FRATURAS DOS METACARPAIS Flashcards
Qual é a prevalência das fraturas dos metacarpos?
As fraturas dos metacarpos representam cerca de 30 a 40% de todas as fraturas da mão, tornando-se a terceira fratura mais comum da mão e do antebraço.
Quem é mais afetado por fraturas dos metacarpos?
Essas fraturas são mais comuns em homens, especialmente na faixa etária entre a segunda e terceira década de vida. Elas frequentemente resultam de acidentes de trabalho, acidentes de trânsito, quedas domésticas e lesões esportivas.
Como ocorrem as fraturas dos metacarpos?
As fraturas dos metacarpos geralmente ocorrem devido a trauma direto na mão, como um soco em um objeto sólido. O grau de desvio varia, sendo menor entre o 2º e o 3º metacarpo e maior no 4º e 5º metacarpo.
Qual é a fratura mais comum dos metacarpos?
A fratura mais comum dos metacarpos é a chamada “Fratura de Boxer,” que ocorre no 5º metacarpo.
Como são avaliadas as fraturas dos metacarpos?
As fraturas dos metacarpos são avaliadas através de exames de imagem, como radiografias em diferentes incidências, incluindo visões específicas como a “Skyline View” e “Brewerton.”
Qual é a abordagem de tratamento para fraturas dos metacarpos?
A maioria das fraturas dos metacarpos é tratada conservadoramente, com imobilização em uma posição conhecida como “Intrínseco-Plus” para evitar contraturas e preservar o movimento dos dedos.
Quando é indicado o tratamento cirúrgico para fraturas dos metacarpos?
O tratamento cirúrgico das fraturas dos metacarpos é indicado quando há um grande desvio na fratura ou quando não é possível manter a redução da fratura com métodos não cirúrgicos.
Quais são os critérios de estabilidade para fraturas dos metacarpos?
Os critérios de estabilidade para fraturas dos metacarpos baseiam-se na amplitude de movimento sem desvio no foco da fratura, com diferentes variações de angulação aceitável.
Como são tratadas as fraturas cominutivas dos metacarpos?
Fraturas cominutivas dos metacarpos são geralmente tratadas com fixação transmetacarpiana, uso de placas em ponte bloqueada ou fixador externo, dependendo da complexidade do caso.
Quais são as complicações comuns das fraturas dos metacarpos?
As complicações comuns das fraturas dos metacarpos incluem necrose avascular, rigidez, infecção, consolidações viciosas, pseudoartrose, distrofia simpático-reflexa, hipersensibilidade, aderências, instabilidade e artrose pós-traumática.