GERIATRIA Flashcards
1
Q
Classificacao de ulcera por pressao
A
2
Q
Fisiopatologia ulcera por pressao
A
As úlceras por pressão são causadas por um desbalanço entre a oferta de nutrientes e oxigênio para uma região que estava sob
pressão, geralmente pelo contato das partes moles com uma superfície/proeminências ósseas;
3
Q
TTO Ulcera por pressao
A
- A melhor maneira de se tratar a lesão é, na verdade, evitar que surja. Otimizar patologias, mobilidade do paciente no leito, evitar drogas que afetem a cicatrização da pele, tratamento de infecções.
- A limpeza do local potencializa a cicatrização e reduz infecções (podemos utilizar soro fisiológico 0,9%, iodo-povidine a 10%, clorexidina a 4%).
desbridamento é feito quando há tecido necrótico e esfacelado, devendo ser feito de forma mecânica e/ou química, retirando materiais estranhos, tecidos desvitalizados, até exposição de tecido saudável. - Lesões superficiais com sinais de infecção local se beneficiam de antibioticoterapia tópica. Lesões profundas e com sinais de infecção demandarão antibiótico endovenoso.