F - Distúrbios da Ventilação Flashcards
Todos os disturbios de ventilação resultam em alteração da: - PaO2- PaCO2
Todos os disturbios de ventilação resultam em alteração da: - PaCO2
Disturbios ventilatorios- Disturbios cronicos sao mais frequentemente por ____- Disturbios agudos sao mais por _____(aumento da produção de CO2; aumento da fração do espaço morto; níveis de ventilação/minuto insuficientes)
- Disturbios cronicos sao mais frequentemente por aumento da fração do espaço morto; níveis de ventilação/minuto insuficientes- Disturbios agudos sao mais por aumento da produção de CO2
Respiração e tronco cerebral - Grupo respiratório dorsal; coluna respiratória ventral; complexo pré-Botzinger (na CRV), grupo respiratório parafacial- qual destes é que integra os estímulos aferentes?- quais sao responsaveis pelo ritmo da respiração?- qual é importante na expiração ativa?- qual é imp na geração de atividade inspiratoria?
- qual destes é que integra os estímulos aferentes? GRD- quais sao responsaveis pelo ritmo da respiração? CRD e o parafacial- qual é importante na expiração ativa? parafacial- qual é imp na geração de atividade inspiratoria? pre-botzinger
Durante o sono temos uma leve hipoventilação que se corrige com o despertar. V/F
V. Porque durante o sono temos uma atenuação da resposta a hipercapnia e a hipoxemia
Manifestações clinicas da hipoventilação são especificas ou inespecificas?
São inespecificas
Disturbios do sono e ortopneia tambem são descritos nos distúrbios neuromusculares. V/F
V. Porque quando estamos deitados os músculos perdem a vantagem mecânica e o conteúdo abdominal empurra. Musculos fracos n aguentam esta pressão.
Hipoventilação No inicio a PaCO2 e PaO2 são normais durante o dia e apenas estão alteradas durante o sono, com hipoventilação nocturna. Que parte do sono é afetada primeiro: sono REM ou não REM?
Sono REM
Sintomas da hipoventilação surgem em fase da evolução clinica [hipoventilação apenas nocturna (->) hipoventilaçao diurna]?Os sintomas _____ (dependem/nao dependem) da velocidade de declínio da função dos músculos respiratórios.
Sintomas da hipoventilação surgem em fase da evolução clinica [hipoventilação apenas nocturna (->) hipoventilaçao diurna]? Sintomas podem surgir em qualquer parte!Os sintomas dependem da velocidade de declínio da função dos músculos respiratórios.
Narcoticos e hipotiroidismo significativo tb podem deprimir o impulso respiratório central levando a hipercapnia. V/F
V.
Onde encaixas a hipoventilação alveolar? No grupo de doença pulmonar ou no de impulso reduzido?
Impulso reduzido
Sinais e sintomas de hipoventilação. Dos abaixo mencionados quais é que são?- dispneia para as atividades quotidianas- ortopedia nas doenças que afetam o diafragma - tosse nas doenças neuromusculares- hiperssonolencia diurna- ansiedade- cefaleias matinais - ma qualidade de sono
TODOS
Usar ventilação nocturna não-invasiva de pressão positiva quando: Temos________ E um dos seguintes critérios:- PaCO2 maior ou igual a _____- oximetria nocturna a demonstrar saturação de O2 menor ou igual a ___ durante ___ minutos consecutivos - Pressão inspiratoria maxima menor que 66 mmHg- CVF menor que __ do valor previsto (50 ou 70%)
Usar ventilação nocturna não-invasiva de pressão positiva quando: Temos sintomas de hipoventilação E um dos seguintes critérios:- PaCO2 maior ou igual a 45 mmHg- oximetria nocturna a demonstrar saturação de O2 menor ou igual a 88% durante 5 minutos consecutivos - Pressão inspiratoria maxima menor que 66 mmHg- CVF menor que 50% do valor previsto
Ventilação nocturna não-invasiva de pressão positiva - melhora a hipercapnia nocturna mas não a diurna. V/F- evidencias mostram que a utilização deste modo ventilatorio é vantajoso para doentes com distúrbios NM e da parede torácica apenas com hipercapnia nocturna, como prevenção do desenvolvimento da diurna. V/F
- melhora a hipercapnia nocturna mas não a diurna. F! Melhora tb a diurna - evidencias mostram que a utilização deste modo ventilatorio é vantajoso para doentes com distúrbios NM e da parede torácica apenas com hipercapnia nocturna, como prevenção do desenvolvimento da diurna. Falso! Não ha evidencias!
A estimulação do nervo frénico em doentes com lesões medulares altas ou distúrbios do impulso respiratório embora possa ser eficaz não é capaz de melhorar a qualidade de vida dos doentes. V/F
Falso! É capaz de melhorar a QoL
Quais são os três parâmetros que caracterizam o sindrome de obesidade-hipoventilação
IMC maior que 30Disturbio respiratorio do sono Hipoventilaçao alveolar cronica diurna
Sindrome de obesidade-hipoventilação- em quase 90% dos casos qual é o distúrbio respiratório do sono?
- em quase 90% dos casos qual é o distúrbio respiratório do sono? SAOS
% de SAOS em homens de meia idade? E mulheres?
% de SAOS em homens de meia idade: 3-4% % de SAOS em mulheres de meia idade: 2%
Sindrome de obesidade e hipoventilação- SAOS grave (IHA maior que 30/hora) e obesidade grave (IMC mais que 40) estao associados a maior risco do desenvolvimento deste síndrome. V/F- tx?
- SAOS grave (IHA maior que 30/hora) e obesidade grave (IMC mais que 40) estao associados a maior risco do desenvolvimento deste síndrome. V- tx? CIPAP ou BiPAP (para os que n melhorem/nao aguentem o CIPAP)
Sindrome de hipoventilação central - qual é o outro nome para este síndrome? - Como é a sua resposta ventilatoria a hipoxia/hipercapnia?- o que é que o exercício faz a estes doentes?
- outro nome: maldição de ondina- Como é a sua resposta ventilatoria a hipoxia/hipercapnia? Não tem esta resposta!- o que é que o exercício faz a estes doentes? Conseguem aumentar a ventilação e ate normalizar a PaCO2
São sintomas de hiperventilação (assinala os que são)- parestesias- dispneia - tetania - cefaleia- tontura- disturbios visuais - dor toracica atipica
TODOS(Nao existe uma apresentação clinica característica de hiperventilação)
Ansiedade e crises de pânico são sinónimos de hiperventilaçao. V/F
F! Não sao! A ansiedade pode ser fator desencadeante e perpetuador da hiperventilação crónica mas n é obrigatória.
Uma vez instalada a hiperventilação a manutenção da elevação de 10% na ventilação alveolar sera suficiente para perpetuar a hipocapnia. V/F
V
HiperventilaçãoBocejos e suspiros aumentam ou diminuem a hipocapnia?
Aumentam/perpetuam a hipocapnia
Qual o nível normal da PaCO2 ao nível do mar?
37 a 43 mmHg