Endócrino Flashcards
O que é síndrome metabólica?
Entidade utilizada para denominar um grupo de fatores de risco em que a resistência a ação da insulina tem papel central na fisiopatologia e que o aumento de peso é o principal fator de risco.
Qual o único hormônio periférico com função de aumentar o apetite?
Grelina. Produzido pelo fundo gástrico. Uma vez que ocorre a chegada do alimento, com distensão do fundo gástrico, a produção de grelina é suprimida.
Por que os obesos, apesar de terem maior quantidade de tecido adiposo (portanto maior produção de leptina ao se alimentar) e maiores níveis de insulina, apresentam menor saciedade?
Porque ocorre um processo de resistência central(hipotalâmica principalmente) à leptina e insulina.
Como a adiposidade visceral aumenta o risco de DCV?
Maior liberação de ácidos graxos não esterificados, substâncias pró-coagulantes e citocinas inflamatórias (como IL-6, TNF-a).
Qual o motivo dos achados dermatológicos na hiperinsulinemia ?
Os melanócitos não sofrem resistência insulínica, por este motivo, são hiperestimulados na hiperinsulinemia, levando à hiperpigmentação(acantose nigricans) e sugrimento de nódulos (acrocórdons, fibroma mole ou fibroma pediculado são sinônimos).
Quais os critérios diagnósticos para DM?
GJ: 100-125=> Risco para diabetes > ou = 126 DM. HbA1c: 5,7-6,4% => Risco para diabetes > ou = 6,5% => DM TTOG: 140-199=> Risco para diabetes > ou = 200=> DM * Todos esses exames, se evidenciarem DM, deve-se repetir uma vez para confirmação diagnóstica.
Qual a única situação em que o diagnóstico de DM pode ser estabelecido sem repetição de exame?
Glicemia capilar > ou igual a 200, com presença de sintomas( 4Ps- Poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso).
Em quais situações pode-se ter alteração da hemoglobina glicada?
- Quando se tem aumento do turnover das hemácias (anemia hemolítica, hemorragias, transfusão de sangue,etc) ou diminuição ( hemoglobinopatias, esplenectomia, doença renal, bilirrubinas, ureia).
V ou F?
O componente genético na DM1 é muito maior do que na DM2.
FALSO
A DM2, tem aglomeração familiar mais frequente que no DM1. Enquanto a cada 100 pessoas com DM1, apenas 5 de sua família possuem esta doença (com prevalencia da população geral de 0,5%) na DM2 a cada 100pessoas com essa doença 75 possuem caso na família.
Quais os tipos de DM1?
DM1A- destruição autoimune das células b pancreáticas
DM1B- Idiopática
LADA- Diabetes autoimune latente do adulto (geralmente incide em adultos > 35 anos).
Principal diferença entre LADA e DM1?
O processo conhecido como “Lua de mel” da LADA, por possuir um processo autoimune mais lento, demora muito mais (>6meses). Anticorpo Anti-GAD65 em quase 100% dos casos positivos.
V ou F?
Devemos dosar insulina sempre que houver suspeita de resitencia a esta.
FALSO
A insulina é muito captada perifericamente, principalmente pelo fígado, fator pelo qual devemos dosar peptídeo C, para verificar secreção (uma vez que o peptídeo C não é captado perifericamente, advém da pró insulina - insulina + peptídeo C).
Por que a metformina pode levar à acidose lática?
Por 2 motivos principais:
1- Atua nas células intestinais, bloqueando a oxidação da glicose, fator pelo qual se tem a utilização da mesma na via anaeróbica, com produção de lactato. Nessa via há menor eficiencia energética, fator pelo qual há uma maior utilização desse substrato.
2- A metformina é metabolizada, sendo excretada da mesma forma que foi absorvida, fator pelo qual, em casos de insuficiência renal pode-se ter maior risco de acidose lática (como em cirurgias- em que se pode ter um declínio de função renal no pós-operatório).
** Lembre-se que a dose de metformina (e de outros antidiabéticos orais) devem ser admnistrados conforme função renal.
Cite uma contraindicação renal ao uso de metformina?
DRC com TFG<30 ou diálise.
TFG: 30-45=> 1000mg ou ñ iniciar.
TFG:45-60=> 2000mg
TFG:>60=> 2550mg
O que é pioglitazona e sua principal contraindicação?
É um antidiabético não-insulínico, que atua na sensibilização periférica da insulina.
O uso dessa medicação, aumenta a expressão de canais de sódio nos túbulos renais, estimulando a reabsorção deste, sendo contraindicada nos casos de IC sistólica.
Quais são os secretagogos utilizados como tratamento VO no DM e seu mecanismo de ação?
São as sulfoniluréias(glibenclamida, glicazida, glipzida,etc) e as glinidas(repaglinida e nateglinida-admnistradas 1-30min antes das principais refeições). Promovem o influxo de cálcio nas células B-Pancreáticas, causado pelo fechamento dos canais de KATP (potássio ATP dependentes).
Em relação ao GLP-1, quais são os antidiabéticos que atuam direta ou indiretamente com esta incretina?
São os incretinomiméticos e os inibidores de DPP-IV.
Na classe dos incretinomiméticos estão os que terminam em GLUTIDA- liraGLUTIDA, semaGLUTIDA,dulaGLUTIDA e excessão para ExenaTIDA.
Os inibidores de DPP-IV são as gliptinas (sitaGLIPTINA, linaGLIPTINA, vildaGLIPTINA e saxaGLIPTINA).
Quais são os antidiabéticos não insulínicos glicosúricos e seu mecanismo de ação?
São os inibidores de SGLT-2. Esses canais são co-transportadores de sódio-glicose no segmento S1 do TCP, responsáveis por reabsorver mais de 90% da glicose filtrada nos rins. Portanto, por impedir este processo promove a glicosúria.
- A perda de glicose na urina até de 80g, promove perda de peso e redução da pressão arterial(3-5mmHg).
- Foi demonstrado que a Empaglifozina e Canaglifozina reduzem mortalidade (doença cardiovascular) nos estudos EMPAREG e CANVAS respectivamente.