F - Pneumonite de hiperssensibilidade e infiltrados pulmonares com eosinofilia Flashcards

1
Q

EUA quais os tipos mais frequentes de PH (3)? De todas qual a mais frequente?

A
  • pulmao do fazendeiro - pulmao do criador de passaros - a mais frequente de todas (inclusive nas crianças)- pulmao do trabalhador da industria quimica
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Relação entre o tabagismo e a PH - quanto ao risco de adquirir a doença- quanto a influencia na clinica da PH

A

Tabagismo diminui o risco de PHMas quando esta presente agrava o quadro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Pulmão da banheira quente esta associado a que bactéria?

A

Reação de hipersensibilidade ao M. Avium. Imp diferenciar da infeção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Na PH a resposta imune é mediada por Th1 ou Th2?

A

Th1

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na PH o lavado broncoalveolar apresenta grande quantidade de que células? Linfocitos ou eosinofilos? Se eles tiverem uma exposição recente ou continua que células aparecem? E estão associadas a alguma alteração pulmonar?

A

Na PH o lavado broncoalveolar apresenta grande quantidade de Linfocitos T (tal como outros distúrbios granulomatosos) [alveolite linfocitica acentuada]- exposição recente ou continua: Leucocitos PMN que se associam a um maior grau de fibrosa pulmonar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Manifestações clinicas da PH- quadro é de uma pneumonite intersticial que é independente da intensidade e frequência da exposição. V/F- Pode ser aguda, aub-aguda e cronica. Quando surge a aguda e a que entidade clinica ela é semelhante? - A aguda e subaguda progridem sempre para crónica?- Na PH cronica sintomas sao subtis ou marcados e graves?

A
  • quadro é de uma pneumonite intersticial que é independente da intensidade e frequência da exposição. F! Depende desses fatores!- Aguda surge 6-8 h depois da exposição e é semelhante a influenza (subaguda é insidiosa e mais grave)- Na maioria dos casos a aguda e sub-aguda regridem nem que demore alguns meses (contando que a exposição ao antígeno cesse)- Cronica pode ter sintomas leves e subtis (resulta da exposição continua a doses baixas do antígeno)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Ao exame fisico de uma PH temos crepitações expiratorias e baqueteamento digital. V/F

A

F! As crepitações sao inspiratorias!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Fases tardias da PH- qual é a manifestação clinica da PH com maior valor previsivo de mortalidade?- enfisema é mais comum com _____ (pulmão de fazendeiro/Criador de passaros) e a fibrosa é mais comum com ______ (pulmão de fazendeiro/Criador de passaros)

A
  • A fibrose é a manifestação clinica da PH com maior valor previsivo de mortalidade- enfisema é mais comum com pulmão de fazendeiro e a fibrosa é mais comum com pulmão de Criador de passaros.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
  • Na PH temos elevação do FR, das imunoglobulinas sérias e da DHL. V/F- Depois da exposição a um atg apresentam neutrofilia e linfopenia mas a eosinofilia n é típica. V/F- a pesquisa de precipitinas sericas n e essencial na avaliação de doença pulmonar intersticial. V/F
A

Na PH temos elevação do FR, das imunoglobulinas sérias e da DHL. V- Depois da exposição a um atg apresentam neutrofilia e linfopenia mas a eosinofilia n é típica. V- a pesquisa de precipitinas sericas n e essencial na avaliação de doença pulmonar intersticial. F! É essencial (a sua detecção mostra que houve exposição e resposta imune)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Imagiologia da PH- Rx do torax é invariavelmente anormal. V/F- Que parte do pulmao pode ser poupada? - TC: favos de mel e alterações em vidro fosco. Alguma destas pode ser vista na PH aguda?

A
  • Rx do torax é invariavelmente anormal. F! Pode ser normal- Que parte do pulmao pode ser poupada? Os ápices (atg caiem mais para as bases). Mas a PH geralmente não tem distribuição ou padrao especifico. - TC: favos de mel na crónica e alterações em vidro fosco podem aparecer na PH aguda.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

PH- Que padrão podemos ter nas provas de função pulmonar?- Podemos ter broncospasmo e HRbronquica na PH aguda?

A
  • Padrão restritivo ou obstrutivo (vias aéreas distais são afetadas)- Sim, podemos ter broncospasmo e HRbronquica na PH aguda
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

LBA na PH- Em relação aos linfocitos temos aumento da relação entre as células auxiliares/supressoras. V/F- Mastocitose broncoalveolar esta correlacionada com a atividade da doença. V/F

A
  • Em relação aos linfocitos temos aumento da relação entre as células auxiliares/supressoras. F! Temos redução dessa relação - Mastocitose broncoalveolar esta correlacionada com a atividade da doença. V/F
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Biopsia da PH - 50% dos pacientes na fase aguda tem algum grau de bronquiolite. V/F- Fase subaguda qual a triade na biopsia?

A
  • 50% dos pacientes na fase aguda tem algum grau de bronquiolite. V- Fase subaguda qual a triade na biopsia? Infiltrados intersticiais plasmocitos e linfocitos + granulomas n caseosos + bronquiolite mononuclear
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Seis previsores para o dx clinico de PH? (so para relembrar)

A
  • exposição a antígeneo- anticorpos específicos contra o atg- episodios sintomáticos recidivantes - Crepitações inspiratorias - sintomas 4-8 horas depois da exposição- Emagrecimento
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual é o elemento mais imp para firmar o dx de PH?

A

Elevado indice de suspeita

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Faz a ligação das células predominantes nos distúrbios abaixo mencionados- PH - Sarcoidose- FPI(TCD4, TCD8, Neutrofilos)

A
  • PH: TCD8 (neutrofilos em exposição recente e nas continuas)- Sarcoidose: TCD4- FPI: neutrofilos
17
Q

Sindrome toxica da poeira organica VS PH aguda- qual é mais comum?- Em qual podemos ter dores musculares transitórias e febre?- Em qual é que as precipitinas sericas estão ausentes?

A

Resposta a todas: Sindrome toxica da poeira organica

18
Q

Em qual das formas de PH (aguda, subaguda ou crónica) é que é absolutamente necessária a terapêutica com corticoide?

A

PH subaguda- na aguda o corticoide n é necessário!- na cronica pode administrar-se para obter o máximo de reversibilidade (tx prolongado geralmente n tem beneficio)

19
Q

Na PH cronica os pacientes podem recuperar gradativamente sem tratamento. V/F

A

V

20
Q

Na PH a eosinofilia ____ (é/nao é) uma das características do quadro.

A

Na PH a eosinofilia nao é uma das características do quadro.

21
Q

ABPA - a asma bronquica é dispensavel para o diagnostico ao contrario da reatividade cutânea ao A. fumigatus. V/F- Como sao os infiltrados pulmonares?- Como estão as precipitinas sericas para o A. Fumigatus, o nível serico de IgE e de eosinofilos?- Bronquiectasias centrais ou perifericas?- Tx?

A
  • a asma bronquica é dispensavel para o diagnostico ao contrario da reatividade cutânea ao A. fumigatus. F! A asma tb é indispensável e é um dos critérios principais- infiltrados recidivantes e transitorios - Precipitinas estão aumentadas; eosinofilia periferica (+ de 1000), IgE aumentada - bronquiectasias centrais - Tx: corticoides sistemicos prolongados; itraconazol pode diminuir exacerbações.
22
Q

Vasculite eosinofilica de Churg Strauss tb esta associada a asma. V/F

A

V

23
Q

Qual a causa mais comum de infiltrados eosinofilicos? Qual o tx dessa entidade?

A

Pneumonias eosinofilicas induzidas por farmacos (ex: nitrofurantoina)Parar o farmaco e dar corticoides

24
Q
  • O que é o S. loeffler? (gravidade; como são os infiltrados)- Tem sido associada a alguns farmacos e parasitas. V/F
A

É uma pneumonia eosinofilica aguda e auto-limitada com sintomas minimos Infiltrados pulmonares migratorios - Tem sido associada a alguns farmacos e parasitas. V

25
Q

Pneumonia eosinofilica aguda- com ou sem historia de asma?- hipoxemia leve ou grave?- temos sempre eosinofilia periferica e no LBA?

A
  • com ou sem historia de asma? Sem- hipoxemia leve ou grave? Grave- temos sempre eosinofilia periferica e no LBA? Eosinofilia periférica so em fases mais tardias; mas no LBA temos sempre mais de 25% de eosinofilos (normal é 2%)
26
Q

Pneumonia eosinofilica cronica- Tem mais ou menos sintomas sistémicos?- infiltrados centrais ou periféricos?- mais ou menos eosinofilos no LBA e no sangue do que na aguda?- com ou sem historia de asma?

A
  • Tem mais ou menos sintomas sistémicos? Mais! O quadro é dominado por sintomas sistémicos- infiltrados centrais ou periféricos? perifericos- mais ou menos eosinofilos no LBA e no sangue do que na aguda? Mais- com ou sem historia de asma? Podemos ter asma instrinseca
27
Q

Pneumonia eosinofilica aguda Vs Cronica - qual é que regride em 48H depois do inicio da corticoterapia?- Qual é que tem tendência a recorrência?

A
  • qual é que regride em 48H depois do inicio da corticoterapia? As duas - Qual é que tem tendência a recorrência? Cronica e pode necessitar de tx repetidos
28
Q

Sindrome hipereosinofilica: temos mais de ____ eosinofilos/microlitro de sangue durante ___ meses ou mais, sem outras causas. - como e a clinica?- qual o orago geralmente responsável por mais morbimortalidade? - tx?

A

Sindrome hipereosinofilica: temos mais de 1500 eosinofilos/microlitro de sangue durante 6 meses ou mais, sem outras causas. - como e a clinica? sinais e sintomas de disfunção de oragos - qual o orago geralmente responsável por mais morbimortalidade? coração- tx? Corticoides e/ou hidroxiureia e farmacos para controlar o coração