sua ativação depende de esterases pulmonares.
Betametasona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Duração de ação longa. Só é anti-inflamatório. Usada nas infiltrações intra-articulares. Usado no final da gravidez para maturação pulmonar fetal.
Budesonido
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. 100x mais potente que o cortisol. Frequentemente usada na DII. Quando administrada por via oral, exerce efeitos locais no íleo e cólon ascendente. Por via retal na colite ulcerosa. Poucos efeitos adversos sistémicos face ao forte efeito de 1ª passagem hepático.
Dexametasona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Duração de ação longa. Só é anti-inflamatório. Administrada em gestações com elevado risco de hiperplasia adrenalina congénita, para proteção do feto de anomalias genitais. Usada nas infiltrações intra-articulares. Usado no final da gravidez para maturação pulmonar fetal. Glicocorticóide mais usado por via ocular tópica. Teste de supressão de dexametasona usado no diagnóstico de síndrome de Cushing.
Fluticasona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Usada por via inalatória na asma brônquica.
Triancinolona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Duração de ação intermédia. Só é anti-inflamatório. Usada nas infiltrações intra-articulares.
Fludrocortisona
Glicocorticóide. Circula maioritariamente ligada à albumina e não à CBG. Duração de ação intermédia. Único em que os efeitos mineralocorticóides são mais marcados.
Colquicina
Bloqueia a polimerização do fuso mitótico, com redução da atividade e recrutamento dos neutrófilos. Usada no tratamento agudo da gota e prevenção crónica de crises; na febre mediterrânea familiar e na prevenção da amiloidose. É extremamente tóxica, causando mielossupressão e anemia aplásica potencialmente fatal. O surgimento de efeitos GI (diarreia) obrigam à descontinuação da terapia.
Alopurinol
Inibidor da oxídase da xantina. Eficaz na terapia da gota e so síndrome de lise tumoral. Efeitos adversos cutâneos; a presença de rash constitui uma indicação para descontinuação da terapia.
Febuxobast
Inibidor da oxídase da xantina. Eficaz na terapia da gota e so síndrome de lise tumoral. Aumento do risco de crises no início do tratamento por mobilização das reservas. Aumento da taxa de EAM e AVC.